Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Mensagem do presidente eleito do CAU/BR ao IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Prezados amigos e colegas do IAB,

Tenho estado distante destes fóruns desde quinta-feira, 17/11/2011, data que marcou a primeira página deste novo capítulo dos tantos já escritos em nossa História, desde Artigas e Kneese de Mello: o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil existe! E disse a que veio, na oração poética declamada pelo colega Miguel Pereira em Brasília, em nome dos 56 arquitetos investidos como conselheiros fundadores do CAU/BR.

O tempo é curto para tantas tarefas a realizar, ainda sem recursos ou apoio técnico e administrativo, mas será multiplicado pela nossa enorme disposição e determinação de cravar fundações sólidas para um Conselho Profissional do Século XXI. Sem “heroísmos”, mas com determinação.

Registro minhas homenagens aos companheiros do Instituto de Arquitetos do Brasil, assim como às lideranças das demais entidades do Colégio Brasileiro de Arquitetos – CBA, grandes responsáveis pelo processo exemplar que nos conduziu à noite de 17/11: Federação Nacional dos Arquitetos e Urbanistas – FNA, Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA, Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura e Urbanismo – ABEA e Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas – ABAP.

Destaco ainda a atuação dos colegas indicados pelas entidades de arquitetos e instituições de ensino de arquitetura para compor as Câmaras Especializadas de Arquitetura do Sistema Confea/Creas – CEArqs e CCEArq, cujos 27 coordenadores, somados aos diversos representantes do CBA, se dedicaram ao limite para a realização das exitosas eleições de 26/10/2011. Assim, cumpriram em tempo a exigência da Lei 12.378/10 e garantiram o necessário suporte político da categoria aos colegas eleitos: mais de 56.000 votos! Além deste feito, esta “Comissão de Transição” deixará preparados diversos documentos e planos para o CAU, necessários para os movimentos iniciais da autarquia que nasce.

Informo, por importante, que continuamos trabalhando para pavimentar a Transição mais suave possível, reforçando as pontes existentes com o Sistema Confea/Creas, criando novas e analisando as situações especiais.

A Lei 12.378/2010 continua vigorando com apenas dois artigos (56 e 57) até a publicação oficial da posse do presidente do CAU/BR, que deverá acontecer em 08/12/2011. Nesta data, a Lei passará a vigorar com todos seus artigos – inclusive aqueles dois que se referem à Transição (56 e 57), que óbviamente não deixam de existir e continuam disciplinando a Transição até que seja concluída a entrega dos documentos de cada Crea para cada CAU.

Sobre o futuro imediato entendemos que, consideradas as dificuldades criadas ao longo do ano, que inviabilizaram a Transição previamente idealizada para 2011 (montagem de escritórios mínimos para cada CAU estadual, com pessoal, mobília, equipamentos e Tecnologia de Informação), será efetivamente necessário realizar convênios com os respectivos Creas, objetivando cumprir nossa meta principal: evitar transtornos na rotina dos arquitetos e dificuldades no cotidiano dos engenheiros e empresas de engenharia que também dependem do nosso trabalho.

Tais convênios, onde houver, deverão prevalecer pelo menor tempo possível, apenas o necessário para implantar os escritórios de cada CAU estadual e do Brasil, e colocar em funcionamento o Sistema de Informação e Comunicação do CAU – SICCAU, instrumento planejado para receber os arquivos dos Creas pelo CAU e para instalar o Conselho ágil, contemporâneo e eficiente que idealizamos.

Se em algum Estado do Brasil não houver grandeza e compreensão do interesse público envolvido, por parte dos nossos parceiros na Transição, aprovaremos resoluções emergenciais para orientar registros especiais de RRT e novos arquitetos, assim como para prorrogação de vigência de Certidões de Acervo Técnico ou fornecimento de novas, e o que mais houver, e criaremos escritório especial no CAU do Estado, com o fundamental apoio das entidades do CBA e/ou de instituições de ensino locais. Se houver incômodo, será por pouco tempo.

Aos colegas que têm escrito mensagens de apoio e júbilo pelo que todos nós realizamos e realizaremos, agradeço emocionado e informo que as responderei diretamente, como de costume.

A todos, solicito atenção aos dispositivos da Lei e o mais forte e irrestrito apoio aos colegas que assumirão os Conselhos de Arquitetura e Urbanismo dos Estados e do DF, de modo que consigamos concluir com habilidade e inteligência este período de transição.

Abraço fraterno e cordial, a todos,

Haroldo Pinheiro

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →