Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Paisagem urbana foi pauta de evento no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Na última quarta-feira (21/08) o IAB-RS promoveu a mesa redonda “Paisagem Urbana”, com a participação dos profissionais Mario Verdi, Luiz Merino de Freitas Xavier e Gilberto Cabral como palestrantes e Humberto Hickel como mediador.
Na ocasião, os participantes defenderam sua visão sobre a paisagem da cidade como patrimônio de todos. Para eles, é necessário buscar a sustentabilidade da cidade, incorporando a perspectiva de longa permanência das construções no tempo, valorizando a ideia de que adequar e reciclar edifícios é mais sustentável do que demolir.
O tema do evento é destaque no item 6 do documento “10 pontos por um Projeto de Cidade”, elaborado pelo IAB-RS em 2013, que diz que é fundamental propor planos que mantenham a identidade dos bairros, qualificando seus espaços e respeitando as preexistências, de forma a reforçar os vínculos do cidadão com a história da cidade. O documento salienta ainda a importância de valorizar políticas de patrimônio ambiental – natural e cultural – voltadas à qualificação especial das paisagens representativas, em diferentes escalas territoriais.
A atividade fez parte da programação cultural “Desafios Urbanos”, que vem acontecendo desde o início do ano, com o objetivo amplificar uma visão compartilhada sobre a produção da cidade.
Saiba mais sobre os palestrantes:
Mário Verdi – presidente da Associação dos Profissionais em Design do RS, Diretor Regional da Associação Brasileira das Empresas de Design (ABEDESIGN) e Coordenador do Quero Ver Porto Alegre, movimento pela qualificação da paisagem urbana do município.
Luiz Merino de Freitas Xavier – Arquiteto e Urbanista da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, membro associado do Conselho Internacional de Monumentos e Sítios Icomos/Brasil e professor titular da Universidade de Caxias do Sul.
Gilberto Cabral – professor titular da UFRGS, arquiteto e urbanista com mestrado em Planejamento Urbano e Regional e doutorado em História pela UFRGS. O evento terá mediação do arquiteto Humberto Hickel.

As Quartas no IAB têm o patrocínio da Caixa Econômica Federal.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →