Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS Núcleo Rio Grande realiza manifesto de arquitetos e urbanistas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os arquitetos e urbanistas do Rio Grande fizeram um manifesto aproveitando a passagem do Dia Mundial do Urbanismo, no qual tornam públicas suas preocupações com a qualidade de vida e integridade visual da cidade, e reclamam às autoridades providências a respeito. Leia abaixo: MANIFESTO DOS ARQUITETOS E URBANISTAS DO RIO GRANDE Os profissionais arquitetos e urbanistas do Rio Grande, na passagem do Dia Mundial do Urbanismo tornam públicas suas preocupações com alguns assuntos técnicos que diminuem a qualidade de vida e a integridade visual de nossa cidade, e propõem às autoridades às quais competem providências as seguintes iniciativas: – Visando alcançar uma melhor qualidade e eficiência no Planejamento Urbano, no momento em que a cidade está no limiar de uma nova fase de crescimento acelerado, que a municipalidade crie cargos de Arquiteto e Urbanista, abra concurso público para prover as vagas e nomeie os melhores classificados. – Para garantir a atuação democrática dos profissionais e propiciar a elaboração de melhores projetos de Urbanismo e/ou Paisagismo, que em convênio com o Instituto de Arquitetos do Brasil que detém o conhecimento e décadas de experiências bem sucedidas no assunto, a municipalidade abra Concursos Públicos de Projetos toda vez que o corpo técnico da Prefeitura Municipal não tenha condições de atender à demanda crescente. – Objetivando devolver a beleza às nossas praças, ruas e fachadas, históricas ou contemporâneas, que a municipalidade, em convênio com o Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil, crie um grupo de trabalho para estudar uma legislação atual e abrangente sobre Poluição Visual, a ser apresentada à Câmara Municipal e lá defendida por técnicos da área.
– Vislumbrando o incremento de tarefas atribuídas aos diversos Conselhos Municipais e tendo em vista o aporte de idéias e soluções técnicas que poderão ser propiciadas por Arquitetos e Urbanistas, que a municipalidade acolha a pretensão do Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil de nomear profissionais dessas formações para integrar aqueles colegiados em que couber.
– Pretendendo melhor instrumentar a nossa Universidade para enfrentar os desafios constantes de adequação dos seus espaços físicos, que a Fundação Universidade do Rio Grande, defina vagas e crie concursos públicos para preenche-las nas áreas de Arquitetura e Urbanismo.
No momento histórico em que está já em pleno vigor, e sendo aplicado, o Estatuto da Cidade, criado pela Lei nº. 10.257 de 10 de julho de 2001, este é o Manifesto dos Arquitetos e Urbanistas da Cidade do Rio Grande, no afã de garantir o crescimento sustentável de nosso município, de propiciar aos cidadãos uma melhor qualidade de vida e colaborar para a elevação da auto-estima dos rio-grandinos.
Rio Grande, 8 de novembro de 2004.
O manifesto foi datado de 8 de novembro, data na qual se comemorou o Dia Mundial do Urbanismo. Foi lido e, portanto tornado público, na Audiência Pública sobre Urbanismo requerida pela vereadora Maria de Lourdes Lose, e que aconteceu na Câmara Municipal na tarde de 26 de novembro próximo findo. Foi lançado pelos arquitetos que constituem o Núcleo Cidade do Rio Grande do Instituto de Arquitetos do Brasil que representam a parcela organizada dos arquitetos de nossa cidade. Almejamos a publicação porque o manifesto tem colocações que sendo acatadas podem modificar para melhor a vida urbana de nossa comunidade, o que interessa a todos os munícipes e às lideranças da cidade do Rio Grande em particular.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →