Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Palestra Operação Urbana Consorciada do 4º Distrito

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O 4º distrito de Porto Alegre foi pauta de evento promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) na noite desta quarta-feira (21/09). A palestra “Operação Urbana Consorciada do 4º Distrito: Plano Master”, foi ministrada pelo arquiteto e professor da UFRGS Benamy Turkienicz e teve como debatedores o arquiteto Iran Rosa e o historiador Francisco Marshall.

Pela sua localização estratégica e oportunidades espaciais o 4º Distrito em Porto Alegre constitui território que está a demandar um olhar especial por parte de todos os envolvidos na produção da cidade. Mediante convênio entre a Prefeitura de Porto Alegre e a universidade foi aberta a possibilidade de aprofundar esta discussão.

O desafio de promover a revitalização urbana e a reconversão econômica neste setor urbano foi apresentado por Benamy Turkienicz, envolvendo o processo de proposição de um Master Plan. O professor da UFRGS falou sobre a formulação de uma legislação com os conteúdos de uma Operação Urbana Consorciada, conforme Estatuto da Cidade, para esta parcela da cidade.

“O Quarto Distrito é o filtro de entrada e saída da cidade e podemos pensar como este grande filtro acaba sendo tão degradado, tão pobre de atividades econômicas, já que ele tem altíssima acessibilidade”, observou Benany.

"Temos obras urbanas que não foram pensadas pelo conjunto municipal como a Ponte do Guaíba, o Metrô, e a Avenida Farrapos, por exemplo. Porto Alegre teve obras de cunho metropolitano sem nenhuma reação com a trama viária municipal, e por causa desta inércia o setor oeste ficou isolado do resto da cidade", disse o professor.

A estratégia regional para o Quarto Distrito é criar programas econômicos e sociais em escala regional nas áreas de saúde, tecnologia da informação, economia criativa e educação superior. Como estratégica municipal a ideia é criar projetos de moradia, serviços, cultura e lazer.

"A ideia do sistema viário é que possamos ter essa ligação dos principais eixos de articulação municipal com eixos de articulação regional, visando atrair investimentos. Precisamos casar estas malhas e oferecer o que o município já tem, com sinergia dos modais integrados”, destacou o palestrante.

Segundo ele, o projeto busca potencializar parcerias públicas e privadas, visando financiamento destas estruturas. Também queremos estimular a criação de atividades econômicas e sociais, baseado consolidando arranjos produtivos locais.

O arquiteto Iran Rosa, debatedor do evento, se disse entusiasmado com a alternativa de desenvolvimento urbano, econômico, social e cultural para alavancar um grande processo revitalização num pequeno território da cidade. “A gente teima em acreditar que o projeto será sempre possível, e às vezes é, entretanto nem sempre como a gente pensou. Então, pergunto, de que modo este Master Plan vai acontecer e como a cidade vai absorver estas mudanças? E com que base nós podemos sustentar que o Master Plan aconteça com esta integração e eficiência desejada?"

Benany garantiu que uma das possibilidades é com a utilização do Estatuto da Cidade, o que não é uma novidade brasileira. "Não podemos ficar à mercê do Plano Diretor, que é mecanismo regulador e não tem a mesma capacidade que um projeto de reunir um conjunto de parceiros e atores de uma maneira bem definida com a dimensão tempo. Temos um caldo altamente realista, por si só o quarto distrito tem este potencial”, enfatizou.

O historiador Francisco Marshall afirmou que é um enorme desafio trabalhar numa área degradada, com esgotamento de ciclos sociais e econômicos. “Como ocorrerá a conversão de um bairro que já tem um perfil que não corresponde ao projeto?", questionou. Para o historiador, a iniciativa encontra uma cidade com pessoas que estão escaldadas com projetos fracassados como o do Cais Mauá, de baixíssima qualidade arquitetônica e falta de consistência econômica e escassez de diálogo. “A tua presença aqui já ajuda a termos um cenário importante de diálogo e reflexão. Mas ainda tememos a gentrificação de intervenções, marcada com uma presença massiva de capital concentrado”, revelou Marshall.

“Quanto o assunto é gentrificação a imagem que tenho é do bairro Cidade Baixa. Isso se reequilibra com o tempo, é um bom modelo de bairro. Existe um patrimônio cultural no Quarto Distrito e queremos resgatar o que já existiu. Tem famílias que estão lá há mais de 70 anos. Existem hábitos que queremos incorporar em novas tradições. É possível termos integração social”, acredita Benamy Turkienicz.

Vídeo do evento disponível em:
https://www.youtube.com/user/iabrstv

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →