Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

MP 756/16 da Regularização Fundiária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Governo Federal editou a Medida Provisória no apagar das luzes de 2016 que de uma vez só revê aspectos fundamentais da Regularização Fundiária Urbana, Rural, em terras da União e no âmbito da Amazônia Legal.
A prática de utilizar do expediente da Medida Provisória para tratar de temas de alta relevância e colocar abaixo um importante acúmulo técnico e político no setor tem preocupado arquitetos, advogados, movimentos sociais entre outros segmentos da sociedade.
A MP já está valendo, mas tramita no Congresso Nacional onde recebeu dezenas de emendas parlamentares que podem colocar em risco o Direito à Habitação, à Cidade Sustentável e o ambiente natural brasileiro.
O IAB RS está estudando o conteúdo da MP e seu impacto na regularização urbana. Já o Departamento paulista do IAB promoveu ainda em fevereiro um importante debate com a presença de advogados e arquitetos que expuseram com perplexidade vários aspectos negativos da medida que é considerada um dos maiores retrocessos na política urbana nacional dos últimos anos. Veiculado ao vivo pela internet, o debate pode ser visto pela rede através do facebook do IAB SP: https://www.facebook.com/pg/IABSP/videos/?ref=page_internal
Em abril o IAB RS realizará evento aberto ao público com a participação de entidades de arquitetura e urbanismo, movimentos sociais, entre outros atores da política urbana no Estado.Outras entidades estão iniciando o mesmo processo, realizando eventos sobre a Medida.
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdT_adUaGt5wsajLsrsB4QulHl9Fst7n8W8LVQ0ykw7qrxFMQ/viewform

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →