Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Nota de Falecimento: Roberto Serge

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Por Pablo Benetti  *   

Roberto Segre
Italo, argentino, cubano e brasileiro, Roberto Segre é um condensado das lutas, esperanças e injustiças de nosso século. Nascido em Itália, sua família foge do nazismo e vira argentino. Formado em arquitetura em Buenos Aires, a maré revolucionaria cubana o leva em 1963 para a ilha onde constrói uma sólida carreira universitária. Seu olhar esta moldado pela visão de uma America Latina , única grande e solidaria , e sua contribuição teórica tem este norte.Poucos detém o conhecimento da arquitetura latino americana que Segre detinha e plasma em obras que-embora contemporâneas – já nasceram clássicas e leituras  obrigatórias, seu  America Latina fim de milênio , é uma referencia deste pensamento.   
Sua constante atividade de crítico de arquitetura  lhe rende o convite para vir ao Brasil em 1994, sua quarta pátria se soma as anteriores, Itália , Argentina e Cuba  que nunca abandonou e ama com carinho, Segre cidadão do mundo é de todas elas e acima delas , quando perguntado respondia que era ítalo-argentino-cubano-brasileiro numa soma infinita dos lugares, lembranças e memórias que forjaram sua personalidade.
Em terras brasileiras a Universidade Federal  do Rio de Janeiro, através da sua Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, tem o enorme privilegio de contar com suas aulas na graduação e na pós graduação, professor titular concursado, presta ao cargo seu prestigio e valoriza com sua prática a categoria de titular. Seu curso de arquitetura latino americana fazia enorme e justificado sucesso.
De uma vitalidade e entusiasmo impar , Segre consegue em pouco tempo ser reconhecido como pesquisador do CNPQ, em volta dele jovens arquitetos, certamente nascidos longe das guerras e revoluções que ele viveu, encontram no mestre uma referencia segura. Sua pesquisa sobre o Palácio Gustavo Capanema deve produzir em breve uma das maiores e mais consistentes analises onde este momento fundacional da arquitetura moderna brasileira que  terá no livro a ser publicado um registro impar.
Inquieto e antenado, Bob como gostava de ser chamado , procura na sua pesquisa no Brasil utilizar as mais recentes ferramentas de computação, isto o aproxima de jovens arquitetos e alunos da faculdade que encantados com seu conhecimento e curiosidade criam e mantém ate hoje um dos grupos de pesquisa mais vitais do Programa de Pós Graduação em Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo FAU – UFRJ;
Precocemente aposentado aos 70 anos por força de uma lei ignorante, e ainda tenho muito a contribuir é recontratado como professor visitante , a final quem seria tão burro de deixar de fora tamanho talento e conhecimento.Hoje na sua caminhada matinal foi surpreendido por uma moto que o atropelou causando –lhe a morte.Arquitetos , sonhadores, professores, alunos, colegas do mundo inteiro que o conheceram pessoalmente ou pelos seus livros e palestras estão de luto ,  a aqueles que tivemos a sorte e o privilegio de trabalhar junto com ele nos queda a lembrança sempre presente de um inquieto pesquisador , fonte inesgotável de consultas e acima de tudo um velho camarada .Adeus .

* Pablo Benetti é professor na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Presidente Comitê Técnico / Plano Diretor UFRJ 2020

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →