Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Paisagem urbana foi pauta de evento no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na última quarta-feira (21/08) o IAB-RS promoveu a mesa redonda “Paisagem Urbana”, com a participação dos profissionais Mario Verdi, Luiz Merino de Freitas Xavier e Gilberto Cabral como palestrantes e Humberto Hickel como mediador.
Na ocasião, os participantes defenderam sua visão sobre a paisagem da cidade como patrimônio de todos. Para eles, é necessário buscar a sustentabilidade da cidade, incorporando a perspectiva de longa permanência das construções no tempo, valorizando a ideia de que adequar e reciclar edifícios é mais sustentável do que demolir.
O tema do evento é destaque no item 6 do documento “10 pontos por um Projeto de Cidade”, elaborado pelo IAB-RS em 2013, que diz que é fundamental propor planos que mantenham a identidade dos bairros, qualificando seus espaços e respeitando as preexistências, de forma a reforçar os vínculos do cidadão com a história da cidade. O documento salienta ainda a importância de valorizar políticas de patrimônio ambiental – natural e cultural – voltadas à qualificação especial das paisagens representativas, em diferentes escalas territoriais.
A atividade fez parte da programação cultural “Desafios Urbanos”, que vem acontecendo desde o início do ano, com o objetivo amplificar uma visão compartilhada sobre a produção da cidade.
Saiba mais sobre os palestrantes:
Mário Verdi – presidente da Associação dos Profissionais em Design do RS, Diretor Regional da Associação Brasileira das Empresas de Design (ABEDESIGN) e Coordenador do Quero Ver Porto Alegre, movimento pela qualificação da paisagem urbana do município.
Luiz Merino de Freitas Xavier – Arquiteto e Urbanista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, membro associado do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Icomos/Brasil e professor titular da Universidade de Caxias do Sul.
Gilberto Cabral – professor titular da UFRGS, arquiteto e urbanista com mestrado em Planejamento Urbano e Regional e doutorado em História pela UFRGS. O evento terá mediação do arquiteto Humberto Hickel.

As Quartas no IAB têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias