Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Mapas Mundiais de Resistência e Cartografias Críticas na pauta do IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O IAB RS recebeu na noite desta quarta-feira (13/03) o lançamento do livro e exposição “Isso não é um Atlas”, do kollektiv Orangotango, movimento internacional representado pelo geógrafo alemão Paul Schweizer, que tem como foco o trabalho de base político-cultural e formas cotidianas de resistência na América Latina. A atividade na capital gaúcha foi articulada com o apoio do Núcleo de Estudos de Geografia e Ambiente (NEGA), Coletivo Ambiente Crítico e o curso de Geografia da UFRGS do Campus Litoral Norte.
 

“Queremos propor uma discussão apresentando mapas que são feitos como crítica a cartografia tradicional”, explicou Paul Schweizer. O projeto contínuo dos editores Kollektiv Orangotango destaca a compilação de mapas de resistência, cartografias críticas e coletivas de todo o mundo. No evento, os participantes puderam conferir a exposição de mapas evidenciando lutas políticas, ciência crítica, arte e pedagogia popular, e ainda participaram de uma oficina contribuindo com suas experiências de lutas e atuações para criação do mapeamento “Porto Alegre Insurgente”.
 


 
Para Sinthia Batista, professora do curso de Geografia da UFRGS, no litoral norte do Estado “o mapa é ensinado para nós como um produto acabado, e que precisa ser atualizado constantemente como espaço verdadeiro de como o mundo se apresenta para nós”. Par ela, ele é uma representação das nossas práticas espaciais e, portanto, também materializa nossas práticas sociais que são produzidas pelas relações de produção no mundo.  “O espaço não é algo pronto, mas produzido por diferentes sujeitos sociais, num tempo histórico e lugares determinados”, reforçou Sinthia. Segundo a professora, quando colocamos a justiça espacial em cheque, estamos reclamando que este espaço não pode ser representado por uma única classe social, por exemplo. “A nossa visão do mundo é determinada pela representação que chega até nós. O próprio globo é um lugar em movimento, quem dera fosse assim a produção das fronteiras”, destacou a professora de geografia da UFRGS.
 

Para Igor Vecchia, representante do Coletivo Ambiente Crítico, os mapas carregam um tensionamento de buscar uma representação mais autêntica de sujeitos excluídos por uma cartografia tradicional. “Os indígenas, por exemplo, têm uma representação cartográfica muito mais perto da realidade”, observou Vecchia. Para ele, na questão urbana, especificamente, a cartografia é muito importante para identificar lugares de remoções, as intensidades, avanços de fronteiras especulativas, pressão de mata nativa, entre outras situações encontradas nas cidades. “Fazer esse movimento de cartografar a partir de grupos, usando essa lógica, é mais uma ferramenta de resistência e fortalecimento de redes”, destacou Igor Vecchia.

O Livro “Isso não é um Atlas” foi lançado na Europa em outubro de 2018 e pode ser conferido em partes no site www.notatlas.org que traz diversas publicações de mapas críticos e militantes, dando visibilidade para essas realidades que não são retratadas. “Queremos desenvolver mais métodos e ter um material mais prático das cidades e do campo”, finalizou o alemão Paul Schweizer.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →