Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Palestra Habitat III + Dia do SIG em Porto Alegre

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O IAB RS está promovendo na noite desta quarta-feira (16/11) palestra com o arquiteto Alexandre Santos apresentando relatos sobre o Habitat III – contradições, parcerias e informações geográficas na nova agenda urbana. O evento faz parte do Dia do SIG de Porto Alegre, que por sua vez faz parte do GIS Day internacional.

A Casa das Cidades enviou o arquiteto Alexandre para a conferência internacional, para representar sua participação no Projeto GeoSUMR, uma cooperação internacional para disseminação das geotecnologias para a gestão das cidades.

"A Nova Agenda Urbana prepara o terreno para os próximos 20 anos das políticas e esforços internacionais para o desenvolvimento urbano. Ela foi apresentada na Habitat III, realizada em Quito 20 anos após a conferência anterior realizada em Istanbul", explicou o arquiteto.

Segundo ele, este tema dominou grande parte da conferência e se apresentou como uma das maiores ferramentas para lidar com a complexidade das cidades mundiais: abundaram sistemas, programas integrados, frameworks para o monitoramento de informação e conjunto de dados diversos.

"Claro que nem tudo são flores e perceberam-se diversas contradições entre discurso e prática, entre o high profile dos delegados nacionais e as questões urgentes das cidades ao redor do mundo", destacou Alexandre. #iabrs #newurbanagenda #gisdayinternational

Mais sobre o palestrante:

Alexandre Pereira Santos – Arquiteto e Urbanista pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), possui mestrado acadêmico em Arquitetura e Urbanismo na Universidade Federal de Pelotas (2015). É membro do Conselho Superior do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento RS, Membro da Zona de Inovação Sustentável, sócio da 3C Arquitetura e Urbanismo e professor de urbanismo no Centro Universitário Univates. Desenvolve pesquisa nas áreas da Teoria da Urbanização e do Urbanismo Contemporâneo sobre forma da cidade enquanto processo social, relações com a pobreza e ambiente natural através da modelagem das dinâmicas urbanas, com uso de geotecnologias, modelagem com autômatos celulares (CA) e baseada em agentes (ABM). Tem atuação profissional na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em planejamento e projeto urbano, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento urbano, habitação, políticas públicas, projeto urbano e processos participativos.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias