Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS lota para discutir A OCUPAÇÃO DA ORLA DO GUAÍBA

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A Sala Multiuso do Solar do IAB fcou pequena para um público diversificado e atento, que assistiu ao primeiro evento do Ciclo de Debates “Porto Alegre: Desafios Urbanos”, e que participou entusiasmadamente até seu encerramento em hora tardia.

O ciclo de eventos prevê uma série de encontros mensais que reunirão especialistas de áreas diversas no IAB-RS até o mês de Dezembro, conforme a programação publicada neste sítio eletrônico, sempre coordenados por arquitetos de reconhecida atuação em suas áreas de trabalho, e envolvendo debatedores de outras áreas do conhecimento, como Engenharia, Geologia, Direito, Geografia, Sociologia , Economia, Literatura, Artes, Educação, História, Antropologia, procurando abranger a extensa complexidade dos fenômenos urbanos.

No primeiro encontro, os debatedores LUCIANO de FARIA BRASIL (Promotor de Justiça de Habitação e Defesa da Ordem Urbanística, Ministério Público/RS), NANCI BEGNINI GIUGNO (Engenheira e membro da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental) e ELAINE OLIVEIRA dos SANTOS (Geógrafa, integrante do quadro do Departamento de Recursos Hídricos da Secretaria Estadual do Meio Ambiente – SEMA) expuseram considerações preliminares sobre o tema e em seguida responderam a perguntas da assistência.

O debate foi coordenado pelo Presidente do IAB-RS, Arq. Carlos Alberto Sant’Ana. Este abriu o debate apontando que antes de qualquer solução de projeto, a comunidade de Porto Alegre precisa definir um conceito do que deseja como ambiente de sua orla, e para isso é necessário um processo amplo de consulta popular, para que as decisões levem em consideração o desejo dos verdadeiros donos e usuários da orla do Guaíba.

A engenheira e sanitarista Nanci Begnini Giugno apontou para a necessidade de considerar as questões ambientais, o desejo da população e uma metodologia coerente e eficaz de projeto, resultando em um ambiente saudável. Questionou em seu pronunciamento a hesitação histórica dos poderes públicos em investir em saneamento ambiental e a contradição de se permitir atividades poluidoras sem exigir investimentos saneadores ou preventivos.

O promotor Luciano Brasil apontou o papel do Ministério Público na defesa do cumprimento das leis e da Constituição, um instrumento a ser melhor conhecido e usado pela população. Apontou que os projetos e trabalhos técnicos de iniciativa do poder público são bens e investimentos que pertencem em primeiro à população, e que considerando o princípio da economia na administração pública, não cabe serem ignorados ou desconsiderados por gestores sucessivos.

A geógrafa Elaine Oliveira dos Santos apontou a necessidade de se considerar bens ambientais como “Serviços Ambientais” que agregam valor ao longo do tempo, pois a ocupação harmônica, além de permitir ocupação de melhor qualidade para o ser humano, também oferece maior economia a longo prazo. Discorreu, ainda, sobre a necessidade de bem se aproveitar os instrumentos legais de proteção ambiental.

Debatendo “A Ocupação da Orla do Guaíba”, os convidados estabeleceram a necessidade de considerar-se os aspectos científicos, técnicos e legais, de forma a emprestar maior rigor e solidez ao justo pleito da população de Porto Alegre em defesa de seu ambiente. Somente dessa forma será possível evitar que emocionalidade e parcialidade enfraqueçam demandas legítimas.

O ciclo de debates “Porto Alegre: Desafios Urbanos” foi formatado para acolher diversos olhares sobre Porto Alegre e, mais que buscar soluções e encaminhamentos, abrir um amplo diálogo sobre as questões transdisciplinares estruturantes para o desenvolvimento da cidade. A organização do projeto é um mérito especial das arquitetas Flávia Boni Licht e Salma Cafruni.

Abaixo, galeria de fotos do evento.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →