Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Núcleos do Instituto de Arquitetos do Brasil

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

A arquitetura brasileira passa por um momento singular desde a aprovação, no final de 2010, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil – o CAU. A criação do novo Conselho representa um grande passo para o futuro da arquitetura no Brasil e, assim como aconteceu nas décadas anteriores nos demais países do cone sul, será um marco histórico e um ponto de inflexão na qualificação da profissão e no reconhecimento da arquitetura pela sociedade.

“O avanço da arquitetura (…) está intimamente ligado à vitória da campanha nacional que ora se desenvolve em prol da nova legislação do exercício da profissão do arquiteto.” (Demétrio Ribeiro, 1959)

As grandes dificuldades que estamos enfrentando, nestes meses iniciais, para a implantação do novo Conselho são naturais e estão sendo superadas com muito trabalho e dedicação dos conselheiros eleitos. Nossa saída do Sistema Confea/CREA é um caminho sem volta e precisamos enfrentar o desconforto da transição com sabedoria e com a compreensão que esta é uma construção coletiva que necessita da contribuição de todos os profissionais e entidades.

Neste momento, as entidades de arquitetos devem estar ainda mais fortes e organizadas para realmente representar o sentimento dos arquitetos e oferecer apoio à implantação do CAU para que realmente se transforme no Conselho que precisamos e desejamos.

Entretanto, atravessamos um período de reorganização destas entidades. As entidades nacionais emprestaram quase toda sua energia, nos últimos anos, para a aprovação da Lei do CAU, e agora estão redefinindo a atuação e buscando recuperar algumas bandeiras históricas. As entidades mistas locais, tradicionais e muito atuantes no RS, agora estão obrigadas a se reestruturarem tendo em vista as restrições à participação dos arquitetos impostas pelo CREA. Sabidamente os arquitetos são muito atuantes e participativos nestas associações além de serem importantes líderes de muitas delas.

O IAB RS, com o objetivo de apresentar uma alternativa eficiente para garantir a rápida reorganização dos arquitetos e a manutenção e qualificação de suas representações locais, está intensificando sua atuação no interior do estado e oferecendo sua estrutura para a organização de Núcleos locais do Instituto.

O IAB RS conta hoje com 6 Núcleos atuantes (Rio Grande, Pelotas, Canoas, Caxias do Sul, Erechim e Santa Maria) e alguns em formação. Os Núcleos são estruturas de representação local do IAB RS, previstas no Estatuto da entidade. Os Núcleos possuem diretoria própria eleita localmente e formaliza-se através de um Estatuto que não necessita a criação de uma estrutura jurídica e fiscal própria. Além disto, possui representação no Conselho Estadual do IAB RS, total autonomia de atuação local respeitando os objetivos e diretrizes da entidade e apoio da estrutura do IAB RS – secretaria, assessorias jurídica e contábil, sede em Porto Alegre e acesso aos veículos de informação (newsletter, site, blog).

O IAB RS, desta maneira, espera colaborar com os colegas do interior do estado no sentido de ajudar a construir uma alternativa imediata para a reorganização local dos colegas e, com isto, fortalecer a representação local dos arquitetos. O IAB RS está muito confiante que nossa unidade e fortalecimento irá representar a valorização da arquitetura e dos arquitetos.

1. O QUE É UM NÚCLEO DO IAB RS?

* O Núcleo é a instância organizada dos associados residentes num município ou região.
* O Núcleo tem Diretoria formada pelo Presidente, Secretário e Tesoureiro, eleita pelos sócios titulares do IAB/RS residentes na sua jurisdição.
* O Núcleo tem dois representantes no Conselho Estadual do IAB RS, o Presidente do Núcleo e um representante eleito.

2. COMO CRIAR UM NÚCLEO DO IAB RS?

* 1º passo: manifestação de interesse dos colegas locais à Diretoria do IAB RS, com a possibilidade de reunião de apresentação do IAB RS, esclarecimentos e discussão sobre o Núcleo;
* 2º passo: criação de uma Comissão Provisória do Núcleo, com 3 colegas, e aprovação da criação do Núcleo no CoEs – o Conselho Estadual do IAB RS;
* 3º passo: fundação do Núcleo com formalização do Estatuto local, eleição da Diretoria e representante no CoEs.

3. PORQUE CRIAR UM NÚCLEO DO IAB RS?

* O IAB RS oferece sua estrutura para os Núcleos: sede em Porto Alegre , secretaria, assessoria jurídica, assessoria contábil, assessoria de comunicação, assessoria de produção cultural;
* Os Núcleos tem dois representantes no Conselho Estadual do IAB RS, órgão colegiado deliberativo que tem por finalidade formular, em conjunto com o Conselho Diretor, a política de atuação do Departamento. Reúne-se a cada 45 dias e possui várias comissões e GTs em funcionamento e abertas à participação.
* Os Núcleos não necessitam registro na Junta Comercial local, tampouco CNPJ ou conta bancária e assessoria contábil. Os Núcleos utilizam a estrutura jurídica e fiscal do IAB RS;
* Os Núcleos recebem o retorno de 90% das anuidades pagas por seus integrantes na forma de pagamento de atividades e eventos locais;
* O IAB RS tem Estatuto Modelo para a criação de Núcleos;
* Os Núcleos locais do IAB RS tem direito e acesso às representações locais em Conselhos e Órgãos Públicos;
* Espaço no site, blog, informativo quinzenal…

4. O QUE O IAB RS OFERECE AOS SEUS ASSOCIADOS?

* O IAB tem departamentos em todos os estados do Brasil (22 em pleno funcionamento e 5 em reestruturação), reúne semestralmente o seu Conselho Superior para traçar os objetivos e metas da entidade, tem mais de 90 anos de existência (e mais de 60 no RS), tem várias comissões em funcionamento (cidades, prática profissional, eventos, ensino, etc.).
* O IAB RS oferece aos seus associados convênios: planos de saúde Unimed, consulta jurídica gratuita, consulta contábil gratuita, descontos na Livraria do Arquiteto, descontos em diversos locais;
* O IAB RS oferece: sede em Porto Alegre para apoio aos associados do interior, consulta jurídica gratuíta, convênio Unimed, convênio Livraria do Arquiteto (com envio ao interior), outros convênios,

* Cursos (que podem ser ministrados no interior), acesso às discussões nacionais (CAU, concursos, Assistência Técnica, cultura, habitação, etc.), informativo quinzenal, espaço para o Núcleo nos veículos de informação do IAB RS (site, blog, página do núcleo)
* O IAB RS oferece sua sede em Porto Alegre como ponto de apoio para as atividades dos colegas associados do interior;

5. O QUE O IAB RS EXIGE DE SEUS ASSOCIADOS?

* Pagamento de Anuidade de R$ 180 ou R$ 210 parcelado, sendo que no caso de Núcleos, 90% destes valores retornam ao Núcleo na forma de recursos para atividades e eventos locais.
* Respeito às finalidades, objetivos e diretrizes da entidade.

Informações:

IAB-RS – Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul
CENTRO CULTURAL IAB-RS | SOLAR CONDE DE PORTO ALEGRE
Rua General Canabarro, 363 esq. rua Riachuelo – CEP 90010-160
CENTRO – Porto Alegre / RS / BRASIL
iabrs@iabrs.org.br | iabrs.org.br
Fone: 51 – 32122452

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →