Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Os diferentes “Brasis” na mira do IAB Nacional

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Um país de dimensões continentais, com distintas identidades regionais e diferentes modos de pensar e fazer as cidades, mas que esteja integrado através de uma política de defesa e valorização da Arquitetura e Urbanismo. Esta é a visão do novo Presidente Nacional do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Nivaldo Andrade Junior, 40, baiano, natural de Salvador, que acaba de ser eleito para a gestão 2017-2020.

Ressignificar a Arquitetura e o Urbanismo junto à sociedade é um dos desafios do IAB Nacional, uma tarefa que vai exigir uma maior aproximação da entidade junto aos profissionais da área, através dos seus departamentos estaduais e núcleos municipais e regionais, reativando os departamentos inativos e criando novos núcleos no interior dos Estados.

O diálogo com os arquitetos e urbanistas brasileiros passa também pela defesa da formação continuada e pela realização do UIA 2020 Rio –27º Congresso Mundial de Arquitetos, evento que será realizado pelo IAB, com a colaboração das demais entidades de arquitetos brasileiras, pela primeira vez no Brasil e deve reunir entre 10 mil e 13 mil participantes de todo o mundo.

Outros pontos enfatizados na plataforma de trabalho da Direção Nacional do IAB são a defesa e valorização dos concursos públicos como modalidade obrigatória de contratação de projetos de Arquitetura e Urbanismo, no caso de obras públicas, e a defesa e valorização do projeto completo e da Assistência Técnica em arquitetura e urbanismo para a população de baixa renda.

“Nossa agenda de trabalho contempla ainda o protagonismo do IAB na política profissional, dando seguimento a uma história de reflexão e participação ativa nas questões mais relevantes nacionalmente, no só nos campos da Arquitetura e Urbanismo, mas também das cidades e do território, da cultura e do meio ambiente”, afirma Nivaldo Andrade Junior.

IAB-BA ganha protagonismo – Esta é a segunda vez que a Bahia sedia a Diretoria Nacional do IAB, desde a gestão do arquiteto Benito Sarno (1970-1972). A presidente do IAB-BA, Solange Araújo, também participa da nova Direção Nacional como diretora administrativa-financeira, ao lado do secretário–geral, o também baiano Luiz Antônio de Souza, ex-Presidente do IAB-BA.  

“Sediar esta importante entidade profissional é uma honra e muito prestígio para o Departamento da Bahia (IAB-BA), mas, ao mesmo tempo, representa uma enorme responsabilidade. É trazer para o IAB-BA o protagonismo nacional na condução da política, da produção arquitetônica e do exercício profissional. É liderar nas questões do desenvolvimento urbano, do planejamento regional e da política urbana, da criação do equipamento e do objeto, na defesa do patrimônio cultural, edificado e natural e, na formação. É defender a postura ética em todas as etapas do exercício profissional”, afirma Solange.

A presidente do IAB-BA propõe uma construção participativa com todos os departamentos da Federação, respeitando as especificidades de cada região brasileira, buscando a valorização profissional e aumentando o associativismo. “Defender a integridade do projeto e o concurso de projeto da obra pública é uma das pautas principais do IAB, como forma de democratização dos contratos, maior possibilidade de qualidade técnica, além da contratação de projetos de arquitetura e urbanismo desenvolvidos em todas as suas etapas”, destaca Solange.

Nova Diretoria Nacional IAB (2017-2020):

Presidente Nacional: Nivaldo Andrade (IAB-BA)
Vice-Presidente Nacional: Fabiano Melo (IAB-PB)
Secretário Geral: Luiz Antônio de Souza (IAB-BA)
Diretora Administrativa e Financeira: Solange Araujo (IAB-BA)
Diretor Cultural: Roberto Ghione (IAB-PE)
Vice-Presidente Região Centro-Oeste: Carlos Lucas Mali (IAB-MS)
Vice-Presidente Região Nordeste: Custodio Santos (IAB-CE)
Vice-Presidente Região Norte: José Augusto Bessa (IAB-AM)
Vice-Presidente Região Sudeste: Fernando Túlio Franco (IAB-SP)
Vice-Presidente Região Sul: Carlos Alberto Sant’Ana (IAB-RS)
Vice-Presidente Extraordinário Caixa de Fomento e Sustentabilidade: Luiz Reis (IAB-PR)
Vice-Presidente Extraordinário Valorização Profissional: Célio Melis (IAB-DF)
Vice-Presidente Extraordinário Núcleos: Aníbal Verri Junior (IAB-PR)
Vice-Presidente Extraordinário Congresso UIA 2020 RIO: Nadia Somekh (IAB-SP)

*****
Nivaldo Andrade Junior é doutor em Arquitetura e Urbanismo (FAUFBA), membro da atual diretoria do IAB-BA, entidade na qual foi presidente no biênio 2012 – 2014. É professor da Faculdade de Arquitetura, do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-CECRE) da UFBA. Foi secretário executivo da Federación Panamericana de Asociaciones de Arquitectos (FPAA), entre 2012 e 2016, e Vice-Presidente Extraordinário Nacional do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), entre 2012 e 2014. Recebeu o Primeiro lugar no Prêmio Caixa-IAB 2006 – Concurso Nacional de Idéias e Soluções para a Habitação Social no Brasil; e o 3º lugar no 1º Prêmio de Arquitetura Akzo Nobel para obras construídas de jovens arquitetos brasileiros

*****
O IAB é a mais antiga das entidades brasileiras dedicadas aos temas ligados à Arquitetura, à cidade brasileira e ao exercício da profissão. É herdeiro do Instituto Brasileiro de Arquitectura, fundado no Rio de Janeiro em 26 de janeiro de 1921.  Sem fins lucrativos, o IAB se dedica a temas essenciais ao arquiteto, à cultura arquitetônica e à sociedade. Formado por 26 departamentos em diferentes unidades da Federação, é liderado pela Direção Nacional, núcleo responsável pela articulação e pela coordenação dos departamentos, bem como pelas ações de abrangência nacional e internacional.
Por meio da Direção Nacional, o IAB se faz representar nos órgãos da administração federal e se vincula a entidades internacionais, com destaque para a União Internacional de Arquitetos (UIA), órgão consultivo da UNESCO para assuntos relativos ao habitat e à qualidade do espaço construído, a Federação Pan-Americana de Associações de Arquitetos (FPAA) e o Conselho Internacional de Arquitetos de Língua Portuguesa (CIALP).
O Departamento da Bahia (IAB/BA), um dos entes federativos, foi fundado em 1954 e, atualmente, coordena a Comissão de Política Urbana e Habitação do IAB Nacional. O IAB tem assento em vários órgãos internacionais e nacionais, entre os quais o Conselho Consultivo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →

IAB RS participa da 178ª reunião do COSU

O correu em Aracaju, nos dias 22 e 24 de abril, o 1º Seminário Nacional de Arquitetura e Urbanismo do estado de Sergipe (ArqUrb.SE). Na sequência, entre os dias 25 e 27 de abril, foi realizada a 178ª Reunião do Conselho Superior do IAB (COSU), com abrangência nacional. Os dois eventos foram promovidos pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Sergipe (IAB-SE) com apoio do IAB Nacional. O IAB RS esteve presente na reunião.

Leia Mais →

Primeira fase da requalificação da Avenida 25 de Julho em Flores da Cunha iniciará em maio

Flores da Cunha de cara nova: a partir do mês de maio, a principal via da cidade – que conecta o município de norte a sul – será requalificada. A iniciativa da administração municipal iniciou ainda em 2021, com o lançamento do Concurso Público Nacional “Avenida 25 de Julho”, realizado em parceria com o IAB RS, e apoio do CAU/RS e da ABAP, e resultou em um novo projeto estético e funcional para a Avenida 25 de Julho. Em função das chuvas, a prefeitura informou que a cerimônia de início da obra, com o lançamento da Pedra Fundamental, foi adiada, e nova data será divulgada em breve.

Leia Mais →

Outras Notícias

50 anos do retorno da democracia em Portugal e colônias africanas é celebrado com exposição no IAB RS

Em 25 de abril de 1974 Portugal retomava o regime democrático, após um longo período de ditadura iniciada em 1933. A chamada Revolução dos Cravos é relembrada, 50 anos depois, por meio de uma exposição organizada pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, e curadoria de Airton Cattani e Daniela Fialho, que colecionou 47 cartazes de manifestações distribuídos nas ruas no período da revolução. A exposição segue aberta no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre), com visitação gratuita de segunda a sexta-feira, das 10h às 12h, e das 14h30 às 17h, até o dia 24 de maio.

Leia Mais →

Na mídia: Diretora adjunta de comunicação do IAB RS, Karolina Silva participou de bate-papo sobre mobilidade e mudanças climáticas, na TVE

O tema mobilidade urbana e mudanças climáticas, cada vez mais urgente em todas as esferas de debate, foi tema do programa Rodar, da TVE RS, apresentado por Pati Salvadori, na noite do dia 25 de abril. O bate-papo contou com a presença da diretora de comunicação adjunta do IAB RS, karolina Silva, e da ciclista e ativista Carol Strüssmann.

Leia Mais →

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →