Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Paisagem urbana foi pauta de evento no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na última quarta-feira (21/08) o IAB-RS promoveu a mesa redonda “Paisagem Urbana”, com a participação dos profissionais Mario Verdi, Luiz Merino de Freitas Xavier e Gilberto Cabral como palestrantes e Humberto Hickel como mediador.
Na ocasião, os participantes defenderam sua visão sobre a paisagem da cidade como patrimônio de todos. Para eles, é necessário buscar a sustentabilidade da cidade, incorporando a perspectiva de longa permanência das construções no tempo, valorizando a ideia de que adequar e reciclar edifícios é mais sustentável do que demolir.
O tema do evento é destaque no item 6 do documento “10 pontos por um Projeto de Cidade”, elaborado pelo IAB-RS em 2013, que diz que é fundamental propor planos que mantenham a identidade dos bairros, qualificando seus espaços e respeitando as preexistências, de forma a reforçar os vínculos do cidadão com a história da cidade. O documento salienta ainda a importância de valorizar políticas de patrimônio ambiental – natural e cultural – voltadas à qualificação especial das paisagens representativas, em diferentes escalas territoriais.
A atividade fez parte da programação cultural “Desafios Urbanos”, que vem acontecendo desde o início do ano, com o objetivo amplificar uma visão compartilhada sobre a produção da cidade.
Saiba mais sobre os palestrantes:
Mário Verdi – presidente da Associação dos Profissionais em Design do RS, Diretor Regional da Associação Brasileira das Empresas de Design (ABEDESIGN) e Coordenador do Quero Ver Porto Alegre, movimento pela qualificação da paisagem urbana do município.
Luiz Merino de Freitas Xavier – Arquiteto e Urbanista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, membro associado do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Icomos/Brasil e professor titular da Universidade de Caxias do Sul.
Gilberto Cabral – professor titular da UFRGS, arquiteto e urbanista com mestrado em Planejamento Urbano e Regional e doutorado em História pela UFRGS. O evento terá mediação do arquiteto Humberto Hickel.

As Quartas no IAB têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →