Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Junho de 2013: entender o passado para enxergar o futuro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os desdobramentos das manifestações promovidas no ano de 2013 reverberam ainda hoje em debates e análises acadêmicas, com o intuito de entender as motivações e o impacto no cenário político dos anos quer se seguiram. Esse foi o tema do Seminário Junho de 2013: dez anos depois. Visões sobre o início de um impasse”, idealizado pelo deputado estadual Matheus Gomes e Fundação Lauro Campos e Marielle Franco.

O evento ocorreu no Memorial Luis Carlos Prestes, em Porto Alegre, no dia 1º de julho, e contou com a presença do Luís Gustavo Ruwer, da Federação Anarquista Gaúcha; da coordenadora do SindPRO e militante do PSOL, Vera Guasso; e das copresidentes do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS), Clarice Misoczky e Paula Motta.

Luís Gustavo Ruwer, que é mestrando em Sociologia na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), e em sua pesquisa destaca as questões urbanas e temáticas da periferia. Ele destaca que as movimentações, no entanto, tiveram início antes de junho daquele ano. “As lutas pelo direito à cidade e ocupação do espaço público se destacam em 2011 e 2012, numa grande efervescência cultural com diversos movimentos. São as pessoas que frequentavam eventos e estiveram nessas ações que, logo depois, se manifestaram contra o aumento da passagem em 2013”, relembra.

 

Paula Motta, copresidente do IAB-RS, destacou que é preciso vislumbrar a cidade que queremos

Vera Guasso relembrou outros momentos em que esteve presente como cidadã lutando por seus direitos, com destaque para o período da ditadura no início dos anos 1980 e os movimentos que ocorreram no início dos anos 1990 pedindo o impeachment do presidente Fernando Collor de Mello. “Será que a esquerda tem um debate sobre esses dois grandes movimentos?”, questionou, ao falar sobre a importância da memória nas lutas sociais. Sobre 2013, Vera relembra que foi produto de uma série de fatores que foram chegando, e é preciso falar sobre eles. “Quem não compreende o que passou não poderá enxergar o futuro”, afirma.

Nos aspectos que envolvem a cidade e sua ocupação, Clarice Misoczky e Paula Motta falaram em nome do IAB-RS. Clarice destacou a questão dos mega eventos e como eles impactam – e excluem – parcelas da população da Capital, fatos que, no passado, contribuíram significativamente para um processo de ruptura do sistema.

“Porto Alegre, ao receber eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas, operou na questão do marketing urbano, em que não pode aparecer manifestação ou nada que seja contra. Sobre o transporte, sem um projeto de cidade que priorize o transporte coletivo, se promove uma incidência para essa ruptura”, disse Clarice Misoczky .

Paula Motta, por sua vez, afirma que “a gente precisa vislumbrar a cidade que queremos, para lutarmos dentro dos processos de privatização que nos tiram a oportunidade de viver a cidade e promover lutas sociais”, finaliza.

Por Ricardo Rodrigues – Ortácio Agência de Comunicação / Assessoria de Comunicação IAB RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Outras Notícias

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →

Privatização dos serviços do DMAE em pauta no IAB RS

Na quarta-feira, 09/08, o IAB RS realizou o debate sobre a privatização dos serviços de saneamento do departamento dentro da estrutura do Dmae. A entidade solidariza e apoia a luta dos servidores do CORES/Dmae/Simpa contra a privatização/concessão/parceirização do saneamento público, reforçando a necessidade de que tais decisões e processos sejam realizados à luz de dados e informações detalhadas e que representem a realidade do serviço prestado pelo departamento e da cobertura de saneamento em Porto Alegre.

Leia Mais →