Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Prêmio IAB 2011

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Ele é entregue durante a cerimônia de formatura das faculdades do RS, e premia o melhor trabalho de conclusão de curso do período letivo. A próxima premiação deve ocorrer durante o período de formaturas seguinte, que será o primeiro após o advento do CAU.

Neste semestre, a vencedora foi a arquiteta Luisa Konzen, formada na UFRGS no último 21 de agosto de 2011. Ela ganhou o prêmio, que leva o nome de um dos maiores nomes na arquitetura gaúcha, José Albano Volkmer, pelo projeto “MIS – Museu da Imagem e do Som do Rio Grande do Sul, Complexo de Mídia, Cultura e Lazer às margens do Guaíba”, onde pode estudar os projetos originais do Parque Marinha, de autoria de Ivan Mizoguchi e Rogério Malinksy. Luisa constatou inúmeros problemas que a orla do parque sofre, e apresentou um sistema contra enchentes, além de revitalizar a área e projetar um complexo de mídia, cultura e lazer.

Confira, abaixo, a descrição completa do projeto premiado:

MIS – Museu da Imagem e do Som do Rio Grande do Sul
Complexo de Mídia, Cultura e Lazer às margens do Guaíba.

O projeto foi implantado no aterro da Praia de Belas, em um ponto central e estratégico da orla do Parque Marinha do Brasil. Próximo ao centro histórico, circundado por uma exuberante área verde e contemplado por múltiplas futuras alternativas de acessibilidade, oferece amplas e belas visuais da principal imagem enraizada no imaginário porto-alegrense: o Guaíba e o seu pôr-do-sol.

O estudo do projeto original do Parque Marinha – de autoria dos arquitetos Ivan Mizoguchi e Rogério Malinsky – e a constatação das inúmeras problemáticas que a orla do parque apresenta me instigaram a implantar neste local o Museu da Imagem e do Som do Rio Grande do Sul. Além de atuar como âncora de um parque isento de equipamentos culturais, o Complexo ofereceria um novo espaço cívico para a população e proporcionaria um reencontro do parque – e da cidade – com a sua orla.

O programa do Complexo abrange lojas e restaurantes, espaços de exposições permanentes e temporárias, centro de documentação, auditório, midiateca e piano-bar.

O partido arquitetônico surgiu da extensão das linhas da esplanada existente em direção ao Guaíba, estabelecendo a água como elemento central e emblemático da proposta. Uma extensa praça linear, que nasce contígua à esplanada pré-existente, vence a barreira do dique e torna-se um elegante pier, conduzindo o indivíduo ao encontro do Guaíba e integrando visual e fisicamente o parque à orla.

Paralelamente a este eixo público, elevam-se edificações baixas e lineares que, ao mesmo tempo que se inserem na topografia, configuram e animam os espaços abertos. O volume de aço e vidro, que abriga os principais espaços de difusão de cultura, tecnologia e informação, estabelece um contraponto a uma arquitetura mais neutra. Revestido por fitas de LED, proporciona a quem o contempla, dia e noite, o dinamismo que a temática exige, além de possibilitar apreciação da paisagem também a quem se encontra no seu interior. Dentre as tecnologias utilizadas, o projeto destacou-se pelo complexo sistema de proteção contra enchentes e pelas sofisticadas soluções em eficiência energética.

Arquiteta Luisa Konzen

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →