Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Jornal do IAB-RS: mais um vínculo entre a instituição e os arquitetos

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O Jornal do IAB-RS está chegando a todos os arquitetos e urbanistas do Rio Grande do Sul e aos demais colegas brasileiros, num momento altamente significativo da história da profissão. A união dos arquitetos e urbanistas é fundamental neste momento de construção do Estatuto do Arquiteto, ou seja da nova legislação profissional que está em gestação sob a liderança das Entidades Nacionais dos Arquitetos e Urbanistas. Saudamos, pois, o advento do Jornal, que se constitui num vínculo a mais entre os arquitetos e o IAB-RS. Esta nova fase coincide com os esforços que estão sendo engendrados para consolidar o processo histórico da organização profissional. O Solar Conde de Porto Alegre está se tornando realidade. Está sendo restaurado para ser transformado em mais um centro cultural da cidade e sede da organização da profissão, ou seja a Casa do Arquiteto. O Concurso Público do anteprojeto do anexo do Solar, que em breve será julgado, completará mais uma etapa desta grande caminhada, rumo ao crescente fortalecimento institucional da profissão no cenário da cultura brasileira. Em janeiro de 2001, o Instituto de Arquitetos do Brasil, representante dos arquitetos brasileiros na UIA, estará completando 80 anos, o que destaca a importância da entidade e reforça ainda mais a sua função associativa e cultural, com uma larga folha de serviços prestados à sociedade brasileira. As comemorações, que estão sendo preparadas pelo IAB-RJ, prevêem um encontro de magna envergadura, para contemplar todas as aspirações e propostas dos arquitetos e urbanistas brasileiros. O Estatuto do Arquiteto, a ser consagrado em Lei Federal, é uma conquista que está sendo esperada no 80° aniversário do IAB, como uma bandeira desfraldada homenageando a todos que se engajaram historicamente neste processo. A autogestão da profissão e da identidade própria da categoria no contexto das profissões reconhecidas em Lei pela sociedade brasileira constituem-se nos valores maiores que os arquitetos podem almejar.
Está adiantado o andamento do processo de elaboração da proposta do IAB, como contribuição para o Projeto de Lei que está sendo estudado pelas Entidades Nacionais. Na recente reunião do Conselho Superior do IAB, realizada em Brasília nos dias 13, 14 e 15 de maio, foi aprovada a proposta de submeter ao COSU a redação final da proposta dos Departamentos Estaduais. A consolidação do documento ficou a cargo do IAB-RS, que a partir do dia 05 de agosto deverá coordenar os trabalhos. Aumenta, portanto, a responsabilidade do Rio Grande do Sul de interpretar as propostas estaduais e consolidar as aspirações dos associados.
O IAB-RS saúda a eleição da nova Direção Nacional do IAB, presidida pelo Arq. Haroldo Pinheiro Villar de Queiroz, do Distrito Federal, eleita na última reunião do COSU, depositando o seu apoio e o entendimento de que continuará incansavelmente a trilhar o caminho da construção do Estatuto do Arquiteto, aprovado em Lei Federal, institucionalizando, desta forma, o Colégio Brasileiro de Arquitetos. Arq. F. Danilo Landó
Presidente IAB-RS – gestão 2000/2001

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias