Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Linha Light da Cerâmica Desconzi reduz peso por metro quadrado.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Seguindo as novas tendências da construção, de buscar materiais mais leves e econômicos, o setor cerâmico aprimorou e criou uma alternativa eficiente, a cerâmica leve, que já é amplamente utilizada em grandes centros como São Paulo, e que agora é desenvolvida com exclusividade aqui no RS pela Cerâmica Desconzi, de Santa Maria, através de sua Linha Light. Os produtos da Linha Light são uma evolução do tradicional tijolo furado de vedação, que teve suas dimensões aumentadas e o peso diminuído. São muitas as vantagens oferecidas pela cerâmica leve, mas a principal é a diminuição do peso da parede, bem como de seu custo, mão-de-obra e tempo de execução, por necessitar de menos peças, já que estas são maiores. Comparando-se a utilização de tijolos comuns de 9 x 14 x 19 cm e de blocos da linha Light, de 14 x 19 x 29 cm em 1 m3, seriam necessárias 417 peças de tijolos comuns, totalizando um peso de 1200 kg, enquanto com blocos da linha Light, seriam necessárias 129 peças, com um peso total de apenas 600 kg. Ou seja, a metade do peso. Para exemplificar a redução de peso por metro quadrado, o engenheiro Paulo Stumm realizou um estudo comparativo entre a cerâmica convencional e a cerâmica leve, levando em consideração dados de um trabalho realizado para um cliente. A redução total em massa naquele trabalho foi de 3.412.294 Kg, o equivalente a 48.747 pessoas de 70 Kg (3,25 vezes o Gigantinho lotado), ou 23.345 carros Gol 1.0 – 16V, ou ainda 68.246 sacos de cimento de 50 Kg. Outras vantagens da Linha Light são: a possibilidade de utilização tanto interna quanto externamente, não havendo restrições para áreas molhadas; a maior resistência a manchas de mofo e umidade; a maior resistência à pressão em conseqüência do uso de blocos maiores; a economia de material, de mão-de-obra e do tempo de execução, em função das maiores dimensões do produto em comparação com os tijolos comuns; a economia de argamassa, em função da diminuição de juntas a serem preenchidas, entre outras vantagens.
Não há restrições para a colocação de quadros, armários e redes de balanço podendo ser usados os tipos de fixação oferecidos no mercado. O custo da parede pronta com cerâmica leve gira em torno de 35% mais baixo que as paredes de gesso acartonado. A execução da parede pode ser efetuada por pedreiros, não havendo a necessidade de contratação de empresas especializadas.
Além de tudo isso, os produtos da Linha Light, devido a seu tamanho diferenciado, trazem maior isolamento acústico e térmico ao interior das habitações.
Entre seus vários produtos, a Indústria Cerâmica Desconzi apresenta excelentes números. Sua produção anual de telhas cerâmicas modelo portuguesa é por volta de 4.500.000 de peças. Seus blocos cerâmicos de diversos tamanhos tem produção por volta de 170.000 m2 anual. E sua meta de crescimento é de 30% para os próximos 12 meses. A empresa conta com uma respeitada carta de clientes, entre os quais grandes construtoras de Santa Maria, Passo Fundo e Porto Alegre, com destaque para Joal Teitelbaum, Sidesa, CFL e Sipar.
Maiores informações no site www.desconzi.com.br (http://www.desconzi.com.br/) . Contatos com os representantes da Cerâmica Desconzi em todo o Rio Grande do Sul pelo fone (55) 211 2300.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →