Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Os arquitetos e suas circunstâncias

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

O filósofo espanhol Ortega y Gasset, há quase um século, escreveu que as pessoas são fruto também das suas circunstâncias, do imponderável, do ambiente. São fruto, evidentemente, das pessoas que as cercam, das que se relacionam, das que levam um pouco das experiências e das que deixam suas contribuições. São fruto, ainda, das que contribuem com o seu aprimoramento, das que transformam. Mas é certo, também, que as circunstâncias podem ser escolhidas, podem ser eleitas. Os arquitetos e urbanistas são, pois, certamente fruto das circunstâncias que os cercam e podem escolher. Escolher, sim, com quem contar para a construção da sua independência, para a construção do seu futuro. Estas indagações ficaram muito claras para as Entidades Nacionais dos arquitetos e urbanistas que se reuniram, talvez circunstancialmente, em Porto Alegre no final do mês de janeiro próximo passado. A Reunião nº 121 do Conselho Superior do IAB, ocorrida nos dias 22 a 25 de janeiro, antecedendo ao 5º Fórum Social Mundial, oportunizou o encontro entre os Presidentes e diversos colegas da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas – FNA, da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura – ABEA, da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA e do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB. As Entidades Nacionais, é claro, podem escolher o caminho a ser seguido para a construção da via de acesso que levará à aprovação definitiva do Projeto de Lei nº 347/03 que regulamenta a arquitetura e urbanismo e cria os Conselhos Federal e Regionais de Arquitetura e Urbanismo. Podem definir quais os condicionantes que poderão ser elencados para o encaminhamento, tanto na Presidência da República, quanto no Congresso Nacional, na condução do processo de aprovação do Projeto de Lei que, definitivamente, reconheça oficialmente os conceitos da arquitetura e do urbanismo e a independência dos arquitetos e urbanistas.
Os arquitetos e urbanistas só não podem mudar o conceito de arquitetura e urbanismo, porque edifícios e cidades são arquitetura e urbanismo. Ou então não serão mais arquitetos e urbanistas. E têm sim o livre arbítrio para tomar decisões. Sim, decisões para assumirem sua independência e não ficarem dependentes da atual Lei Federal, que os vincula a uma legislação superada.
Espera-se, pois, justamente, que as lideranças nacionais dos arquitetos e urbanistas tomem a decisão de escolher o processo político, nas atuais circunstâncias, para democraticamente encaminhar o Projeto de Lei que supere as contradições atuais, conceituando a arquitetura e urbanismo e definindo a independência da profissão.
Arq. José Albano Volkmer

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS participa de reunião de projetos para reconstrução do Rio Grande do Sul

Ocorreu na quinta-feira, 18 de julho, em Porto Alegre, uma reunião com representantes da Secretaria Extraordinária da Presidência da República para Apresentação de propostas à Reconstrução do Rio Grande do Sul (SERS) e entidades. A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, apresentou o projeto Concurso Público de Equipes para atrair profissionais de planejamento de bairros e projetos de melhoria e provisão habitacional.

Leia Mais →

Cerimônia marca o início da construção do Memorial às vítimas da Boate Kiss

O ato foi realizado na manhã do dia 10 de julho, na cidade de Santa Maria, 11 anos após a tragédia. Parentes, amigos, população, entidades e o poder público estiveram presentes no ato, que simbolizou a demolição do prédio que abrigava a boate. O memorial é fruto de um concurso público nacional realizado em 2018 pelo IAB RS e o seu núcleo de Santa Maria, a Prefeitura Municipal de Santa Maria e a Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS retoma editais de cultura

Após uma pausa por conta das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul, o IAB RS está pronto para a retomada dos editais de cultura. Os contemplados no Edital Galeria Espaço IAB e no Edital de Ocupação Artístico-Cultural serão divulgados na próxima quarta-feira, 10 de julho.

Leia Mais →

Exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos” reabre no IAB RS

Em virtude dos efeitos da crise climática que se abateu sobre Porto Alegre e Rio Grande do Sul, a visitação da exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, inaugurada no dia 25 de abril no IAB RS, foi interrompida. A iniciativa foi reaberta no dia 3 de julho, e segue em cartaz até 31 de julho, com visitação disponível de segunda à sexta, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h30.

Leia Mais →

Nota de falecimento: Emil Bered

Faleceu hoje, 2 de julho, em Porto Alegre, o arquiteto e ex-presidente do IAB RS Emil Bered. As homenagens serão realizadas na capela 3 do Crematório Metropolitano, em Porto Alegre, a partir das 12h, e a cremação será às 17h.

Leia Mais →

IAB relembra manifesto contra A LGBTQIA+fobia

No encerramento do mês do orgulho LGBTQIA+, rememoramos o manifesto lançado há quatro anos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), elaborado pelos arquitetos Natan Arend, Igor Vetyemy e Luiz Sarmento. O IAB reitera seu firme compromisso com a defesa da diferença, da liberdade e dos direitos da comunidade LGBTQIA+. Em 28 de junho, celebra-se o Dia de Luta contra a LGBTQIA+fobia, data que evoca a Revolta de Stonewall em 1969, marco inicial na resistência contra décadas de opressão e criminalização policial da comunidade LGBTQIA+.

Leia Mais →