Iniciadas há três anos, as obras no Solar Conde de Porto Alegre, sede do IAB-RS e futuro centro cultural, encontram-se atualmente paradas. De acordo com Alberto Ott, coordenador da obra, é necessária a obtenção de R$ 150 mil para a colocação do telhado, o que vai permitir o uso do prédio. Empresas interessadas em doações aproveitam os benefícios da Lei de Incentivo à Cultura (LIC), que desconta 95% do ICMS. Outra forma de doação é o fornecimento de materiais de construção. As empresas que contribuírem com o projeto de restauro terão participação no Painel dos Patrocinadores, espaço para publicidade nos tapumes da obra, utilização do auditório do Solar para eventos, contato com os profissionais através dos veículos de comunicação do IAB-RS, entre outras formas de exposição da marca. O projeto de restauro da parte nova foi vencido em concurso público pelos arquitetos Marcos Almeida, Ana Pellegrini, Carla Mendes e Daniel Fischmann. A nova sede prevê espaços para cursos, exposições, livraria especializada, restaurante e bar.

Em meio à revisão do Plano Diretor, a Conselheira do IAB RS Clarice Oliveira alerta para a importância de planejar as cidades com um olhar global e multissetorial
Em participação na live do Matinal Jornalismo nesta quarta-feira (10/08), a arquiteta destacou que esse debate é permeado por pressão do mercado imobiliário.