Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Mobilidade Urbana foi tema de debate no IAB

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Um auditório lotado de pessoas interessadas em discutir a questão da mobilidade urbana em Porto Alegre. Assim foi a última edição da “Quarta no IAB”, realizada na noite dessa quarta-feira (19/06) na sede da entidade, reunindo arquitetos, urbanistas, políticos, imprensa e membros da comunidade.
O debate mediado pela arquiteta Maria Tereza Albano contou com apresentação dos arquitetos Emilio Merino e Benamy Turkienicz, que mostraram a todos suas experiências no tratamento das questões urbanas relacionadas com as demandas de um projeto de cidade.

Para Merino, se o objetivo do transporte é facilitar o movimento das pessoas e mercadorias, tem que se buscar a sustentabilidade através da promoção dos meios de transporte que facilitem o deslocamento com um menor impacto ambiental e social, eliminando os deslocamentos desnecessários, principalmente em veículos privados.
Segundo ele, a gestão da mobilidade compreende que a utilização do transporte seja eficiente desde o ponto econômico, social e ambiental. “O pedestre hoje é o último a ser considerado”, criticou o arquiteto que atualmente é assessor do Ministério das Cidades, e viaja por diversos municípios do Brasil pesquisando sobre mobilidade. Ele ainda provocou dizendo que a pergunta que devemos fazer para os governos é que tipo de cidade que queremos e não que tipo de transporte.

“Se não tivermos um planejamento territorial com participação democrática, dificilmente teremos cidades melhores. Mas será que temos capacidade para nos adequarmos?, questionou Merino, dizendo ainda que “somente com compromisso é que podemos mudar”. Para ele, cabe aos arquitetos fornecer os conceitos profundos para um melhor projeto de cidade.
O arquiteto Benamy Turkienicz, professor da UFRGS, trouxe para o debate a sua visão sobre a defasagem e as poucas disciplinas dedicadas ao ensino do urbanismo dentro das faculdades. “Nem 10% das escolas de arquitetura correspondem a área de urbanismo. Isso tem que ser corrigido”, defendeu Turkienicz. Ele informou que hoje temos 20 cursos de pós-graduação vinculados a arquitetura e menos de 10% com foco no urbanismo. “É com essa realidade que nossos arquitetos saem da academia para atuarem em prefeituras. Não existe uma base sólida de urbanismo”, alertou ele, calculando que o Brasil precisaria colocar hoje 15 mil urbanistas atuando nos municípios do país.

Para Turkienicz, a questão da mobilidade tem envolvido apenas a engenharia de tráfego porque os arquitetos não são chamados para trabalhar com isso. “Se não avançarmos como a engenharia está fazendo, não vamos alcançar a resposta que as cidades esperam de nós arquitetos”, destacou. Ele disse que precisamos interagir com modelos de tecnologia que estão sendo utilizados no mundo para aperfeiçoar o aprendizado na hora de pensar os projetos.
O arquiteto afirmou também que os problemas enfrentados nas cidades hoje são por falta de planejamento. “Estamos atuando em projetos que deveriam ter sido feitos há 20 anos, ou seja, empregando dinheiro para solucionar velhos problemas com velhas soluções”, alertou.
“Fizemos diversos estudos de solo em regiões como a do Aeroporto, Protásio Alves, Humaitá, Dilúvio, Mato Sampaio, entre muitas outras áreas, apontando espaços com potencial para construção, com a preocupação do acesso aos recursos comerciais e educacionais. Foram feitas diversas propostas e simulações de crescimento de cidade, evidenciando um sistema integrado de transporte, de tipologia urbana e impactos ambientais, mas nada foi utilizado pelos governantes da cidade nas últimas décadas”, lamentou Turkienicz.
Para a arquiteta Maria Tereza Albano, organizadora do debate, o evento contribuiu para uma reflexão profunda sobre a mobilidade urbana. “Esse encontro nos provocou com a seguinte questão: Qual a cidade que podemos a partir do que queremos?”, destacou. “Temos que pensar agora como projetar a cidade pelo seu desempenho, mas temos muito que fazer”, analisou.

O presidente do IAB RS, arquiteto Tiago Holzmann da Silva, provocou os palestrantes questionando a falta de recursos financeiros para o desenvolvimento de projetos de qualidade, ou seja, há algum recurso para planejar e muito recurso para obras, entretanto não há financiamento público de projetos, e menos ainda para concursos públicos, quem sabe o maior problema da falta de qualidade das obras públicas no Brasil.
O evento das "quartas no IAB" tem patrocínio da CAIXA e Governo Federal, é realizado semanalmente no Solar do IAB e tem entrada franca.
Por Sabrina Ortácio – Jornalista MTB/RS 11.002
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →