Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

“Minha Casa, Minha Vida” foi tema de debate no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O sétimo item do documento “10 Pontos por um Projeto de Cidade”, artigo norteador do IAB-RS na defesa de uma produção de cidade mais qualificada, foi o tema do debate da “Quarta no IAB” deste 23 de outubro. O ponto “Habitação com qualidade e integração da comunidade” defende a valorização de projetos habitacionais que priorizem a inserção da habitação de interesse social no tecido urbano existente, construindo bairros e não guetos. Como foco para o debate, o encontro escolheu o projeto federal “Minha Casa, Minha Vida”, que objetiva oportunizar casa própria para uma aparcela mais ampla da população brasileira.
O arquiteto Alexandre Pereira Santos fez a apresentação dos convidados e a mediação do encontro. Mestrando da UFPEL, Santos desenvolve pesquisa em Sistemas Configuracionais Urbanos, e organizou o encontro no IAB-RS para melhor avaliar o que representa o “Minha Casa, Minha Vida”, bem como seus efeitos para a cidade e os profissionais da arquitetura.
A primeira convidada foi a arquiteta Julia Wartchow, mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UFRGS. Julia fez um breve histórico e apresentou a dinâmica de funcionamento do programa federal. Segundo ela, o setor empresarial é o grande protagonista da geração de moradia, sendo que “o mercado parece ter legitimidade social, ou seja, há pouco cobrança por parte da população a respeito da baixa qualidade do que é produzido”.
Por sua vez, Alvaro Pedrotti apresentou projetos de habitação exitosos por contarem com a participação das comunidades, demonstrando como é possível encontrar soluções urbanos a partir de diferentes atores sociais. Pedrotti, que trabalha com grupos organizados a elaboração e implantação de Projetos de Habitação de Interesse Social, exibiu imagens e dados das ações que participou, desde a organização das comunidades até a construção e entrega das casas. Três exemplos que nortearam suas apresentação foram o loteamentos Albino Kern (em Portão), Cerâmicas e Cootrahab (os dois últimos em São Leopoldo).

Atuando na área de arquitetura de engenharia da Caixa Econômica Federal, Eduardo Speggiorini explicou as várias modalidades de projetos do “Minha Casa, Minha Vida”. O arquiteto ainda esclareceu dúvidas dos presentes e citou alguns exemplos bem sucedidos de soluções de habitação junto às comunidades.
A Cooperativa Mista e Solidária Utopia e Luta (Coopsul) também se fez presente com Eduardo Solari, uma de suas lideranças. Para ele, programas com o “Minha Casa, Minha Vida”, entre outros, deveriam ter opções de propriedade coletiva, onde mais pessoas compartilhassem a mesma habitação, dividindo espaços e responsabilidades. “Para muitos, pode parecer um absurdo a propriedade coletiva, mas são os absurdos que rompem a lógica, podendo reconstruir o tecido social coletivo que foi sendo destruído nos últimos 200 anos”.
O encontro foi encerrado com intervenções e perguntas dos presentes. Relatos e questionamentos deram conta de que há limitações a serem superadas pelo programa federal,
"Quartas no IAB" tem apoio da Caixa Econômica Federal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →