Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

ObservaPOA promove seminário sobre Plano de Metas para Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Nesta quinta-feira, dia 26 de maio, a partir das 9h, o ObservaPOA promove o Seminário Discutindo um Plano de Metas para Porto Alegre, no auditório da Fundação de Economia e Estatística do Rio Grande do Sul (Rua Duque de Caxias, 1691, Centro Histórico). O evento integra a programação do V Congresso da Cidade. Durante o encontro será conhecida a experiência de São Paulo, onde foi criada uma lei que exige do prefeito a apresentação de um programa de metas para a gestão. Terá início, então, o debate sobre a inclusão de mecanismo semelhante em Porto Alegre.

A Secretaria de Coordenação Política e Governança Local (SMGL) confirmou a presença do coordenador-executivo do Movimento Nossa São Paulo, Mauricio Broinizi, responsável pela proposta da Lei do Plano de Metas na capital paulista. A participação é aberta aos interessados e a confirmação de presença deve ser feita pelo telefone (51) 3289-6660.

O movimento Nossa São Paulo já foi reproduzido em cidades como Recife, Petrópolis, São Luís do Maranhão, Rio de Janeiro, Campinas, Teresópolis, Ilha Bela e Belo Horizonte. E também em cidades da América Latina, como Buenos Aires, Córdoba e Mendozza, na Argentina; e Lima e Turrilho, no Chile. Os coordenadores estão montando uma rede latino-americana de cidades sustentáveis.

Desde o início, o movimento contou com o apoio de 250 organizações da sociedade. Hoje esse número chega a 650, incluindo micro, médias e grandes empresas. Essas parcerias monitoram projetos públicos e metas. A emenda nº. 30 na Lei Orgânica de São Paulo foi aprovada em fevereiro de 2008, por mobilização da Rede Nossa São Paulo. A legislação compromete os sucessivos prefeitos a apresentarem um programa detalhado de governo, com metas claras e prestação de contas semestral.

O Seminário é promovido pela da Prefeitura de Porto Alegre, Observa POA, Rede Nossa São Paulo, FAUPUCRS, UNISINOS, UFRGS, AVINA, NET IMPACT e Agenda 2020. O movimento foi criado em 2006, por forte influência da sociedade, incomodada com a carência de um planejamento de metas do poder público municipal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →