Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

“Planejamento e Controle de Obras” – curso de pós graduação no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS PARA ARQUITETOS, URBANISTAS E ENGENHEIROS
MBA – 420h

JUSTIFICATIVA DO CURSO:
Não existe no mercado instituição de ensino que ofereça este curso. Visa qualificar profissionais da área de Arquitetura para o mercado de Planejamento e Controle de Obras (PCO). Este é o nicho de mercado na área de Arquitetura que mais tem crescido e absorvido profissionais, nos últimos cinco anos.

OBJETIVO DO CURSO:
O curso visa dar ao profissional da área de arquitetura e urbanismo a formação completa e detalhada sobre Planejamento e Controle de Obras, através de uma metodologia de aplicação prática para ser utilizada no gerenciamento de obras.
Esta metodologia inclui todos os procedimentos e instrumentos necessários para garantir que a obra seja executada na qualidade requerida pelo projeto, dentro do orçamento, no prazo contratual, e dentro das Normas Ambientais, com sustentabilidade, e segurança.
Aplica-se às obras de construção civil, urbanismo, montagens, e instalações de design de interiores e de diversos tipos, ou obras de manutenção, de pequeno, médio ou grande porte, tanto do setor da Administração Pública, quanto do setor privado.

PÚBLICO ALVO:
Graduados em curso superior de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, e pelo CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:
420 horas de aulas presenciais, sendo em 01 fim de semana por mês.

COORDENAÇÃO:
Coord. Técnica: D. Sc. Walter Maffei – wmaffei@terra.com.br
Coord. Acadêmica: M. Sc. Solange Mathias – solange.mathias@gmail.com

MÓDULOS DO CURSO (20h/aula cada):
1 Introdução ao Planejamento e Controle de Obra
2 Licitações Públicas e Privadas para Contratação da Obra
3 Elaboração do Orçamento da Obra.
4 Programação da Obra: de Prazo, Financeira, de Mão de Obra e de Materiais.
5 Controles: Qualidade, Prazo, Custos, e Rentabilidade
6 Segurança, Higiene e Medicina no Trabalho: Normas, Procedimentos e Instrumentos.
7 Aplicação de Softwares no Planejamento e Controle da Obra.
8 O Impacto do Projeto na Execução da Obra.
9 O Canteiro de Obra e a Valorização da Mão de Obra
10 Sustentabilidade: Reaproveitamento de Resíduos, e Racionalização dos Recursos e de Energia
11 Racionalização da Produção na Obra: Programação dos Serviços, Treinamentos e Produtividade
12 Programação e Controle da Mão de Obra, Equipamentos de Execução da Obra
13 Suprimentos: Compras Técnicas, Diligenciamento e Inspeção de Fabricação de Encomendas Externas
14 Direito Comercial, Civil e Trabalhista na Execução de Obras
15 Impostos, INSS, Encargos Sociais e Seguros na Execução de Obras
16 Aplicação da Metodologia em Diferentes Tipos de Obras
17 Plano de Negócio e de Marketing para Firma Executante de Obra
18 Aplicação da Metodologia em Obras de Conservação e Restauração
19 Projeto de Produção
20 Elaboração de Trabalho Científico / Metodologia.
21 Seminário: Trabalho de Conclusão do Curso: Monografia

PD. SC. MANOEL GONÇALVES RODRIGUES – Pós-Doutor em Economia Ambiental – UNICAM, Pós-Doutor em Transporte e Meio Ambiente – Universidade da Califórnia em Dawis-EUA, Doutor em Engenharia Mecânica – UNICAMP, Mestre em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético – COPPE/UFRJ, MBA em Tecnologia da Informação – UFRJ, e Engenheiro Químico – UFRJ.
D. SC. WALTER MAFFEI – Doutor e Mestre em Arquitetura e Gerenciamento – FAU/USP, Arquiteto – Universidade Mackenzie.
Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Gerenciamento e Execução de Obras da Universidade Bandeirante – SP, Professor titular de Metodologia de Execução de Obras dos Cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil da Universidade São Judas- SP Professor dos Cursos de Extensão de Gerenciamento de Obras em Entidades Profissionais CREA’s, IAB’s.
D.Sc LUCIANA INÊS GOMES MIRON – Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS; Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS; Tem experiência na área de Arquitetura e Engenharia Civil, com ênfase em Gestão do Processo de Projeto.
D.Sc JOSÉ LUIZ DE MELLO CANAL – Doutorado em ARQUITETURA pela UNIVERSIDADE POLITECNICA CATALUNYA(1992); Possui Graduação pela UFRGS e. Atualmente é PROFESSOR da Universitat Politecnica de Catalunya, PROJETISTA da , ASSESSOR RESPONSAVEL da Companhia Siderúrgica da Guanabara, ESTAGIARIO da , CONSULTOR GERAL DE PROJETOS E OBRAS CIVIS do Grupo Gerdau S/A, SOCIO DIRETOR da CANAL & MUSSE CONSULTORIA DE ARQUITETURA E ENGENHARIA LTDA e COORDENADOR DO PROJETO DO MUSEU do FUNDAÇÃO IBERE CAMARGO
D. SC. ÉLIDA SEGUIN – Doutora em Direito Ambiental – UFRJ, Mestre em Direito Público – UFRJ, Especialista em Atualização em Legislação Urbanística – IAB/RJ, Professora da UFRJ, Promotora do Ministério Público–RJ.
M. SC. MARCELO COUTO – Mestre em Sistemas de Gestão – UFF, B.Sc. Direito – UFF, Especialização em Meio Ambiente-COPPE/UFRJ, Gerente da Divisão de Gestão Sustentável da HGB Consultoria, Auditor externo do INMETRO para acreditação deorganismos de certificação da qualidade e ambiental, Instrutor Oficial de cursos de Auditor Líder, Consultor e Auditor de Sistemasde Gestão (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001).
M.Sc JEFERSON DANTAS NAVOLAR – Mestrado (2006) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia na áreade conservação e restauro; Possui titulação de Especialista (1984) e. Atua na execução de projetos e obras de preservação depatrimônio edificado.
M. SC. MARIA IZABEL DE PAULA RIBEIRO – Mestre em Engenharia de Produção – COPPETEC/UFRJ. Atualmente é Arquiteta e Urbanista da UFRJ, Professora Universitário do Centro Universitário Augusto Motta, Professora da Engenharia de Produção doCentro Universitário Augusto Motta, Prof. da Fundação Educacional Rosemar Pimentel.
M. SC. MARCELO AUGUSTO FARIAS DE CASTRO – Mestre em Economia – CAEN/UFC, Mestrando em Administração de
Empresas – UECE, Especialista em Engenharia de Produção Civil – Univ. de Fortaleza, Engenheiro Civil – Univ. de Fortaleza. Sócio daMAFC – Assessoria, Consultoria e Treinamento em Gestão e Finanças Imobiliárias.
M. SC. ALEXANDRE MOURÃO – Mestre em Engenharia de Produção – UFPB; Especialista em Logística Empresarial – UFC;Gerente Técnico da Construtora C. Rolim; Professor da Universidade Fortaleza.
M. SC. VANIA MARIA DUCAP – Mestre em Arquitetura – UFRJ, Graduada em Arquitetura e Urbanismo – UFRJ. Atualmenteé
arquiteta – NÚCLEO DE PESQUISAS EM PLANEJAMENTO E GESTÃO e servidor técnico-administrativo da Universidade Federal doRio de Janeiro. Tem experiência na área de Projetos de Arq. e Instalações Prediais, Execução de Obras Civis.
M. SC. LUIZ ANTÔNIO DE OLIVEIRA MELLO – Mestre em Eng. Quimica – UERJ, Graduado em Engenharia Química – UFF.
Atualmente é professor aposentado da UFRJ e Coordenador do Curso de Graduação de Tecnólogo em Gestão Ambiental e dos Cursos de Eng. do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI), em Niterói-RJ. Especialista em Gestão Ambiental (UNESA),
M. SC. ANTONIO MACÊDO FILHO – Arquiteto pela Universidade Federal da Bahia, Master em Arquitetura Bioclimática e Edifícios Inteligentes pela Universidad Politécnica de Madrid, fundador da Câmara de Arquitetos e Consultores, Professor fundador e primeiro Diretor do Curso de Arquitetura e Urbanismo Sustentável da UniCid – Universidade Cidade de São Paulo, Profissional credenciado LEED Green Associate junto ao U.S. Green Building Council,
M. SC. ELCIO CARELI – Mestre em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação – Centro Paula Souza/SP, Economista, Coautor do Manual de Gestão Ambiental de RCD – A experiência do SINDUSCON/SP;
ESP. HERON FÁBIO SANTOS – Engenharia Civil pela UFPE em 1989. Atuou como Gerente de Informática em diversas
organizações como Grupos Chaves e Grupo Votorantin. é Certificado em Gerenciamento de Projetos pelo Project Management Institute ( PMI ) e também como Especialista em Gerenciamento de Projetos com MS-Project ( MCTS).
ESP. CARLOS ALBERTO DE SOUZA VIEIRA – Graduado em Eng. Civil pela UFRJ, e em Direito pela UFRJ. É servidor concursado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Integra o quadro de auditores internos (Gestão da Qualidade) e de mediadores. Professor desde 2006, na Poli/UFRJ (Graduação e Pós) e Professor contratado pela Fundação COPPETEC, É autor do livro "A Responsabilidade Civil do Engenheiro Civil", atualmente esgotado.
ESP. FREDERICO FREIRE – Graduado em Letras – UFC, Graduado em Pedagogia – UECE, Pós-Graduado em PlanejamentoEducacional – UNIVERSO.
ESP. ADRIANA FIGUEIREDO CIMA – Especialização MBA pela Fundação Dom Cabral, Graduação em Eng. Química – UFRJ.
É reservado à Universidade o direito de adiar/cancelar o curso caso não seja
atingido o número mínimo de 40 alunos

PROFESSORES LOCAIS CONVIDADOS:
D. Sc. Arq. LUCIANA INÊS GOMES  MIRON – Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS; Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS; Tem experiência na área de Arquitetura e Engenharia Civil, com ênfase em Gestão do Processo de Projeto.
D. Sc. Eng. JOSÉ LUIZ DE MELLO CANAL – Doutorado em ARQUITETURA pela Universidade Politecnica Catalunya (1992); PROFESSOR da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Assessor Responsavel da Companhia Siderúrgica da Guanabara, Consultor Geral de Projetos e Obras Civis do Grupo Gerdau S/A, Socio Diretor da Canal & Musse Consultoria de Arquitetura e Engenharia LTDA e Coordenador do Projeto do Museu do Fundação Ibere Camargo.

CERTIFICADO DE ESPECIALISTA PELA UNICID – Universidade Cidade de São Paulo:
Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: Entrega da Monografia com aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 (sete), Freqüência mínima de 75% ( setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.

PRÉ-REQUISITOS:
A inscrição poderá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de: CÓPIAS AUTENTICADAS: Diploma de curso superior – Histórico da Graduação – Carteira de Identidade e CPF – Certidão de Nascimento ou Casamento – Currículo Vitae – 02 fotos 3×4 recentes – Pagamento da taxa de inscrição a ser efetuada no ato da matrícula – Assinatura de Contrato Educacional.
OBS: Os Diplomas expedidos por Instituições Estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva
Convalidação por Universidade Pública autorizada.

CERTIFICADO DE ESPECIALISTA PELA:  UNICID – Universidade Cidade de São Paulo
Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: Entrega da Monografia com aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 (sete), Freqüência mínima de 75% ( setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.

INVESTIMENTO:
Matrícula: R$ 300,00
Mensalidades:
Arquitetos: 24  X R$ 695,00
OBS: Para pagamento até o dia 10 de cada mês: R$ 595,00
Arquitetos sócios do IAB-RS com a anuidade em dia (2013): 24 x R$ 521,25
OBS: Para pagamento após o dia 10 de cada mês: R$ 695,00

ENCONTROS:
Um final de semana por mês, com previsão de início para 21 de junho
Sextas-feiras: das 14h as 22h
Sábados: das 8h as 20h

INSCRIÇÕES: http://www.inbec.com.br/pos-graduacao/mba-em-planejamento-e-controle-de-obras/matricula

INFORMAÇÕES:
IAB-RS – Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul.
Rua: General Canabarro nº 363 , CEP 90010-160 – Centro – Porto Alegre – RS
Fone (51) 3212-2552 – com secr. Madalena – iabrs@iabrs.org.br

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Outras Notícias

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →