Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Presidente do IAB-RS esclarece o PLS 347/2003

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

José Albano Volkmer
Presidente do IAB-RS Face às inúmeras consultas de colegas ao IAB-RS sobre o arquivamento do Projeto de Lei nº 347/03 de autoria do Senador José Sarney, que regulamenta a Profissão do Arquiteto e Urbanista e, diante da informação de que a Senadora Roseana Sarney teria, por vício de origem, recomendado tal iniciativa, o Conselho Diretor do IAB-RS entrou em contato com a Direção Nacional do IAB para esclarecer de forma adequada os fatos que estão ocorrendo com a tramitação do referido Projeto de Lei. É do conhecimento geral que o Senador José Sarney encaminhou o Projeto de Lei nº 347/03 no Senado Federal, que regulamenta a Profissão do Arquiteto e Urbanista e cria os Conselhos Federal e Regionais de Arquitetura e Urbanismo. Sobre a matéria muitos especialistas em Direito Constitucional têm defendido a posição de que Projetos de Lei desta natureza devem ser da iniciativa do Presidente da República e não do Congresso Nacional (Senado e Câmara dos Deputados). Segundo uma das posições, a criação de serviços públicos é da competência exclusiva do Presidente da República e, portanto, do Poder Executivo. Outros Constitucionalistas, entretanto, consideram que a criação do Conselho de Arquitetura e Urbanismo resultará do desdobramento dos atuais Conselhos existentes. Neste caso o Estado Brasileiro, não tendo nenhum ônus com os Conselhos Profissionais Autárquicos, por serem Autarquias autosustentáveis, poderia aprovar o Projeto de Lei da iniciativa do Poder Legislativo. Se aprovado o Projeto de Lei e sancionado pelo Presidente da República estaria ratificado o entendimento de que os dois Poderes da República estariam harmonicamente de acordo com o inalienável direito dos Arquitetos e Urbanistas de contar com o seu Conselho próprio. Todos sabem que as Profissões Regulamentadas dispõem de seus próprios Conselhos, com exceção das que estão vinculadas aos Conselhos Federal e Regionais de Engenharia, Arquitetura e Agronomia. Deixaria, pois, de existir qualquer impedimento de ordem legal ou constitucional e a tramitação do Projeto de Lei poderia prosseguir normalmente, no interesse maior da sociedade.
O Colégio Brasileiro de Arquitetos – formado pelo IAB, FNA, ABEA, AsBEA e ABAP – está atento ao andamento do Projeto de Lei 347/03 e está tomando a iniciativa de dialogar com Autoridades dos Poderes Legislativo e Executivo Federais, para esclarecer os objetivos e as expectativas da Profissão. Considera, inclusive, a possibilidade de solicitar ao Presidente da República para que se associe a esta iniciativa, integrando-se aos esforços conjuntos de todos os segmentos sociais interessados em viabilizar a proposta dos Arquitetos e Urbanistas. O Projeto de Lei nº 347/03 estaria aguardando parecer da Senadora Roseana Sarney, que, segundo informações ainda não confirmadas, poderia encaminhar no sentido da harmonização de objetivos e de interesses entre os dois Poderes da República. A ninguém interessa um desencontro de iniciativas e posições. O mais importante e fundamental, sem dúvida, é o interesse da sociedade, beneficiária do trabalho qualificado dos Profissionais da Arquitetura e do Urbanismo. Importante, também, é a identidade própria da Profissão, a auto-gestão e a formação específica dos Arquitetos e Urbanistas, que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e com a Lei Federal nº 5.194/66, cumprem a função de interesse social e humano dos empreendimentos da Arquitetura e do Urbanismo, prestigiando e promovendo cultural e tecnologicamente o espaço edificado, a cidade e a paisagem.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →