Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

IAB-RS recebe ciclo de exposições até 24 de novembro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O IAB-RS acaba de receber mais um ciclo de exposições, contando com uma mostra individual e três compilações coletivas. A abertura aconteceu nesta quarta-feira, 30 de outubro, e contou com mais de uma centena de visitantes, entre artistas, imprensa e comunidade. A visitação pode ser feita até 24 de novembro, das 14:30 às 20h – o IAB-RS está localizado na Rua General Canabarro, 363.

Este é o terceiro ciclo de exposições de 2013. A seleção foi feita através de edital, tendo curadoria de Vinicius Vieira e Adriana Xaplin. Um dos destaques é a seleção de trabalhos de Gilmar Fraga, sendo a primeiro mostra de seus trabalhos abstratos – Fraga é conhecido por como ilustrador ilustrador, atuando em periódicos de grande circulação. As 12 telas de Pescador, expostas na Sala Anexa, têm diferentes dimensões. Suas cores e texturas rementam ao mar e suas difusas formas e mistérios.Logo nos corredores de entrada do espaço, é possível contemplar dezenas de objetos e pinturas criadas pelo Núcleo Urbanóide. O visitante é surpreendido por técnicas e materiais diferentes em uma caminhada que vai até o subsolo do IAB, onde o grafite e as instalações criam um ambiente soturno, contrastando com os vibrantes andares superiores.

Na Sala do Arco, as esculturas da mostra Percursos ganham os olhos do observador como quem contempla o seu próprio lar, descobrindo as criações ao abrir um gaveta ou em meio a sementes e folhas. Coordenada pelo professor Carusto Camargo, a seleção reúne trabalhos de cinco ceramistas que frequentaram por quatro anos o Núcleo de Instauração de Cerâmica Artística (NICA-UFRGS).

des(Percebidos), mostra fotográfica organizada por Luciane Bucksdricker, conta com dezenas de imagens de sofás que talvez não seriam notados pelo observador menos atento, mesmo fazendo parte do seu cotidiano. Um curta-metragem com imagens demonstravam o trabalho de uma estofaria também era projetado aos visitantes da Sala Negra.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →