Máscaras de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer foram tema de protesto irreverente neste Carnaval

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Com máscaras de Lúcio Costa e Oscar Niemeyer, arquitetos, estudantes e amigos fizeram do Carnaval do Rio de Janeiro, Brasília, Rio Grande do Sul e Minas Gerais um protesto irreverente contra o contrato firmado pelo Governo do Distrito Federal e uma empresa de Cingapura para planejar Brasília para os próximos 50 anos. A ação foi liderada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que define o contrato feito sem licitação como um crime de lesa-cultura.
Segundo o presidente do IAB, Sérgio Magalhães, é louvável a iniciativa do governador do Distrito Federal em querer planejar os próximos anos de Brasília, mas é indispensável que se haja transparência e participação da sociedade nesse processo.
“A capital federal é fruto da capacidade do povo brasileiro, concebida e planejada pelo talento dos arquitetos Lucio Costa e Oscar Niemeyer, um retrato da cultura do país no Planalto Central. Do modo como as coisas estão sendo feitas, corre-se o risco de vermos nossa cultura ser sufocada em favor de um deslumbramento de conceito de cidade que pode não atender às nossas reais necessidades”, afirma Sérgio Magalhães.
Em dezembro de 2012, o IAB lançou a campanha nacional “Brasília By Cingapura Não!”, que conta com apoio de diversas entidades, como a União Internacional de Arquitetos (UIA), a Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA), a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU-BR).
O IAB RS ainda tem máscaras disponíveis para quem tiver interesse. Desenhadas pelo consagrado cartunista Aroeira, as máscaras também são homenagens a dois ícones da arquitetura brasileira. Peça a sua!
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Reportagem do Matinal destaca que a gestão Melo decretaou perda total de acervo urbanístico após enchente

No entanto, arquitetos acusam prefeitura de descaso, e MP abre inquérito para saber por que município de Porto Alegre não agiu para recuperar o material. Ao órgão, executivo disse que perda é de 40%, mas site do Escritório de Licenciamento fala em “perda total”. A copresidente do IAB RS, Bruna Tavares, destaca o sucateamento do acervo e o interesse da venda do prédio.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA das entidades signatárias da ação contra edital nº 006/2023 para eleições do CMDUA – Porto Alegre

A 4ª Vara da Fazenda do Foro Central de Porto Alegre publicou sentença sobre o processo relativo à ação ordinária de denúncia de irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Porto Alegre (CMDUA). O processo indicou a alteração da disposição da Lei Complementar nº 434/1999 e ao Decreto Municipal nº 20.013/2018 ampliando a interpretação da lei e indicação no edital 006/2023 referente às entidades de classe e afins ao planejamento urbano.

Leia Mais →

Outras Notícias

Bar do IAB comemorou retorno com exposição e roda de samba

O Bar do IAB realizou mais uma edição na última sexta-feira (14/2). Uma das mais tradicionais atrações culturais da Capital, que marcou os anos 1980 e ganhou novas edições nos últimos anos, retornou com uma programação robusta. No mesmo dia foi realizada a abertura da exposição coletiva “Na Borda do Mundo”, com curadoria de Anelise Valls, que fica em cartaz no Solar do IAB até o dia 15 de março, e contou com a presença musical do grupo de samba Caçamba.

Leia Mais →