Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Os arquitetos e suas circunstâncias

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O filósofo espanhol Ortega y Gasset, há quase um século, escreveu que as pessoas são fruto também das suas circunstâncias, do imponderável, do ambiente. São fruto, evidentemente, das pessoas que as cercam, das que se relacionam, das que levam um pouco das experiências e das que deixam suas contribuições. São fruto, ainda, das que contribuem com o seu aprimoramento, das que transformam. Mas é certo, também, que as circunstâncias podem ser escolhidas, podem ser eleitas. Os arquitetos e urbanistas são, pois, certamente fruto das circunstâncias que os cercam e podem escolher. Escolher, sim, com quem contar para a construção da sua independência, para a construção do seu futuro. Estas indagações ficaram muito claras para as Entidades Nacionais dos arquitetos e urbanistas que se reuniram, talvez circunstancialmente, em Porto Alegre no final do mês de janeiro próximo passado. A Reunião nº 121 do Conselho Superior do IAB, ocorrida nos dias 22 a 25 de janeiro, antecedendo ao 5º Fórum Social Mundial, oportunizou o encontro entre os Presidentes e diversos colegas da Federação Nacional de Arquitetos e Urbanistas – FNA, da Associação Brasileira de Ensino de Arquitetura – ABEA, da Associação Brasileira de Escritórios de Arquitetura – AsBEA e do Instituto de Arquitetos do Brasil – IAB. As Entidades Nacionais, é claro, podem escolher o caminho a ser seguido para a construção da via de acesso que levará à aprovação definitiva do Projeto de Lei nº 347/03 que regulamenta a arquitetura e urbanismo e cria os Conselhos Federal e Regionais de Arquitetura e Urbanismo. Podem definir quais os condicionantes que poderão ser elencados para o encaminhamento, tanto na Presidência da República, quanto no Congresso Nacional, na condução do processo de aprovação do Projeto de Lei que, definitivamente, reconheça oficialmente os conceitos da arquitetura e do urbanismo e a independência dos arquitetos e urbanistas.
Os arquitetos e urbanistas só não podem mudar o conceito de arquitetura e urbanismo, porque edifícios e cidades são arquitetura e urbanismo. Ou então não serão mais arquitetos e urbanistas. E têm sim o livre arbítrio para tomar decisões. Sim, decisões para assumirem sua independência e não ficarem dependentes da atual Lei Federal, que os vincula a uma legislação superada.
Espera-se, pois, justamente, que as lideranças nacionais dos arquitetos e urbanistas tomem a decisão de escolher o processo político, nas atuais circunstâncias, para democraticamente encaminhar o Projeto de Lei que supere as contradições atuais, conceituando a arquitetura e urbanismo e definindo a independência da profissão.
Arq. José Albano Volkmer

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →