Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS elege nova diretoria

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Instituto de Arquitetos de Brasil – Seção Rio Grande do Sul (IAB-RS) está com nova diretoria, definida na última eleição, realizada dia 25 de novembro de 2003. O processo de votação transcorreu sem incidentes, na sede da entidade e também em urnas volantes, localizadas nas Faculdades de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS, PUC e Ritter dos Reis, Smov, Centro Administrativo do Estado e núcleos do interior do Rio Grande do Sul (Erechim, Santa Maria, Região das Hortências, Região Basalto, Rio Grande e Caxias do Sul). No total, votaram 185 sócios que estavam em dia com a entidade e compareceram aos locais de votação. Os atuais presidente, José Albano Volkmer e vice-presidente, Iran Rosa, estarão à frente do órgão de classe também no biênio 2004/2005, além dos demais representantes da chapa Identidade. Entre as prioridades da nova gestão, está a intensificação dos concursos públicos de Arquitetura; a formação do conselho próprio para os arquitetos e uma lei federal que regulamente a profissão; qualificação da comunicação interna e externa; desenvolvimento de ações que visem à conclusão das obras do Solar Conde de Porto Alegre, sede do IAB-RS; além de outros assuntos de interesse da categoria. A posse deverá ocorrer no dia 11 de dezembro, data em que se comemora o Dia do Arquiteto, no prédio histórico da rua General Canabarro, 363. Na composição da chapa, constam os arquitetos Tiago Holzmann da Silva (2º vice-presidente), Carlos Alberto Sant´Ana (3º vice-presidente), Salma Cafruni (secretária geral), Flávia Boni Licht (1ª secretária), Cleandro Krause (2º secretário), Júlio Vargas (diretor financeiro), Paulo Bregatto (1º tesoureiro) e Analino Zorzi (2º tesoureiro). O Conselho Fiscal ficará a cargo de Hilton Fagundes, Nestor Torelly Martins e Maria de Fátima Beltrão. Assumem o Conselho Superior Clóvis Ilgenfritz da Silva, Fernando Pasquali, Maria Isabel Milanez e Paulo Bicca, tendo como suplentes César Dorfman, David Bondar, Eduardo Baldauf e José Carlos Pereira da Rosa. Finalmente o Conselho Estadual será composto por Maturino Luz, Luiz Antônio Custódio, Sérgio Moacir Marques, Briane Bicca, Júlio Collares, Flávio Kiefer, Cairo Albuquerque da Silva, Décio Rigatti, Alberto Ott e Luciana Miron (os suplentes são Andréa Soller Machado, Cristiano Kunze, Beatriz Dorfman, Cristian Illanes, Humberto Hickel, Nestor Nadruz, Luiz Antônio M. Veríssimo, Renato Mathias e Cristiana Brito). Vera Pinto
Assessoria de Imprensa IAB-RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares. A co-presidenta do presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, participou do encontro.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Outras Notícias

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →