Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

O primeiro Dia dos Arquitetos do resto de nossas vidas

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O título desta matéria, inspirado na frase do arquiteto Edmundo Francisco, do núcleo IAB no Litoral, diz muito sobre o clima de comemoração do Dia do Arquiteto, realizado no sábado, 15 de dezembro, no Solar Conde de Porto Alegre, na Capital. Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento que também marcou o primeiro ano de atividades do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), além de comemorar os 105 anos do arquiteto Oscar Niemeyer, recentemente falecido.
A festa em ritmo brasileiro teve feijoada na cumbuca, chorinho e também diversas homenagens. A emoção tomou conta dos familiares dos ex-presidentes do IAB-RS Demétrio Ribeiro, Carlos Maximiliano Fayet e Albano Volkmer, no momento em que Haroldo Pinheiro, presidente do CAU-BR, inaugurou a placa fixada com destaque na fachada do Solar.
“Eles foram pessoas fundamentais por suas trajetórias e representatividade. Este é um momento significativo para mim e para a arquitetura brasileira. Também é muito honroso poder estar com meus colegas gaúchos que tanto contribuem para este trabalho”, destacou Haroldo Pinheiro.
Na abertura do cerimonial, o presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, enfatizou o quanto aquele dia era simbólico para a história recente dos arquitetos. “Estamos vivendo um momento muito positivo da profissão. Os arquitetos estão organizados e unidos para evoluir com a atuação do CAU e também pela liderança das entidades, cada dia mais fortalecidas”, destacou Silva, acrescentando ainda que as entidades aprenderam a se relacionar com maturidade e de forma complementar.
O presidente do CAU-RS, Roberto Py, recebeu a distinção pelo primeiro ano de atuação no Conselho. Ele afirmou que 2012 foi um período fundamental para organizar serviços internos e que o próximo deverá ser voltado a ações externas e fortalecimento da profissão. “Nossa missão é levar o CAU para um contato cada vez maior com arquitetos e urbanistas”, adiantou Py.
O arquiteto Cesar Dorfman, representante do Rio Grande do Sul no CAU BR como Conselheiro Federal, também foi homenageado pelo IAB RS.
As festividades do Dia do Arquiteto encerraram à noite com o evento “Estação Gasômetro: Próxima Parada…”, promovido pelo IAB-RS com o apoio, parceria e realização do grupo de arquitetos Mocidade Independente e o Projeto Tela da Cidade, da Secretaria Municipal da Cultura. A atividade teve músicas, intervenções artísticas e projeção de fotos e cinema na Praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro.

Confira alguns depoimentos de arquitetos e urbanistas:

“É uma data histórica. É o primeiro dia dos arquitetos do resto de nossas vidas”. Edmundo Francisco – Núcleo IAB no Litoral

“É o 1º dia do arquiteto que comemoramos sob a égide do CAU. Essa data será sempre lembrada para quem esteve no IAB, pensando no futuro, quando a profissão do arquiteto for muito mais valorizada pela sociedade em cidades mais planejadas”. Carlos Alberto Santana – Ex-presidente do IAB-RS

“O CAU representa oportunidade de realizar a valorização profissional por meio dos instrumentos legais que o conselho nos proporciona”. Gislaine Saibro – Suplente do CAU.

“O CAU representa liberdade dos arquitetos e urbanistas. Hoje comemoramos, mas também sentimos falta de Niemeyer. É também uma homenagem a ele”. Luiz Fiori – Núcleo do IAB em Erechim.

“Esse primeiro ano do CAU consolida um sonho e aumenta a visibilidade dos arquitetos e sua responsabilidade quanto ao papel do desenvolvimento das cidades”. Márcio Lontra – Núcleo do IAB em Rio Grande

“Com esse Conselho podemos defender nossos interesses e a classe. Agora temos uma identificação maior. Assim a classe se torna mais fortalecida”. Gabriela Sobrosa – Mocidade Independente do IAB-RS.

“Estou participando do IAB desde as décadas de 40 e 50. Hoje é um dia muito especial. O IAB é parte da minha vida”. Vera Fabrício – 1ª Arquiteta do RS.

"Festejamos uma vitória nesta festa. Reunimos as entidades mais representativas. Homenageamos pessoas de muita influência. Foi um resgate do passado e uma aposta no futuro”. Nirce Saffer – Núcleo do IAB em Pelotas.

“O momento tão esperado finalmente aconteceu. Muitos lutaram por isso e agora estamos comemorando. Que bom para as novas gerações!”. Iran Rosa – Ex-presidente do IAB-RS.

Fotos: Ederson Nunes

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias