A arquiteta Marina Milani, tesoureira do Núcleo, acredita que a atuação do IAB em é uma garantia de enriquecimento cultural, “a sociedade teria mais opções de eventos culturais e estaria mais a par da visão do arquiteto sobre a cidade e sua função”. Ela afirma que “sendo uma entidade de abrangência estadual e nacional, os núcleos locais do IAB tem o apoio de toda a rede, além de contribuir nas discussões a nível estadual e nacional. Por outro lado, os núcleos têm autonomia e dinâmica próprias, funcionando como uma célula independente e apta a promover ações e discussões de interesse da sua cidade ou região.”
O Núcleo de Caxias do Sul pretende obter representação do IAB nos Conselhos de Planejamento e de Habitação do Município e promover eventos para discussão dos assuntos da cidade e da profissão. A “Conversa de Arquiteto”, encontro realizado visando a troca de experiências na área da arquitetura, terá espaço garantido na agenda.
O núcleo pretende também lançar uma premiação na área, visando fomentar os talentos da região e tornar o nome do Instituto conhecido pela população, como uma referência na cidade. A presença do IAB em Caxias tem por objetivo enriquecer a cultura local através da exposição da visão do arquiteto sobre a cidade e sua função, além de fortalecer a instituição na sua representação estadual.