Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Preservação do Patrimônio em pauta em Montenegro

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
A cidade de Montenegro agora também possui um Núcleo do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS). O primeiro evento para marcar a abertura das atividades foi realizado no dia 14 de agosto, na Câmara Municipal de Vereadores, em parceria com o Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Montenegro. O Seminário “Preservar É Possível” contou com palestra de Paulo Salvi, Secretário de Turismo de Garibaldi; Rafael de Passos, Presidente do IAB RS; Lucas Volpatto, Conselheiro de Patrimônio Histórico do CAU/RS; André Huyer, Assessor Técnico do Ministério Público; e Rosani Brochier Nicoli, integrante do Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e EFICA.

 


“Foi uma noite de aprendizado e esclarecimentos acerca do Patrimônio Histórico e das possibilidades para a preservação alinhada ao desenvolvimento do município”, destacou o arquiteto Fábio Cassal Costa, presidente do Núcleo do IAB RS em Montenegro.

O seminário reuniu gestores, arquitetos, engenheiros, educadores, agentes culturais e de turismo, corretores de imóveis, incorporadoras, construtoras, empreendedores, comunidade em geral.

 

Saiba mais sobre o Núcleo do IAB em Montenegro:

Diante de diversas demandas urbanas e ambientais o Núcleo IAB Montenegro está surgindo a partir de uma construção coletiva com arquitetos da região, com o intuito de ajudar a alavancar o desenvolvimento da cidade com uma visão sistêmica e de conjunto. Para fornecer amparo técnico e servir a comunidade do município o novo Núcleo está aliando com a Associação dos Arquitetos e Engenheiros de Montenegro (AEMO), União Montenegrina de Associações Comunitárias (UMAC), Movimento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Montenegro (MPPHCM), Associação Comercial Industrial (ACI).

“A curto prazo a meta do Núcleo em Montenegro é divulgar as diretrizes e fornecer conhecimento através de seminários, workshops, mídia e etc. A médio prazo o núcleo pretende alinhar alguns concursos de projeto para pontos degradados e relevantes para o contexto urbano e histórico de Montenegro e Vale do Caí”, informa o presidente Fábio Cassal Costa.

Os integrantes são arquitetos e urbanistas ativos em diversos conselhos municipais e causas sociais, econômicas e ambientais de Montenegro.

O núcleo chega para somar forças e ajudar a promover o crescimento do Vale do Caí!

 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →