Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Novo livro do arquiteto Günter Weimer retrata a arquitetura de povos indígenas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O arquiteto e professor Günter Weimer foi o palestrante na noite da quinta-feira (20/12) no IAB RS onde narrou suas pesquisas aprofundadas do livro "Arquitetura Indígena – sua evolução desde suas origens asiáticas". 

Em sua mais recente obra com 386 páginas da Edigal Editora, ele debruçou-se sobre a história dos povos nativos, especialmente os das Américas, suas relações com os colonizadores e as suas manifestações culturais, que foram tão atropeladas quanto as suas próprias vidas.
 


Se tivermos claro que desde a chegada os conquistadores vieram para impor seus valores e interesses, fica fácil entender que o que havia de comportamento, antes da presença deles, pouco importava. Apenas como exemplo: se andar nu constituía “pecado mortal”, o que seria melhor? Matar os indígenas pecadores ou metê-los em roupas à força? Dúvida cruel! Se é relativamente recente a compreensão pelos “civilizados” de que os povos primitivos têm algo a nos ensinar, principalmente na sua relação com a natureza, talvez isso explique também o longo e permanente desinteresse sobre como se abrigavam e como viviam desde os tempos mais remotos.
 

É natural, ainda, que estudos antropológicos e arqueológicos desenvolvidos sobre vestígios de civilizações que usavam materiais pouco degradáveis sejam menos difíceis do que aqueles em que dispomos de quase nada para analisar. As dezenas de ilustrações, feitas a bico de pena pelo autor, são outro ponto valioso do trabalho, assim como um glossário de quase 150 termos indígenas utilizados na arquitetura do Brasil. Os desenhos comparativos são didáticos e nos permitem entender visualmente as informações que vão sendo agregadas.
 


 

Saiba mais sobre Günter Weimer:
Formou-se em Arquitetura em 1963 pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), continuando seus estudos na Alemanha, onde se especializou em 1967 em Desenho Industrial pela Hochschule für Gestaltung. Obteve grau de mestre em História da Cultura em 1981 pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e de doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) em 1990.
É professor da UFRGS e da PUCRS, já deu aulas na UNISINOS, UFPR, UFSC e UnB. Já escreveu inúmeros artigos para publicações especializadas; produziu capítulos ou seções para obras coletivas; apresentou dezenas de trabalhos completos em seminários e congressos; mantém ativa prática da arquitetura e do urbanismo, interessando-se também por aspectos históricos e patrimoniais da arquitetura; e foi autor ou organizador de mais de quarenta livros.

Suas principais obras:
A Arquitetura da Imigração Alemã – Um Estudo sobre a Adaptação da Arquitetura Centro-Europeia ao Meio Rural do Rio Grande do Sul, 1983.
A Arquitetura Modernista em Porto Alegre, entre 1930 e 1945, 1998.
Síntese Rio-Grandense: A Arquitetura, 1999.
Origem e Evolução das cidades rio-grandenses, 2004.
Arquitetura Erudita da Imigração Alemã no Rio Grande do Sul, 2004.
Arquitetos e Construtores no Rio Grande do Sul – 1892/1945, 2004.
Arquitetura Popular da Imigração Alemã, 2005.
Arquitetura Popular Brasileira, 2005.


 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →