Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Missa concerto relembra os 25 anos do falecimento do arquiteto Armênio Wendhausen

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Eugênia Wendhausen e demais familiares convidam para a missa concerto em homenagem ao arquiteto Armênio Wendhausen (1930-1980), pela passagem do 25º aniversário de seu falecimento, na Igreja São José, em Porto Alegre (Av. Alberto Bins 467), segunda-feira, dia 24 de outubro, com a participação do organista prof. Darci von Frühauf. O arq. Armênio Wendhausen nasceu em Tubarão-SC em 1930, filho de Manuel Wendhausen e de Maria Zardo Wendhausen, filho mais moço de uma família com mais três irmãs, Silina, Judith e Teresinha. Fez seus estudos primários em Santa Catarina, onde fez a Escola Técnica em nível ginasial. Fez o Curso de Edificações na Escola Técnica de Curitiba. Formou-se em Arquitetura pela UFRGS em 1957. Trabalhou em arquitetura, urbanismo, artes gráficas e design. Dedicou-se também à música e à poesia. Participou da Orquestra Juvenil de Florianópolis. Em Porto Alegre, estudou órgão na Igreja São José com o professor Darci von Frühauf. Em 1961, casou-se com a jornalista e relações públicas Eugênia de Silon Wendhausen, com quem teve quatro filhos e uma neta, Mercedes, Henrique, Alexandre (in Memorian), Ernesto e a neta Eugênia Cecília Wendhausen. Faleceu de câncer, em Florianópolis, em 1980, onde está enterrado no cemitério Itacorubi.
A razão da homenagem é provocar um movimento de estima e reconhecimento ao arquiteto de idéias inovadoras que morreu pobre, doente e desacreditado. O arquiteto Armênio foi uma pessoa muito a frente do seu tempo. Atualmente, suas idéias e propostas encontram-se “em alta”, como dizem os arquitetos.
A missa do dia 24 de outubro visa a promover o encontro de velhos amigos e colegas num happy hour espiritual, artístico e de congraçamento.
Eugênia Wendhausen
Jornalista

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias