Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Novas exposições no IAB iniciam na próxima Quarta

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Inicia em 07/11 o quarto ciclo de exposições de artes visuais de 2012, que vão ocupar a galeria Espaço IAB até dia 30/11. As cinco mostras contemplam os artistas Gilberto Perin, Ateliê Tania Resmini, J. Altair, Elton Manganelli, Daniela Araújo, Gisele Ramires, Paula Danilewicz, Regina Krumholz e Rodrigo Plentz. O coquetel de abertura tem início às 19h30min. O período de exposição se estende de 8 a 30 de novembro, de segunda a sexta, das 14 às 19h.

Contempladas pelo último ciclo de exposições selecionadas pelo Edital de Artes Visuais do IAB de 2012, as cinco mostras que iniciam no próximo mês são das mais variadas ordens, indo de fotografia a pinturas afro e obras abstratas que mesclam formas, linhas e imaginação. "Fotografias para imaginar", de Gilberto Perin, fica exposta na Sala Negra do Instituto e revela espaços interiores vazios, sem ninguém em quadro, mas que remetem fortemente à presença humana. É um convite para que a fronteira do documental seja ultrapassada pelo observador, tornando ativa sua imaginação, rompendo os limites do que é visto.

"Espaço Massa Movimento", do Atelier Tânia Resmini, fica exposto nas áreas externas e circulações e tem como objetivo mostrar obras executadas pelo grupo de ceramistas do Atelier. O trabalho propõe esculpir e modelar o espaço, usando argila como matéria, questionando conceitos como "massa é estática ?" , "espaço é dinâmico ?". As obras pretendem invadir espaços e ao mesmo tempo serem invadidas por eles. Artistas participantes: Adriana Giora, Ana Álvares Tita, Ana Lage, Anemary Pitrez, Carla Almeida, Eva Proença, Júlia Streppel, Kika Zanella, Luiza Barreto, Maria Angélica Tellini, Maria Elisa Shutz, Soraya Girotto, TTResmini e Vera Dagord. Imagem de Soraya Girotto.

"Cultura Afro", de J. Altair, ocupa a Sala do Arco e o trabalho apresenta a representação bidimensional de arte naif que, remetendo à uma matriz visivelmente afrobrasileira, se utilizando de cores e símbolos presentes na cultura negra. Já "Palco", de Elton Manganelli, fica na Sala Multiuso e apresenta esculturas e trabalhos de cenografia. "A Trajetória da Linha", dos artistas Daniela Araújo, Gisele Ramires, Paula Danilewicz, Regina Krumholz e Rodrigo Plentz localiza-se na Sala Anexa e a proposta dos autores é utilizar-se de materiais distintos, explorando a linha e formam sua trajetória coletiva e individual.

Durante esse ano, em mostras individuais e coletivas, mais de 100 artistas expuseram seus trabalhos no Solar. Selecionadas em edital, as exposições abordam temas variados, que potencializam a reaproximação entre as Artes Visuais, a Arquitetura e o Urbanismo no Rio Grande do Sul.

Fundada em 1966, a galeria Espaço IAB historicamente se consolidou como um lugar de fomentação artística e uma referência da movimentação sociocultural na cidade de Porto Alegre, quando ainda se situava na antiga sede do IAB-RS, na rua Annes Dias. Recentemente a galeria retomou seu protagonismo no Solar Conde de Porto Alegre, com a realização de exposições de artistas em atuação no Rio Grande do Sul, com a curadoria de Adriana Xaplin e Vinicius Vieira.

Para saber mais sobre as exposições e o histórico da galeria de arte do Instituto de Arquitetos do Brasil, acesse: galeriaespacoiab.blogspot.com

Imagem: Divulgação / IAB-RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →