Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Live do IAB RS apresenta coletivos e conceito de urbanismo colaborativo

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Urbanismo colaborativo foi o tema da edição desta semana no Quartas #emcasa do IAB RS. Na live, transmitida na página da entidade no facebook, arquitetos e urbanistas compartilharam suas experiências de trabalho em diferentes coletivos e apresentaram o ConectaLAB, laboratório virtual do IAB RS que vai desenvolver um caderno de soluções para o abastecimento de água em comunidades de baixa renda.

Participaram do evento online Marina Mergulhão, do Coletivo Massapé (Recife), Jéssica Neves, da Interventura Urbanismo Colaborativo (São Leopoldo), e Leonardo Brawl Márquez, do Coletivo TransLAB URB (Porto Alegre). Os três coletivos integram a Rede Brasileira de Urbanismo Colaborativo. A mediação foi Paula Motta, do coletivo Turba, e Natan Arend, do URBxCorona – primeira e terceiro vice-presidentes do IABRS.

Na apresentação do tema, Paula, lembrou que a ideia de colaboração remete à participação cidadã na tomada de decisões, preceito presente na Constituição Federal de 1988 e no Estatuto das Cidades. “Colaboração não é uma obrigação, é um direito, importante para as pessoas se sentirem pertencentes na busca pela formação das cidades democráticas”, explica.

Para Natan, o que melhor conceitua essa metodologia é a ideia de processo. “Urbanismo colaborativo é o processo de planejamento, o processo de gestão, o processo de ação. É a construção democrática da cidade que valoriza principalmente os saberes empíricos, a força de vontade da população, potencialidades locais e os talentos. Isso tudo construindo colaborativamente a cidade”, defende.

Brawl aponta como um dos principais desafios desse trabalho o fato de ser pouco conhecido da maioria das pessoas. “Tem muita gente, inclusive em cargos de governo, que não sabe que isso existe como objeto a ser contratado”, conta. Ele atribui a isso uma “barreira da novidade”: “parece que tem que ensinar que é importante pensar no que vem antes para lá no final garantir a execução”.

Para Jéssica, o esforço está em fazer com que as pessoas entendam que o urbanismo colaborativo é um trabalho, e não “brincar de fazer cidade”. “Ainda não existe entendimento do que é a metodologia colaborativa. Não é somente apresentar e fazer audiência para cumprir protocolo ou que seja consultiva. O que acontece nas audiências públicas muitas vezes é ineficaz”, sustenta.

Marina enfatiza uma ideia que, segundo ela, deve acompanhar o fazer urbanismo, de que o recurso financeiro já existe. “O poder público tem recurso que se usa para a gestão da cidade. Mas, como é distribuído? Historicamente, há um distanciamento da sociedade civil e do poder público”, entende. Ela completa que esse não é o único recurso necessário, é preciso também colocar a colaboração em todos os níveis de atuação na cidade como regra, e não exceção.
 

ConectaLAB
Estudantes e profissionais de todas as áreas podem participar de um projeto colaborativo que vai buscar soluções inovadoras para melhorar o abastecimento de água em comunidades carentes da Região Metropolitana de Porto Alegre. O projeto ConectaLAB é uma iniciativa do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) em parceria com o coletivo TransLAB.URB, e conta com recursos do Ponto de Cultura Solar do IAB RS, projeto selecionado no edital do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria da Cultura em 2019. 

Saiba mais em http://www.iab-rs.org.br/noticia/projeto-ira-criar-solucoes-inovadoras-de-acesso-a-agua-em-comunidades-da-regiao-metropolitana-de-porto-alegre.aspx

SERVIÇO
O QUE: Projeto irá criar soluções inovadoras de acesso à água em comunidades da região metropolitana Porto Alegre
QUEM:  Podem participar profissionais e estudantes de diversas áreas
QUANDO: Inscrições entre os dias 10 e 20 de julho de 2020
ONDE: Resultado do projeto será aplicado em comunidades carentes da Região Metropolitana de Porto Alegre.
INFORMAÇÕES: http://www.iabrs.org.br/projetos-culturais/conectalab

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →