Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nota de Falecimento: Roberto Serge

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por Pablo Benetti  *   

Roberto Segre
Italo, argentino, cubano e brasileiro, Roberto Segre é um condensado das lutas, esperanças e injustiças de nosso século. Nascido em Itália, sua família foge do nazismo e vira argentino. Formado em arquitetura em Buenos Aires, a maré revolucionaria cubana o leva em 1963 para a ilha onde constrói uma sólida carreira universitária. Seu olhar esta moldado pela visão de uma America Latina , única grande e solidaria , e sua contribuição teórica tem este norte.Poucos detém o conhecimento da arquitetura latino americana que Segre detinha e plasma em obras que-embora contemporâneas – já nasceram clássicas e leituras  obrigatórias, seu  America Latina fim de milênio , é uma referencia deste pensamento.   
Sua constante atividade de crítico de arquitetura  lhe rende o convite para vir ao Brasil em 1994, sua quarta pátria se soma as anteriores, Itália , Argentina e Cuba  que nunca abandonou e ama com carinho, Segre cidadão do mundo é de todas elas e acima delas , quando perguntado respondia que era ítalo-argentino-cubano-brasileiro numa soma infinita dos lugares, lembranças e memórias que forjaram sua personalidade.
Em terras brasileiras a Universidade Federal  do Rio de Janeiro, através da sua Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, tem o enorme privilegio de contar com suas aulas na graduação e na pós graduação, professor titular concursado, presta ao cargo seu prestigio e valoriza com sua prática a categoria de titular. Seu curso de arquitetura latino americana fazia enorme e justificado sucesso.
De uma vitalidade e entusiasmo impar , Segre consegue em pouco tempo ser reconhecido como pesquisador do CNPQ, em volta dele jovens arquitetos, certamente nascidos longe das guerras e revoluções que ele viveu, encontram no mestre uma referencia segura. Sua pesquisa sobre o Palácio Gustavo Capanema deve produzir em breve uma das maiores e mais consistentes analises onde este momento fundacional da arquitetura moderna brasileira que  terá no livro a ser publicado um registro impar.
Inquieto e antenado, Bob como gostava de ser chamado , procura na sua pesquisa no Brasil utilizar as mais recentes ferramentas de computação, isto o aproxima de jovens arquitetos e alunos da faculdade que encantados com seu conhecimento e curiosidade criam e mantém ate hoje um dos grupos de pesquisa mais vitais do Programa de Pós Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU – UFRJ;
Precocemente aposentado aos 70 anos por força de uma lei ignorante, e ainda tenho muito a contribuir é recontratado como professor visitante , a final quem seria tão burro de deixar de fora tamanho talento e conhecimento.Hoje na sua caminhada matinal foi surpreendido por uma moto que o atropelou causando –lhe a morte.Arquitetos , sonhadores, professores, alunos, colegas do mundo inteiro que o conheceram pessoalmente ou pelos seus livros e palestras estão de luto ,  a aqueles que tivemos a sorte e o privilegio de trabalhar junto com ele nos queda a lembrança sempre presente de um inquieto pesquisador , fonte inesgotável de consultas e acima de tudo um velho camarada .Adeus .

* Pablo Benetti é professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Presidente Comitê Técnico / Plano Diretor UFRJ 2020

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →