Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nesta quarta-feira (05/08) tem espetáculo “Como Diria Mamãe” no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A Secretaria de Estado da Cultura e o Grupo Cuidado Que Mancha apresentam: Como Diria Mamãe… Novo espetáculo do Grupo Cuidado Que Mancha nesta quarta-feira (05/08), na Sala Negra do Solar Conde de Porto Alegre do IAB/RS.
Como Diria Mamãe: o apressado come cru. Como Diria Mamãe: quem espera sempre alcança. Como Diria Mamãe: não há longa noite que não encontre o dia. Mas o que diria mamãe se viva estivesse e se deparasse com a pindaíba e a cara-de-pau de suas filhas e genros? O que diria a mamãe dessa família desajustada que não respeita nem a memória da falecida? Como Diria Mamãe… é o mais recente espetáculo adulto do Grupo Cuidado Que Mancha, que completa 20 anos de trajetória em 2015.
Na peça de Raquel Grabauska, as irmãs Maria Augusta, Maria Inês, Maria Aparecida e seus cônjuges se encontram para ler o Testamento da mãe e jantar em família mais uma vez. Em cena, os casais se revezam na canalhice para tentar arrecadar a herança da falecida e saudosa mamãe. Morga Baldissera faz Maria Augusta, a irmã solteirona que tem um caso com o mordomo Cardoso, interpretado por Sérgio Olivé, que também assina a trilha do espetáculo. A hipocondríaca Maria Inês é interpretada por Lia Motta, que faz par com Vinicius Petry, o duvidoso médico Clóvis.
Por fim, a caçulinha da família, Maria Aparecida, papel de Suzana Witt, é casada com o bon vivant (e safado) Mário, papel de Renato Santa Catharina. Como Diria Mamãe… foi contemplado com o FAC das Artes e tem o financiamento do Fundo de Apoio à Cultura – PróCultura RS, da Secretaria Estadual da Cultura. O espetáculo é baseado na peça O Jantar, de Patrícia Fagundes, encenado no Departamento de Arte Dramática da UFRGS nos anos 1990.

Dia 05 de agosto (quarta-feira), às 19h30min, Sala Negra do Solar do Conde de Porte Alegre do IAB/RS (General Canabarro, 363 – Centro)
Ingressos: ENTRADA FRANCA
Informações: (51)3023.8170 – contato@cuidadoquemancha.com.br
Ficha técnica
Direção: Raquel Grabauska Elenco: Lia Motta, Morga Baldissera, Renato Santa Catharina, Sérgio Olivé, Suzana Witt, Vinicius Petry. Mariana Vellinho, Rita Réus e Juliana Strehlau.
Trilha: Sérgio Olivé
Figurino: Géogia Santos
Cenário e adereços cênicos: Renato Santa Catharina e Rita Spier
Iluminação: Marcoz Vaz
Fotografia: Luis Ventura
Produção executiva: Júlia Bertolucci
Produção: Paola Coelho

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →