Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

O primeiro Dia dos Arquitetos do resto de nossas vidas

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O título desta matéria, inspirado na frase do arquiteto Edmundo Francisco, do núcleo IAB no Litoral, diz muito sobre o clima de comemoração do Dia do Arquiteto, realizado no sábado, 15 de dezembro, no Solar Conde de Porto Alegre, na Capital. Cerca de 200 pessoas prestigiaram o evento que também marcou o primeiro ano de atividades do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU), além de comemorar os 105 anos do arquiteto Oscar Niemeyer, recentemente falecido.
A festa em ritmo brasileiro teve feijoada na cumbuca, chorinho e também diversas homenagens. A emoção tomou conta dos familiares dos ex-presidentes do IAB-RS Demétrio Ribeiro, Carlos Maximiliano Fayet e Albano Volkmer, no momento em que Haroldo Pinheiro, presidente do CAU-BR, inaugurou a placa fixada com destaque na fachada do Solar.
“Eles foram pessoas fundamentais por suas trajetórias e representatividade. Este é um momento significativo para mim e para a arquitetura brasileira. Também é muito honroso poder estar com meus colegas gaúchos que tanto contribuem para este trabalho”, destacou Haroldo Pinheiro.
Na abertura do cerimonial, o presidente do IAB-RS, Tiago Holzmann da Silva, enfatizou o quanto aquele dia era simbólico para a história recente dos arquitetos. “Estamos vivendo um momento muito positivo da profissão. Os arquitetos estão organizados e unidos para evoluir com a atuação do CAU e também pela liderança das entidades, cada dia mais fortalecidas”, destacou Silva, acrescentando ainda que as entidades aprenderam a se relacionar com maturidade e de forma complementar.
O presidente do CAU-RS, Roberto Py, recebeu a distinção pelo primeiro ano de atuação no Conselho. Ele afirmou que 2012 foi um período fundamental para organizar serviços internos e que o próximo deverá ser voltado a ações externas e fortalecimento da profissão. “Nossa missão é levar o CAU para um contato cada vez maior com arquitetos e urbanistas”, adiantou Py.
O arquiteto Cesar Dorfman, representante do Rio Grande do Sul no CAU BR como Conselheiro Federal, também foi homenageado pelo IAB RS.
As festividades do Dia do Arquiteto encerraram à noite com o evento “Estação Gasômetro: Próxima Parada…”, promovido pelo IAB-RS com o apoio, parceria e realização do grupo de arquitetos Mocidade Independente e o Projeto Tela da Cidade, da Secretaria Municipal da Cultura. A atividade teve músicas, intervenções artísticas e projeção de fotos e cinema na Praça Júlio Mesquita, em frente à Usina do Gasômetro.

Confira alguns depoimentos de arquitetos e urbanistas:

“É uma data histórica. É o primeiro dia dos arquitetos do resto de nossas vidas”. Edmundo Francisco – Núcleo IAB no Litoral

“É o 1º dia do arquiteto que comemoramos sob a égide do CAU. Essa data será sempre lembrada para quem esteve no IAB, pensando no futuro, quando a profissão do arquiteto for muito mais valorizada pela sociedade em cidades mais planejadas”. Carlos Alberto Santana – Ex-presidente do IAB-RS

“O CAU representa oportunidade de realizar a valorização profissional por meio dos instrumentos legais que o conselho nos proporciona”. Gislaine Saibro – Suplente do CAU.

“O CAU representa liberdade dos arquitetos e urbanistas. Hoje comemoramos, mas também sentimos falta de Niemeyer. É também uma homenagem a ele”. Luiz Fiori – Núcleo do IAB em Erechim.

“Esse primeiro ano do CAU consolida um sonho e aumenta a visibilidade dos arquitetos e sua responsabilidade quanto ao papel do desenvolvimento das cidades”. Márcio Lontra – Núcleo do IAB em Rio Grande

“Com esse Conselho podemos defender nossos interesses e a classe. Agora temos uma identificação maior. Assim a classe se torna mais fortalecida”. Gabriela Sobrosa – Mocidade Independente do IAB-RS.

“Estou participando do IAB desde as décadas de 40 e 50. Hoje é um dia muito especial. O IAB é parte da minha vida”. Vera Fabrício – 1ª Arquiteta do RS.

"Festejamos uma vitória nesta festa. Reunimos as entidades mais representativas. Homenageamos pessoas de muita influência. Foi um resgate do passado e uma aposta no futuro”. Nirce Saffer – Núcleo do IAB em Pelotas.

“O momento tão esperado finalmente aconteceu. Muitos lutaram por isso e agora estamos comemorando. Que bom para as novas gerações!”. Iran Rosa – Ex-presidente do IAB-RS.

Fotos: Ederson Nunes

 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →