Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ObservaPOA promove seminário sobre Plano de Metas para Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nesta quinta-feira, dia 26 de maio, a partir das 9h, o ObservaPOA promove o Seminário Discutindo um Plano de Metas para Porto Alegre, no auditório da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (Rua Duque de Caxias, 1691, Centro Histórico). O evento integra a programação do V Congresso da Cidade. Durante o encontro será conhecida a experiência de São Paulo, onde foi criada uma lei que exige do prefeito a apresentação de um programa de metas para a gestão. Terá início, então, o debate sobre a inclusão de mecanismo semelhante em Porto Alegre.

A Secretaria de Coordenação Política e Governança Local (SMGL) confirmou a presença do coordenador-executivo do Movimento Nossa São Paulo, Mauricio Broinizi, responsável pela proposta da Lei do Plano de Metas na capital paulista. A participação é aberta aos interessados e a confirmação de presença deve ser feita pelo telefone (51) 3289-6660.

O movimento Nossa São Paulo já foi reproduzido em cidades como Recife, Petrópolis, São Luís do Maranhão, Rio de Janeiro, Campinas, Teresópolis, Ilha Bela e Belo Horizonte. E também em cidades da América Latina, como Buenos Aires, Córdoba e Mendozza, na Argentina; e Lima e Turrilho, no Chile. Os coordenadores estão montando uma rede latino-americana de cidades sustentáveis.

Desde o início, o movimento contou com o apoio de 250 organizações da sociedade. Hoje esse número chega a 650, incluindo micro, médias e grandes empresas. Essas parcerias monitoram projetos públicos e metas. A emenda nº. 30 na Lei Orgânica de São Paulo foi aprovada em fevereiro de 2008, por mobilização da Rede Nossa São Paulo. A legislação compromete os sucessivos prefeitos a apresentarem um programa detalhado de governo, com metas claras e prestação de contas semestral.

O Seminário é promovido pela da Prefeitura de Porto Alegre, Observa POA, Rede Nossa São Paulo, FAUPUCRS, UNISINOS, UFRGS, AVINA, NET IMPACT e Agenda 2020. O movimento foi criado em 2006, por forte influência da sociedade, incomodada com a carência de um planejamento de metas do poder público municipal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →