Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

“Planejamento e Controle de Obras” – curso de pós graduação no IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

PLANEJAMENTO E CONTROLE DE OBRAS PARA ARQUITETOS, URBANISTAS E ENGENHEIROS
MBA – 420h

JUSTIFICATIVA DO CURSO:
Não existe no mercado instituição de ensino que ofereça este curso. Visa qualificar profissionais da área de Arquitetura para o mercado de Planejamento e Controle de Obras (PCO). Este é o nicho de mercado na área de Arquitetura que mais tem crescido e absorvido profissionais, nos últimos cinco anos.

OBJETIVO DO CURSO:
O curso visa dar ao profissional da área de arquitetura e urbanismo a formação completa e detalhada sobre Planejamento e Controle de Obras, através de uma metodologia de aplicação prática para ser utilizada no gerenciamento de obras.
Esta metodologia inclui todos os procedimentos e instrumentos necessários para garantir que a obra seja executada na qualidade requerida pelo projeto, dentro do orçamento, no prazo contratual, e dentro das Normas Ambientais, com sustentabilidade, e segurança.
Aplica-se às obras de construção civil, urbanismo, montagens, e instalações de design de interiores e de diversos tipos, ou obras de manutenção, de pequeno, médio ou grande porte, tanto do setor da Administração Pública, quanto do setor privado.

PÚBLICO ALVO:
Graduados em curso superior de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação, e pelo CAU – Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO:
420 horas de aulas presenciais, sendo em 01 fim de semana por mês.

COORDENAÇÃO:
Coord. Técnica: D. Sc. Walter Maffei – wmaffei@terra.com.br
Coord. Acadêmica: M. Sc. Solange Mathias – solange.mathias@gmail.com

MÓDULOS DO CURSO (20h/aula cada):
1 Introdução ao Planejamento e Controle de Obra
2 Licitações Públicas e Privadas para Contratação da Obra
3 Elaboração do Orçamento da Obra.
4 Programação da Obra: de Prazo, Financeira, de Mão de Obra e de Materiais.
5 Controles: Qualidade, Prazo, Custos, e Rentabilidade
6 Segurança, Higiene e Medicina no Trabalho: Normas, Procedimentos e Instrumentos.
7 Aplicação de Softwares no Planejamento e Controle da Obra.
8 O Impacto do Projeto na Execução da Obra.
9 O Canteiro de Obra e a Valorização da Mão de Obra
10 Sustentabilidade: Reaproveitamento de Resíduos, e Racionalização dos Recursos e de Energia
11 Racionalização da Produção na Obra: Programação dos Serviços, Treinamentos e Produtividade
12 Programação e Controle da Mão de Obra, Equipamentos de Execução da Obra
13 Suprimentos: Compras Técnicas, Diligenciamento e Inspeção de Fabricação de Encomendas Externas
14 Direito Comercial, Civil e Trabalhista na Execução de Obras
15 Impostos, INSS, Encargos Sociais e Seguros na Execução de Obras
16 Aplicação da Metodologia em Diferentes Tipos de Obras
17 Plano de Negócio e de Marketing para Firma Executante de Obra
18 Aplicação da Metodologia em Obras de Conservação e Restauração
19 Projeto de Produção
20 Elaboração de Trabalho Científico / Metodologia.
21 Seminário: Trabalho de Conclusão do Curso: Monografia

PD. SC. MANOEL GONÇALVES RODRIGUES – Pós-Doutor em Economia Ambiental – UNICAM, Pós-Doutor em Transporte e Meio Ambiente – Universidade da Califórnia em Dawis-EUA, Doutor em Engenharia Mecânica – UNICAMP, Mestre em Engenharia Nuclear e Planejamento Energético – COPPE/UFRJ, MBA em Tecnologia da Informação – UFRJ, e Engenheiro Químico – UFRJ.
D. SC. WALTER MAFFEI – Doutor e Mestre em Arquitetura e Gerenciamento – FAU/USP, Arquiteto – Universidade Mackenzie.
Coordenador e Professor do Curso de Especialização em Gerenciamento e Execução de Obras da Universidade Bandeirante – SP, Professor titular de Metodologia de Execução de Obras dos Cursos de Arquitetura e de Engenharia Civil da Universidade São Judas- SP Professor dos Cursos de Extensão de Gerenciamento de Obras em Entidades Profissionais CREA’s, IAB’s.
D.Sc LUCIANA INÊS GOMES MIRON – Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da
Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS; Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS; Tem experiência na área de Arquitetura e Engenharia Civil, com ênfase em Gestão do Processo de Projeto.
D.Sc JOSÉ LUIZ DE MELLO CANAL – Doutorado em ARQUITETURA pela UNIVERSIDADE POLITECNICA CATALUNYA(1992); Possui Graduação pela UFRGS e. Atualmente é PROFESSOR da Universitat Politecnica de Catalunya, PROJETISTA da , ASSESSOR RESPONSAVEL da Companhia Siderúrgica da Guanabara, ESTAGIARIO da , CONSULTOR GERAL DE PROJETOS E OBRAS CIVIS do Grupo Gerdau S/A, SOCIO DIRETOR da CANAL & MUSSE CONSULTORIA DE ARQUITETURA E ENGENHARIA LTDA e COORDENADOR DO PROJETO DO MUSEU do FUNDAÇÃO IBERE CAMARGO
D. SC. ÉLIDA SEGUIN – Doutora em Direito Ambiental – UFRJ, Mestre em Direito Público – UFRJ, Especialista em Atualização em Legislação Urbanística – IAB/RJ, Professora da UFRJ, Promotora do Ministério Público–RJ.
M. SC. MARCELO COUTO – Mestre em Sistemas de Gestão – UFF, B.Sc. Direito – UFF, Especialização em Meio Ambiente-COPPE/UFRJ, Gerente da Divisão de Gestão Sustentável da HGB Consultoria, Auditor externo do INMETRO para acreditação deorganismos de certificação da qualidade e ambiental, Instrutor Oficial de cursos de Auditor Líder, Consultor e Auditor de Sistemasde Gestão (ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, NBR 16001).
M.Sc JEFERSON DANTAS NAVOLAR – Mestrado (2006) em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Bahia na áreade conservação e restauro; Possui titulação de Especialista (1984) e. Atua na execução de projetos e obras de preservação depatrimônio edificado.
M. SC. MARIA IZABEL DE PAULA RIBEIRO – Mestre em Engenharia de Produção – COPPETEC/UFRJ. Atualmente é Arquiteta e Urbanista da UFRJ, Professora Universitário do Centro Universitário Augusto Motta, Professora da Engenharia de Produção doCentro Universitário Augusto Motta, Prof. da Fundação Educacional Rosemar Pimentel.
M. SC. MARCELO AUGUSTO FARIAS DE CASTRO – Mestre em Economia – CAEN/UFC, Mestrando em Administração de
Empresas – UECE, Especialista em Engenharia de Produção Civil – Univ. de Fortaleza, Engenheiro Civil – Univ. de Fortaleza. Sócio daMAFC – Assessoria, Consultoria e Treinamento em Gestão e Finanças Imobiliárias.
M. SC. ALEXANDRE MOURÃO – Mestre em Engenharia de Produção – UFPB; Especialista em Logística Empresarial – UFC;Gerente Técnico da Construtora C. Rolim; Professor da Universidade Fortaleza.
M. SC. VANIA MARIA DUCAP – Mestre em Arquitetura – UFRJ, Graduada em Arquitetura e Urbanismo – UFRJ. Atualmenteé
arquiteta – NÚCLEO DE PESQUISAS EM PLANEJAMENTO E GESTÃO e servidor técnico-administrativo da Universidade Federal doRio de Janeiro. Tem experiência na área de Projetos de Arq. e Instalações Prediais, Execução de Obras Civis.
M. SC. LUIZ ANTÔNIO DE OLIVEIRA MELLO – Mestre em Eng. Quimica – UERJ, Graduado em Engenharia Química – UFF.
Atualmente é professor aposentado da UFRJ e Coordenador do Curso de Graduação de Tecnólogo em Gestão Ambiental e dos Cursos de Eng. do Centro Universitário Plínio Leite (UNIPLI), em Niterói-RJ. Especialista em Gestão Ambiental (UNESA),
M. SC. ANTONIO MACÊDO FILHO – Arquiteto pela Universidade Federal da Bahia, Master em Arquitetura Bioclimática e Edifícios Inteligentes pela Universidad Politécnica de Madrid, fundador da Câmara de Arquitetos e Consultores, Professor fundador e primeiro Diretor do Curso de Arquitetura e Urbanismo Sustentável da UniCid – Universidade Cidade de São Paulo, Profissional credenciado LEED Green Associate junto ao U.S. Green Building Council,
M. SC. ELCIO CARELI – Mestre em Tecnologia: Gestão, Desenvolvimento e Formação – Centro Paula Souza/SP, Economista, Coautor do Manual de Gestão Ambiental de RCD – A experiência do SINDUSCON/SP;
ESP. HERON FÁBIO SANTOS – Engenharia Civil pela UFPE em 1989. Atuou como Gerente de Informática em diversas
organizações como Grupos Chaves e Grupo Votorantin. é Certificado em Gerenciamento de Projetos pelo Project Management Institute ( PMI ) e também como Especialista em Gerenciamento de Projetos com MS-Project ( MCTS).
ESP. CARLOS ALBERTO DE SOUZA VIEIRA – Graduado em Eng. Civil pela UFRJ, e em Direito pela UFRJ. É servidor concursado do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro, Integra o quadro de auditores internos (Gestão da Qualidade) e de mediadores. Professor desde 2006, na Poli/UFRJ (Graduação e Pós) e Professor contratado pela Fundação COPPETEC, É autor do livro "A Responsabilidade Civil do Engenheiro Civil", atualmente esgotado.
ESP. FREDERICO FREIRE – Graduado em Letras – UFC, Graduado em Pedagogia – UECE, Pós-Graduado em PlanejamentoEducacional – UNIVERSO.
ESP. ADRIANA FIGUEIREDO CIMA – Especialização MBA pela Fundação Dom Cabral, Graduação em Eng. Química – UFRJ.
É reservado à Universidade o direito de adiar/cancelar o curso caso não seja
atingido o número mínimo de 40 alunos

PROFESSORES LOCAIS CONVIDADOS:
D. Sc. Arq. LUCIANA INÊS GOMES  MIRON – Doutorado e Mestrado pelo Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela UFRGS; Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Arquitetura e do Programa de Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRGS; Tem experiência na área de Arquitetura e Engenharia Civil, com ênfase em Gestão do Processo de Projeto.
D. Sc. Eng. JOSÉ LUIZ DE MELLO CANAL – Doutorado em ARQUITETURA pela Universidade Politecnica Catalunya (1992); PROFESSOR da Faculdade de Arquitetura da UFRGS. Assessor Responsavel da Companhia Siderúrgica da Guanabara, Consultor Geral de Projetos e Obras Civis do Grupo Gerdau S/A, Socio Diretor da Canal & Musse Consultoria de Arquitetura e Engenharia LTDA e Coordenador do Projeto do Museu do Fundação Ibere Camargo.

CERTIFICADO DE ESPECIALISTA PELA UNICID – Universidade Cidade de São Paulo:
Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: Entrega da Monografia com aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 (sete), Freqüência mínima de 75% ( setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.

PRÉ-REQUISITOS:
A inscrição poderá ser feita mediante o preenchimento de formulário próprio, acompanhado de: CÓPIAS AUTENTICADAS: Diploma de curso superior – Histórico da Graduação – Carteira de Identidade e CPF – Certidão de Nascimento ou Casamento – Currículo Vitae – 02 fotos 3×4 recentes – Pagamento da taxa de inscrição a ser efetuada no ato da matrícula – Assinatura de Contrato Educacional.
OBS: Os Diplomas expedidos por Instituições Estrangeiras serão aceitos somente após a respectiva
Convalidação por Universidade Pública autorizada.

CERTIFICADO DE ESPECIALISTA PELA:  UNICID – Universidade Cidade de São Paulo
Será considerado aprovado o participante que cumprir as seguintes exigências: Entrega da Monografia com aproveitamento de no mínimo 70%, (setenta por cento), isto é, nota final igual ou superior a 7 (sete), Freqüência mínima de 75% ( setenta e cinco por cento) de carga horária de cada módulo.

INVESTIMENTO:
Matrícula: R$ 300,00
Mensalidades:
Arquitetos: 24  X R$ 695,00
OBS: Para pagamento até o dia 10 de cada mês: R$ 595,00
Arquitetos sócios do IAB-RS com a anuidade em dia (2013): 24 x R$ 521,25
OBS: Para pagamento após o dia 10 de cada mês: R$ 695,00

ENCONTROS:
Um final de semana por mês, com previsão de início para 21 de junho
Sextas-feiras: das 14h as 22h
Sábados: das 8h as 20h

INSCRIÇÕES: http://www.inbec.com.br/pos-graduacao/mba-em-planejamento-e-controle-de-obras/matricula

INFORMAÇÕES:
IAB-RS – Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul.
Rua: General Canabarro nº 363 , CEP 90010-160 – Centro – Porto Alegre – RS
Fone (51) 3212-2552 – com secr. Madalena – iabrs@iabrs.org.br

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →

Outras Notícias

Arquiteta Enilda Ribeiro é destaque na coluna Almanaque, da Zero Hora

Enilda foi uma das primeiras mulheres a ser diplomada no curso específico em Arquitetura no Rio Grande do Sul. Além e ter lutado pela criação do curso superior de graduação na URFGS, foi presidente do IAB/RS entre 1980 e 1981. “Eu gostaria muito de ter conversado, em algum momento, com ela sobre os desafios que foram enfrentados, tanto no IAB-RS quanto em nível nacional, onde ela articulou a construção de ideias e diretrizes para a formação de um conselho próprio de arquitetura e urbanismo”, declarou a co-presidente do IAB/RS, Bruna Tavares.

Leia Mais →

Na mídia: “Depois de construído, é difícil reverter”: o que dizem especialistas sobre mudanças na fachada do Pontal Shopping

Especialistas em urbanismo avaliam que a readequação da fachada da loja Leroy Merlin, no Pontal Shopping, na zonal sul de Porto Alegre, traz pequenas melhorias no visual e no microclima, mas não resolve o problema de sua construção ter se tornado uma barreira à contemplação e à conexão da Avenida Padre Cacique com a orla do Guaíba. Em entrevista ao jornal Zero Hora, a co-presidente do IAB-RS, Clarice Oliveira, ressalta que “Uma parede verde de plantas naturais é positiva porque vai diminuir o calor naquele microclima, com menos concreto. Vai ficar mais agradável, mas continuará sendo um paredão sem interface com o outro lado. Não vai deixar de ser uma barreira”.

Leia Mais →

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →