Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Prêmio IAB 2011

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ele é entregue durante a cerimônia de formatura das faculdades do RS, e premia o melhor trabalho de conclusão de curso do período letivo. A próxima premiação deve ocorrer durante o período de formaturas seguinte, que será o primeiro após o advento do CAU.

Neste semestre, a vencedora foi a arquiteta Luisa Konzen, formada na UFRGS no último 21 de agosto de 2011. Ela ganhou o prêmio, que leva o nome de um dos maiores nomes na arquitetura gaúcha, José Albano Volkmer, pelo projeto “MIS – Museu da Imagem e do Som do Rio Grande do Sul, Complexo de Mídia, Cultura e Lazer às margens do Guaíba”, onde pode estudar os projetos originais do Parque Marinha, de autoria de Ivan Mizoguchi e Rogério Malinksy. Luisa constatou inúmeros problemas que a orla do parque sofre, e apresentou um sistema contra enchentes, além de revitalizar a área e projetar um complexo de mídia, cultura e lazer.

Confira, abaixo, a descrição completa do projeto premiado:

MIS – Museu da Imagem e do Som do Rio Grande do Sul
Complexo de Mídia, Cultura e Lazer às margens do Guaíba.

O projeto foi implantado no aterro da Praia de Belas, em um ponto central e estratégico da orla do Parque Marinha do Brasil. Próximo ao centro histórico, circundado por uma exuberante área verde e contemplado por múltiplas futuras alternativas de acessibilidade, oferece amplas e belas visuais da principal imagem enraizada no imaginário porto-alegrense: o Guaíba e o seu pôr-do-sol.

O estudo do projeto original do Parque Marinha – de autoria dos arquitetos Ivan Mizoguchi e Rogério Malinsky – e a constatação das inúmeras problemáticas que a orla do parque apresenta me instigaram a implantar neste local o Museu da Imagem e do Som do Rio Grande do Sul. Além de atuar como âncora de um parque isento de equipamentos culturais, o Complexo ofereceria um novo espaço cívico para a população e proporcionaria um reencontro do parque – e da cidade – com a sua orla.

O programa do Complexo abrange lojas e restaurantes, espaços de exposições permanentes e temporárias, centro de documentação, auditório, midiateca e piano-bar.

O partido arquitetônico surgiu da extensão das linhas da esplanada existente em direção ao Guaíba, estabelecendo a água como elemento central e emblemático da proposta. Uma extensa praça linear, que nasce contígua à esplanada pré-existente, vence a barreira do dique e torna-se um elegante pier, conduzindo o indivíduo ao encontro do Guaíba e integrando visual e fisicamente o parque à orla.

Paralelamente a este eixo público, elevam-se edificações baixas e lineares que, ao mesmo tempo que se inserem na topografia, configuram e animam os espaços abertos. O volume de aço e vidro, que abriga os principais espaços de difusão de cultura, tecnologia e informação, estabelece um contraponto a uma arquitetura mais neutra. Revestido por fitas de LED, proporciona a quem o contempla, dia e noite, o dinamismo que a temática exige, além de possibilitar apreciação da paisagem também a quem se encontra no seu interior. Dentre as tecnologias utilizadas, o projeto destacou-se pelo complexo sistema de proteção contra enchentes e pelas sofisticadas soluções em eficiência energética.

Arquiteta Luisa Konzen

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →