Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Linha Light da Cerâmica Desconzi reduz peso por metro quadrado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Seguindo as novas tendências da construção, de buscar materiais mais leves e econômicos, o setor cerâmico aprimorou e criou uma alternativa eficiente, a cerâmica leve, que já é amplamente utilizada em grandes centros como São Paulo, e que agora é desenvolvida com exclusividade aqui no RS pela Cerâmica Desconzi, de Santa Maria, através de sua Linha Light. Os produtos da Linha Light são uma evolução do tradicional tijolo furado de vedação, que teve suas dimensões aumentadas e o peso diminuído. São muitas as vantagens oferecidas pela cerâmica leve, mas a principal é a diminuição do peso da parede, bem como de seu custo, mão-de-obra e tempo de execução, por necessitar de menos peças, já que estas são maiores. Comparando-se a utilização de tijolos comuns de 9 x 14 x 19 cm e de blocos da linha Light, de 14 x 19 x 29 cm em 1 m3, seriam necessárias 417 peças de tijolos comuns, totalizando um peso de 1200 kg, enquanto com blocos da linha Light, seriam necessárias 129 peças, com um peso total de apenas 600 kg. Ou seja, a metade do peso. Para exemplificar a redução de peso por metro quadrado, o engenheiro Paulo Stumm realizou um estudo comparativo entre a cerâmica convencional e a cerâmica leve, levando em consideração dados de um trabalho realizado para um cliente. A redução total em massa naquele trabalho foi de 3.412.294 Kg, o equivalente a 48.747 pessoas de 70 Kg (3,25 vezes o Gigantinho lotado), ou 23.345 carros Gol 1.0 – 16V, ou ainda 68.246 sacos de cimento de 50 Kg. Outras vantagens da Linha Light são: a possibilidade de utilização tanto interna quanto externamente, não havendo restrições para áreas molhadas; a maior resistência a manchas de mofo e umidade; a maior resistência à pressão em conseqüência do uso de blocos maiores; a economia de material, de mão-de-obra e do tempo de execução, em função das maiores dimensões do produto em comparação com os tijolos comuns; a economia de argamassa, em função da diminuição de juntas a serem preenchidas, entre outras vantagens.
Não há restrições para a colocação de quadros, armários e redes de balanço podendo ser usados os tipos de fixação oferecidos no mercado. O custo da parede pronta com cerâmica leve gira em torno de 35% mais baixo que as paredes de gesso acartonado. A execução da parede pode ser efetuada por pedreiros, não havendo a necessidade de contratação de empresas especializadas.
Além de tudo isso, os produtos da Linha Light, devido a seu tamanho diferenciado, trazem maior isolamento acústico e térmico ao interior das habitações.
Entre seus vários produtos, a Indústria Cerâmica Desconzi apresenta excelentes números. Sua produção anual de telhas cerâmicas modelo portuguesa é por volta de 4.500.000 de peças. Seus blocos cerâmicos de diversos tamanhos tem produção por volta de 170.000 m2 anual. E sua meta de crescimento é de 30% para os próximos 12 meses. A empresa conta com uma respeitada carta de clientes, entre os quais grandes construtoras de Santa Maria, Passo Fundo e Porto Alegre, com destaque para Joal Teitelbaum, Sidesa, CFL e Sipar.
Maiores informações no site www.desconzi.com.br (http://www.desconzi.com.br/) . Contatos com os representantes da Cerâmica Desconzi em todo o Rio Grande do Sul pelo fone (55) 211 2300.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →