Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Presidente do IAB-RS fala ao Jornal Agora, de Rio Grande

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Durante sua passagem pela Festa do Mar, em Rio Grande, o presidente do IAB-RS, Arq. José Albano Volkmer foi entrevistado pelo Jornal Agora . Trechos de sua fala foram publicados no jornal do dia 26 de março de 2005. Leia abaixo o conteúdo da matéria: 10ª Festa do Mar: Presidente estadual do IAB fala sobre a arquitetura em Rio Grande O presidente estadual do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), José Albano Volkmer, esteve presente na última sexta-feira, na 10ª Festa do Mar. E aproveitou a ocasião para falar que a participação dos profissionais de arquitetura na organização e realização da estrutura da Festa foi muito importante para o Instituto, já que não são todos que reconhecem o profissional. “Os profissionais de arquitetura são responsáveis pela organização do espaço físico, por isso é muito importante que a comunidade entenda seus trabalhos, que muitas vezes não são reconhecidos”, diz. O presidente ressaltou também a mobilização do IAB, Núcleo de Rio Grande, no projeto “Um mar de história em nossas vidas”, que teve como objetivo a revitalização dos prédios que cercam a Festa do Mar. “Esse projeto de mobilizar os proprietários a cuidarem da fachada dos prédios foi muito criativo. Rio Grande, por ser a mais antiga cidade do Estado, é muito rica em patrimônio histórico, penso que estamos no caminho certo”, fala Volkmer. Ele falou também sobre a realização da Festa do Mar na rua Riachuelo. “As pessoas esquecem a importância que a rua exerce em nossas vidas. Atualmente, convivemos com carros e a correria diária e deixamos de lado a caminhada e a apreciação das coisas simples. Acho que a realização do evento na Riachuelo ficou mais convidativa”, fala. Patrimônio Histórico Outro tema abordado pelo presidente foi a necessidade de a comunidade se conscientizar quanto ao patrimônio histórico. “Todos somos responsáveis pela manutenção. O papel do arquiteto é contribuir com a criatividade para realizar projetos que incentivem a participação da população”, diz. Ele fala que é preciso conservar o que existe de importante e bonito para as futuras gerações. “A política urbana está resgatando a valorização do patrimônio histórico. A restauração, a reciclagem e a recuperação devem andar lado a lado com o desenvolvimento”, diz. Porto Velho A previsão do início das obras de revitalização do Porto Velho no próximo mês de junho deixou Volkmer muito satisfeito. “É um sonho antigo que está prestes a tornar-se realidade. O restauro será muito importante para o desenvolvimento da cultura em Rio Grande. Espero que outros portos de outras cidades sejam beneficiados, pena que já perdemos muito tempo, mas agora, quem sabe, a obra estará concluída para a próxima Festa do Mar “, fala.
Mônica Caldeira

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →