Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

“Medellín: Cidade que vive!” na pauta do IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu na noite de quarta-feira (14/10) o Ciclo Viagem de Arquiteto com o tema “Medellín: Cidade que vive! ”. 
A apresentação foi da arquiteta Cristiane Lavall, vencedora do Prêmio Caixa IAB RS 2014 – José Albano Volkmer, que viajou à Colômbia patrocinada pela premiação. Seu trabalho de graduação realizado no Centro Universitário Univates, de Lajeado, foi considerado o melhor entre 30 TCCs de faculdades de arquitetura de todo o Rio Grande do Sul no ano passado.
Para Cristiane Lavall, a cidade colombiana é parada obrigatória para arquitetos e urbanistas latino-americanos por ter se tornado referência em planejamento urbano e exemplo de investimentos públicos voltados para o melhoramento.
Ela destacou que Medellín apostou em concursos de arquitetura para a produção de suas obras públicas, com dezenas de projetos construídos que ganharam prêmios internacionais, dentre eles o Parque-biblioteca Espana. "Além de investir em mobilidade urbana associada à criação de espaços públicos de educação, lazer e cultura, com seus teleféricos (metrocable) integrados ao sistema de transporte urbano por metrôs e ônibus, que interligam grande parte da cidade à região central", observou a arquiteta.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →