Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Memória – Restauração do Solar, futura sede do IAB-RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O objetivo da presente proposta refere-se à ampliação (Anexo) do Solar do Conde de Porto Alegre, seu Centro Cultural e a futura sede do IAB/RS. Considerando situar-se o Solar do Conde de Porto Alegre em área do Centro Histórico da Cidade, parte integrante do Corredor Cultural, que visa revitalizar e reciclar este importante setor, nossa proposta insere-se integralmente neste escopo. O lote urbano em questão possui privilegiada localização, na esquina das ruas Riachuelo com a rua Gen. Canabarro estando a uma quadra do espigão da rua Duque de Caxias, zona alta da cidade e com ótima orientação solar. A frente norte e plana ao nível do passeio está na rua Riachuelo e a frente leste, com passeio em plano inclinado ascendente, está na rua Gen. Canabarro. Na esquina das referidas ruas localiza-se o Solar do Conde de Porto Alegre, futuro Centro Cultural cujo o acesso principal se dá no centro deste casarão ao nível do passeio da rua Riachuelo. Ao lado do casarão junto a empena oeste situa-se um importante eixo de acesso em escadaria ascendente descoberta que liga desde o alinhamento até a divisa sul do lote. Ao lado desta escadaria e dela afastada situam-se as antigas garagens junto ao alinhamento e a divisa oeste e sobre elas um terraço frontal descoberto. Na prumada da empena do fundo da garagem e divisa oeste ergue-se mais ou menos ao nível do segundo pavimento do casarão, o antigo necrotério, futuro Bar/IAB objeto de restauro e reciclagem.
Pela rua Gen. Canabarro na empena leste onde o passeio está em plano inclinado ascendente, situa-se um pátio intermediário mais ou menos ao nível do segundo pavimento do solar e que como que divide os volumes do solar de outro de dois pavimentos que é a futura sede do IAB/RS. Este eixo perpendicular ao alinhamento da rua Gen. Canabarro, aprofunda-se até encontrar o bloqueio da circulação vertical entre o solar e a sede do IAB/RS. Na divisa sul e na direção oeste/leste existe também uma não menos importante escadaria que como a primeira se completam e caracterizam a tipologia edilícia da época. Entre a escadaria junto a empena oeste do solar, a divisa oeste do lote, a empena sul do necrotério e a divisa sul abre-se um vazio, um pátio interno já que a antiga cadeia será demolida definindo o perímetro da área do concurso.
PARTIDO
Ao analisar-mos o programa de necessidades proposto, este tornou-se extenso frente a reduzida área para o anexo tanto pela limitação da altura ao nível da cimalha do necrotério como pelos afastamentos desejáveis das empenas do solar e do necrotério, afim de não competir com os mesmos. Da mesma forma existiu a limitação quanto a sondagem na área do anexo, onde poderia aflorar solo rochoso a baixa profundidade em relação aos níveis do terreno natural.
O partido adotado caracteriza-se pela ocultação volumétrica e o reduzido afloramento de setores de serviços não competindo com o solar e o necrotério.Foi recriada a idéia do pátio interior descoberto entre as divisas sul, oeste, o solar e o necrotério. O volume do auditório situado sob o pátio interior descoberto configura a idéia de volume fechado, tal como uma caixa acústica, consoante com o caracter de auditório.
A continuidade simbólica do caracter de pátio e foyer, como local de encontro, foi obtida pela fluidez espacial entre ambos, consubstanciada num volume transparente de acessos e circulações, valorizado por sua iluminação natural zenital. O acesso principal ao anexo do solar efetua-se ao nível do passeio da rua Riachuelo através do antigo portão da escadaria da empena oeste do solar. Neste local situa-se um espaço público distribuidor aos encaminhamentos: do solar (IG), do restaurante/bar, do foyer e auditório.
No volume das antigas garagens e sob o necrotério inserimos o restaurante que por sua condição natural de agregação de público estará vinculado, visualmente ao espaço público exterior (rua Riachuelo), diretamente ao foyer e indiretamente ao pátio descoberto interior (circulação vertical e vazio zenital). No espaço intermédio criado no volume do bar/IAB (antigo necrotério) e o volume do restaurante no setor copa/bar/buffet foi introduzida a cozinha com ventilação e iluminação natural e os serviços complementares, atendo simultaneamente a ambos os espaços. A ligação entre eles concretiza-se por um elevador elétrico que atenderá ao público, deficiente físicos e funcionários.O volume do bar IAB interliga-se com o terraço frontal descoberto existente à reciclar, com o solar no seu segundo pavimento (IAN), com o pátio interior descoberto e com o foyer por circulação e vazio zenital.
A solução formal adotada no auditório, ¼ de fatia de um tronco cônico, permitiu um intencional afastamento do seu volume da parede de divisa no nível do foyer permitindo assim um livre acesso à circulação vertical e camarins projetados no solar. Esta parede estrutural curva inclinada solta o volume do auditório dos limites do solar, imprimindo forte expressão formal além de favorecer o rendimento acústico do auditório. Conjugada a referida parede curva nasce o eixo de circulação vertical da composição, responsável pela fluidez dos espaços dos diversos níveis. O auditório libera a circulação de serviços entre os bastidores, os camarins e a circulação vertical projetada do solar. No nível do mezanino do auditório situam-se as salas de projeção, tradução simultânea, depósito e salas dos evaporadores de ar condicionado do foyer e do auditório. Novamente fica liberada uma circulação de serviços que liga-se a circulação vertical projetada do solar de onde também parte uma ligação passarela direta do mezanino.

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →