Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Missa concerto relembra os 25 anos do falecimento do arquiteto Armênio Wendhausen

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Eugênia Wendhausen e demais familiares convidam para a missa concerto em homenagem ao arquiteto Armênio Wendhausen (1930-1980), pela passagem do 25º aniversário de seu falecimento, na Igreja São José, em Porto Alegre (Av. Alberto Bins 467), segunda-feira, dia 24 de outubro, com a participação do organista prof. Darci von Frühauf. O arq. Armênio Wendhausen nasceu em Tubarão-SC em 1930, filho de Manuel Wendhausen e de Maria Zardo Wendhausen, filho mais moço de uma família com mais três irmãs, Silina, Judith e Teresinha. Fez seus estudos primários em Santa Catarina, onde fez a Escola Técnica em nível ginasial. Fez o Curso de Edificações na Escola Técnica de Curitiba. Formou-se em Arquitetura pela UFRGS em 1957. Trabalhou em arquitetura, urbanismo, artes gráficas e design. Dedicou-se também à música e à poesia. Participou da Orquestra Juvenil de Florianópolis. Em Porto Alegre, estudou órgão na Igreja São José com o professor Darci von Frühauf. Em 1961, casou-se com a jornalista e relações públicas Eugênia de Silon Wendhausen, com quem teve quatro filhos e uma neta, Mercedes, Henrique, Alexandre (in Memorian), Ernesto e a neta Eugênia Cecília Wendhausen. Faleceu de câncer, em Florianópolis, em 1980, onde está enterrado no cemitério Itacorubi.
A razão da homenagem é provocar um movimento de estima e reconhecimento ao arquiteto de idéias inovadoras que morreu pobre, doente e desacreditado. O arquiteto Armênio foi uma pessoa muito a frente do seu tempo. Atualmente, suas idéias e propostas encontram-se “em alta”, como dizem os arquitetos.
A missa do dia 24 de outubro visa a promover o encontro de velhos amigos e colegas num happy hour espiritual, artístico e de congraçamento.
Eugênia Wendhausen
Jornalista

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Governo do Estado e IAB RS lançam concurso de projeto para território de Umbu, em Alvorada, RS

A iniciativa integra o eixo 2 do programa RS Seguro, chamado RS Seguro COMunidade, lançado em dezembro de 2023, e prevê a qualificação de espaços e equipamentos públicos comunitários em cinco áreas. Durante o evento, foram anunciadas as previsões de lançamento dos editais dos próximos concursos nacionais de PUIs para outros dois territórios: Santa Tereza em novembro e o de Rubem Berta, em dezembro.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS reúne especialistas para debater patrimônio cultural e os impactos da enchente

Os eventos climáticos que resultaram em enchentes por todo o Rio Grande do Sul no mês de maio têm provocado debates em todos os setores da sociedade. Nesse contexto inédito, o patrimônio cultural se insere na discussão de forma urgente, com o objetivo de promover sua importância e, também, discutir formas de reduzir o impacto das perdas e pensar em prevenção contra eventos futuros. O tema foi pauta de encontro que ocorreu na sede do IAB RS, em Porto Alegre, com diversos especialistas do setor de preservação do patrimônio.

Leia Mais →

Planejamento e patrimônio no contexto da crise climática

Webinar “Planejamento e Patrimônio das Cidades em Emergência Climática, promovido pelo IAB DN com apoio do IAB RS, no dia 14 de agosto, contou com a presença da copresidente do IAB RS, Clarice de Oliveira; do arquiteto e urbanista e Superintendente do IPHAN-RS, Rafael Passos; e mediação do presidente do IAB DN, Odilo Almeida Filho.

Leia Mais →

Na mídia: Copresidente do IAB RS, Bruna Bergamaschi Tavares fala sobre a reconstrução do RS ao veículo AEC Web

Os desafios para a reconstrução do Estado após as enchentes de maio foram o tema da reportagem do veículo AEC Web. Conforme a copresidente da entidade, Bruna Tavares, “inicialmente, é essencial mapear as cidades afetadas, considerando uma série de componentes de análise multidisciplinar. Devemos olhar a configuração de cada uma, observando onde estão localizadas, sua infraestrutura, habitabilidade e sua inserção geográfica, geológica e hidrográfica”, disse.

Leia Mais →