Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS Núcleo Rio Grande realiza manifesto de arquitetos e urbanistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os arquitetos e urbanistas do Rio Grande fizeram um manifesto aproveitando a passagem do Dia Mundial do Urbanismo, no qual tornam públicas suas preocupações com a qualidade de vida e integridade visual da cidade, e reclamam às autoridades providências a respeito. Leia abaixo: MANIFESTO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS DO RIO GRANDE Os profissionais arquitetos e urbanistas do Rio Grande, na passagem do Dia Mundial do Urbanismo tornam públicas suas preocupações com alguns assuntos técnicos que diminuem a qualidade de vida e a integridade visual de nossa cidade, e propõem às autoridades às quais competem providências as seguintes iniciativas: – Visando alcançar uma melhor qualidade e eficiência no Planejamento Urbano, no momento em que a cidade está no limiar de uma nova fase de crescimento acelerado, que a municipalidade crie cargos de Arquiteto e Urbanista, abra concurso público para prover as vagas e nomeie os melhores classificados. – Para garantir a atuação democrática dos profissionais e propiciar a elaboração de melhores projetos de Urbanismo e/ou Paisagismo, que em convênio com o Instituto de Arquitetos do Brasil que detém o conhecimento e décadas de experiências bem sucedidas no assunto, a municipalidade abra Concursos Públicos de Projetos toda vez que o corpo técnico da Prefeitura Municipal não tenha condições de atender à demanda crescente. – Objetivando devolver a beleza às nossas praças, ruas e fachadas, históricas ou contemporâneas, que a municipalidade, em convênio com o Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil, crie um grupo de trabalho para estudar uma legislação atual e abrangente sobre Poluição Visual, a ser apresentada à Câmara Municipal e lá defendida por técnicos da área.
– Vislumbrando o incremento de tarefas atribuídas aos diversos Conselhos Municipais e tendo em vista o aporte de idéias e soluções técnicas que poderão ser propiciadas por Arquitetos e Urbanistas, que a municipalidade acolha a pretensão do Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil de nomear profissionais dessas formações para integrar aqueles colegiados em que couber.
– Pretendendo melhor instrumentar a nossa Universidade para enfrentar os desafios constantes de adequação dos seus espaços físicos, que a Fundação Universidade do Rio Grande, defina vagas e crie concursos públicos para preenche-las nas áreas de Arquitetura e Urbanismo.
No momento histórico em que está já em pleno vigor, e sendo aplicado, o Estatuto da Cidade, criado pela Lei nº. 10.257 de 10 de julho de 2001, este é o Manifesto dos Arquitetos e Urbanistas da Cidade do Rio Grande, no afã de garantir o crescimento sustentável de nosso município, de propiciar aos cidadãos uma melhor qualidade de vida e colaborar para a elevação da auto-estima dos rio-grandinos.
Rio Grande, 8 de novembro de 2004.
O manifesto foi datado de 8 de novembro, data na qual se comemorou o Dia Mundial do Urbanismo. Foi lido e, portanto tornado público, na Audiência Pública sobre Urbanismo requerida pela vereadora Maria de Lourdes Lose, e que aconteceu na Câmara Municipal na tarde de 26 de novembro próximo findo. Foi lançado pelos arquitetos que constituem o Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil que representam a parcela organizada dos arquitetos de nossa cidade. Almejamos a publicação porque o manifesto tem colocações que sendo acatadas podem modificar para melhor a vida urbana de nossa comunidade, o que interessa a todos os munícipes e às lideranças da cidade do Rio Grande em particular.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →