Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Presidente do IAB-RS esclarece o PLS 347/2003

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

José Albano Volkmer
Presidente do IAB-RS Face às inúmeras consultas de colegas ao IAB-RS sobre o arquivamento do Projeto de Lei nº 347/03 de autoria do Senador José Sarney, que regulamenta a Profissão do Arquiteto e Urbanista e, diante da informação de que a Senadora Roseana Sarney teria, por vício de origem, recomendado tal iniciativa, o Conselho Diretor do IAB-RS entrou em contato com a Direção Nacional do IAB para esclarecer de forma adequada os fatos que estão ocorrendo com a tramitação do referido Projeto de Lei. É do conhecimento geral que o Senador José Sarney encaminhou o Projeto de Lei nº 347/03 no Senado Federal, que regulamenta a Profissão do Arquiteto e Urbanista e cria os Conselhos Federal e Regionais de Arquitetura e Urbanismo. Sobre a matéria muitos especialistas em Direito Constitucional têm defendido a posição de que Projetos de Lei desta natureza devem ser da iniciativa do Presidente da República e não do Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados). Segundo uma das posições, a criação de serviços públicos é da competência exclusiva do Presidente da República e, portanto, do Poder Executivo. Outros Constitucionalistas, entretanto, consideram que a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo resultará do desdobramento dos atuais Conselhos existentes. Neste caso o Estado Brasileiro, não tendo nenhum ônus com os Conselhos Profissionais Autárquicos, por serem Autarquias autosustentáveis, poderia aprovar o Projeto de Lei da iniciativa do Poder Legislativo. Se aprovado o Projeto de Lei e sancionado pelo Presidente da República estaria ratificado o entendimento de que os dois Poderes da República estariam harmonicamente de acordo com o inalienável direito dos Arquitetos e Urbanistas de contar com o seu Conselho próprio. Todos sabem que as Profissões Regulamentadas dispõem de seus próprios Conselhos, com exceção das que estão vinculadas aos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Deixaria, pois, de existir qualquer impedimento de ordem legal ou constitucional e a tramitação do Projeto de Lei poderia prosseguir normalmente, no interesse maior da sociedade.
O Colégio Brasileiro de Arquitetos – formado pelo IAB, FNA, ABEA, AsBEA e ABAP – está atento ao andamento do Projeto de Lei 347/03 e está tomando a iniciativa de dialogar com Autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo Federais, para esclarecer os objetivos e as expectativas da Profissão. Considera, inclusive, a possibilidade de solicitar ao Presidente da República para que se associe a esta iniciativa, integrando-se aos esforços conjuntos de todos os segmentos sociais interessados em viabilizar a proposta dos Arquitetos e Urbanistas. O Projeto de Lei nº 347/03 estaria aguardando parecer da Senadora Roseana Sarney, que, segundo informações ainda não confirmadas, poderia encaminhar no sentido da harmonização de objetivos e de interesses entre os dois Poderes da República. A ninguém interessa um desencontro de iniciativas e posições. O mais importante e fundamental, sem dúvida, é o interesse da sociedade, beneficiária do trabalho qualificado dos Profissionais da Arquitetura e do Urbanismo. Importante, também, é a identidade própria da Profissão, a auto-gestão e a formação específica dos Arquitetos e Urbanistas, que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com a Lei Federal nº 5.194/66, cumprem a função de interesse social e humano dos empreendimentos da Arquitetura e do Urbanismo, prestigiando e promovendo cultural e tecnologicamente o espaço edificado, a cidade e a paisagem.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →