Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

O impacto das extinções das fundações do Estado

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promoveu na noite desta quarta-feira (19/04) um debate sobre o Impacto das Extinções das fundações do Estado. Participaram do encontro Angélica Coronel, representando a Fundação Piratini; Gilda Jobim, da Metroplan; Ivan Tartaruga, da FEE; Luiz Antônio Antoniazzi, da CIENTEC; e Marco Azevedo, da Fundação Zoobotânica. A mediação foi de Guilherme Dornellas Câmara.

Antoniazzi apresentou a Fundação de Ciência e Tecnologia (CIENTEC) há 70 anos desenvolve pesquisa, estudos, ensaios e consultorias. Ele citou como exemplo a falta de avaliação da CIENTEC em relação a qualidade de pontes e barragens no município de Dom Pedrito, que gerou sérios problemas técnicos. “Onde a CIENTEC não está sempre haverá impactos e problemas técnicos”, afirmou Antoniazzi.

Ivan Tartaruga, da Fundação de Economia de Estatísticas (FEE), mostrou alguns pontos principais de impactos do Estado não dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos hoje. “ Todas as fundações aqui presentes são essenciais para o desenvolvimento do Estado”, avaliou. Ele apresentou indicadores e pesquisas como de população, IDESE (índice de desenvolvimento socioeconômico), PIB regional, municipal, e a matriz de insumo-produto. “Todos esses indicadores têm importância legal, porque muitos repasses que vão para os municípios, como o Fundopen e o Integrar RS, por exemplo, são baseados nestes dados, além de servirem também para análise de investimentos do setor privado”, explicou.

Marco Azevedo, da Fundação Zoobotânica, disse que a sociedade quer manter esse assunto vivo. “É nossa obrigação debater esse prejuízo, pois acreditamos no trabalho e na importância de nossas fundações”, discursou. Azevedo explicou que a Fundação foi criada em 1972 com a finalidade de resguardar o patrimônio natural e ambiental do Estado. “Nossos projetos visam identificar prioridades de conservação, espécies e ambientes ameaçados, a recuperação de ambientes e de interesse social e econômico, buscando uma sustentabilidade de nossos recursos naturais, além de dar suporte para leis ambientais do Estado”, informou Azevedo. “Sempre fomos um núcleo de resistência sem ceder aos interesses políticos e econômicos”, destacou. Ele citou como exemplo de economia para o Estado, o plano de manejo do Parque Estadual Delta do Jacuí, que desenvolvido pela Fundação Zoobotânica custou R$ 176 mil, já orçado no setor privado o valor passaria para R$ 948 mil.

Representando a Fundação Piratini, Angélica Coronel, destacou que a TVE é uma televisão pública, para mostrar o que a TV comercial não mostra, com programas voltados para a cidadania, esporte amador, direito do consumidor, dando espaço a produção local de artistas, sem cobrar nada. “Temos uma forte identificação com a cultura, temos editais de produtoras que produzem conteúdos para serem exibidos”, lembrou Angélica. “Nós produzimos atualmente 18 programas semanais e mantemos o mesmo número de funcionários desde sua fundação, ou seja, não somos uma “máquina inchada”, como disse o governador”, informou. “A extinção da Fundação é extremamente ideológica, pois mostramos a diversidade elevando o nível de cultura da população. Para esse governo não interessa gente culta e civilizada”, criticou Angélica. “Os gestores que integram os amigos da TVE, que vai administrar a fundação, são todos integrantes do PMDB, enquanto todos os funcionários concursados estarão procurando emprego”, provocou. “Se perde o bom jornalismo e a arte, pois ao invés de termos uma TV pública teremos uma TV gerenciada pela secretaria de comunicação do governo”, concluiu.

Gilda Jobim, representante da Metroplan, lembrou que o órgão foi criado em 1974, com o propósito de desenvolver planos, programas e projetos de desenvolvimento urbano da região e do Estado. “Somos um órgão onde a intervenção política é muito sensível, principalmente por termos um contato muito próximo com os governos municipais, por isso não temos uma atuação linear ao longo do tempo”, explicou Gilda. Ela acredita que a extinção será mais visível no sistema de transporte urbano metropolitano. “Somos o órgão regulador deste sistema, é um terreno político de disputas acirradas e pressões privadas”, lamentou.

Sobre os dados apresentados pelo governo de custos para manter a Metroplan, ela afirmou estarem totalmente equivocados. “A visão de futuro com todos esses cortes na produção do monitoramento do que está acontecendo no RS, vamos deixar de proteger a biodiversidade, vamos consumir produtos não certificados, produzir obras de engenharia sem qualidade, nosso futuro estará entregue a projetos terceirizados, que me preocupa muito”, concluiu Gilda

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Outras Notícias

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →