Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Missa concerto relembra os 25 anos do falecimento do arquiteto Armênio Wendhausen

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Eugênia Wendhausen e demais familiares convidam para a missa concerto em homenagem ao arquiteto Armênio Wendhausen (1930-1980), pela passagem do 25º aniversário de seu falecimento, na Igreja São José, em Porto Alegre (Av. Alberto Bins 467), segunda-feira, dia 24 de outubro, com a participação do organista prof. Darci von Frühauf. O arq. Armênio Wendhausen nasceu em Tubarão-SC em 1930, filho de Manuel Wendhausen e de Maria Zardo Wendhausen, filho mais moço de uma família com mais três irmãs, Silina, Judith e Teresinha. Fez seus estudos primários em Santa Catarina, onde fez a Escola Técnica em nível ginasial. Fez o Curso de Edificações na Escola Técnica de Curitiba. Formou-se em Arquitetura pela UFRGS em 1957. Trabalhou em arquitetura, urbanismo, artes gráficas e design. Dedicou-se também à música e à poesia. Participou da Orquestra Juvenil de Florianópolis. Em Porto Alegre, estudou órgão na Igreja São José com o professor Darci von Frühauf. Em 1961, casou-se com a jornalista e relações públicas Eugênia de Silon Wendhausen, com quem teve quatro filhos e uma neta, Mercedes, Henrique, Alexandre (in Memorian), Ernesto e a neta Eugênia Cecília Wendhausen. Faleceu de câncer, em Florianópolis, em 1980, onde está enterrado no cemitério Itacorubi.
A razão da homenagem é provocar um movimento de estima e reconhecimento ao arquiteto de idéias inovadoras que morreu pobre, doente e desacreditado. O arquiteto Armênio foi uma pessoa muito a frente do seu tempo. Atualmente, suas idéias e propostas encontram-se “em alta”, como dizem os arquitetos.
A missa do dia 24 de outubro visa a promover o encontro de velhos amigos e colegas num happy hour espiritual, artístico e de congraçamento.
Eugênia Wendhausen
Jornalista

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →