Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS lota para discutir A OCUPAÇÃO DA ORLA DO GUAÍBA

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

A Sala Multiuso do Solar do IAB fcou pequena para um público diversificado e atento, que assistiu ao primeiro evento do Ciclo de Debates “Porto Alegre: Desafios Urbanos”, e que participou entusiasmadamente até seu encerramento em hora tardia.

O ciclo de eventos prevê uma série de encontros mensais que reunirão especialistas de áreas diversas no IAB-RS até o mês de Dezembro, conforme a programação publicada neste sítio eletrônico, sempre coordenados por arquitetos de reconhecida atuação em suas áreas de trabalho, e envolvendo debatedores de outras áreas do conhecimento, como Engenharia, Geologia, Direito, Geografia, Sociologia , Economia, Literatura, Artes, Educação, História, Antropologia, procurando abranger a extensa complexidade dos fenômenos urbanos.

No primeiro encontro, os debatedores LUCIANO de FARIA BRASIL (Promotor de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística, Ministério Público/RS), NANCI BEGNINI GIUGNO (Engenheira e membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e ELAINE OLIVEIRA dos SANTOS (Geógrafa, integrante do quadro do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA) expuseram considerações preliminares sobre o tema e em seguida responderam a perguntas da assistência.

O debate foi coordenado pelo Presidente do IAB-RS, Arq. Carlos Alberto Sant’Ana. Este abriu o debate apontando que antes de qualquer solução de projeto, a comunidade de Porto Alegre precisa definir um conceito do que deseja como ambiente de sua orla, e para isso é necessário um processo amplo de consulta popular, para que as decisões levem em consideração o desejo dos verdadeiros donos e usuários da orla do Guaíba.

A engenheira e sanitarista Nanci Begnini Giugno apontou para a necessidade de considerar as questões ambientais, o desejo da população e uma metodologia coerente e eficaz de projeto, resultando em um ambiente saudável. Questionou em seu pronunciamento a hesitação histórica dos poderes públicos em investir em saneamento ambiental e a contradição de se permitir atividades poluidoras sem exigir investimentos saneadores ou preventivos.

O promotor Luciano Brasil apontou o papel do Ministério Público na defesa do cumprimento das leis e da Constituição, um instrumento a ser melhor conhecido e usado pela população. Apontou que os projetos e trabalhos técnicos de iniciativa do poder público são bens e investimentos que pertencem em primeiro à população, e que considerando o princípio da economia na administração pública, não cabe serem ignorados ou desconsiderados por gestores sucessivos.

A geógrafa Elaine Oliveira dos Santos apontou a necessidade de se considerar bens ambientais como “Serviços Ambientais” que agregam valor ao longo do tempo, pois a ocupação harmônica, além de permitir ocupação de melhor qualidade para o ser humano, também oferece maior economia a longo prazo. Discorreu, ainda, sobre a necessidade de bem se aproveitar os instrumentos legais de proteção ambiental.

Debatendo “A Ocupação da Orla do Guaíba”, os convidados estabeleceram a necessidade de considerar-se os aspectos científicos, técnicos e legais, de forma a emprestar maior rigor e solidez ao justo pleito da população de Porto Alegre em defesa de seu ambiente. Somente dessa forma será possível evitar que emocionalidade e parcialidade enfraqueçam demandas legítimas.

O ciclo de debates “Porto Alegre: Desafios Urbanos” foi formatado para acolher diversos olhares sobre Porto Alegre e, mais que buscar soluções e encaminhamentos, abrir um amplo diálogo sobre as questões transdisciplinares estruturantes para o desenvolvimento da cidade. A organização do projeto é um mérito especial das arquitetas Flávia Boni Licht e Salma Cafruni.

Abaixo, galeria de fotos do evento.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi morada do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →