Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto de construção com 41 andares no Centro Histórico foi tema de audiência pública

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Foto Celso Bender

 

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia promoveu, no dia 10 de novembro, audiência pública para debater o projeto de construção ao lado do Museu Júlio de Castilhos, e também a Lei 930/2021, que estabelece o Programa de Reabilitação do Centro Histórico de Porto Alegre. Durante o encontro, liderado pela deputada Sofia Cavedon, foram destacadas as consequências do empreendimento com 41 andares.

Diversas entidades marcaram presença na audiência, incluindo O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS), a Associação de Moradores do Centro Histórico, a direção do Museu Júlio de Castilhos, arquitetos e moradores da região central. O objetivo principal foi ouvir as partes presentes e formular um dossiê com a ata da audiência pública, anexar documentos apresentados na reunião e direcionar para a Prefeitura e ao Ministério Público Estadual.

A deputada comentou que ainda não foi possível realizar uma reunião com a prefeitura. Antes do debate, foi lido um comunicado assinado pelo secretário Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade de Porto Alegre, Germano Bremm, que não participou do encontro. Ele ressalta que o projeto ainda está sendo avaliado e que nenhuma decisão foi tomada com relação ao licenciamento do projeto. No entanto, o projeto já foi aprovado pela prefeitura da capital e, agora, a construtora busca ampliar a altura do prédio. Associações presentes, como a de Amigos do Museu Júlio de Castilhos e Associação dos Moradores do Centro Histórico, alertaram para o impacto negativo que a construção terá sobre prédios tombados do entorno.

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Oliveira, comenta que “o espigão da Duque é uma mostra do que já acontece em outros bairros da cidade, mas não nessa proporção, com mais de 100 metros de altura. Nas décadas de 1960 e 1970, edifícios altos eram símbolo de modernidade. Hoje, com as mudanças climáticas, representam o atraso e simbolizam a opressão e a dominação exercida pelos que têm muito”, apontou.

Conforme consta no Sistema Eletrônico de Informações (SEI) da Prefeitura de Porto Alegre, o projeto apresentado pela construtora Melnik, em parceria com o grupo Zaffari, prevê que o prédio terá 104,12 m de altura a contar do nível da rua Duque de Caxias. Levando em conta o terraço, seriam 133,91 m de altura do ponto máximo ao solo na Fernando Machado — que tem uma elevação de 12,28. Assim, o ponto mais alto da construção seria de 146,19 m do nível do mar. Porém, existe uma limitação de altura pelo empreendimento estar localizado ao lado do Museu, patrimônio tombado em 2002. De acordo com portaria da Secretaria Estadual de Cultura (Sedac), construções ao redor podem ter, no máximo, 15 pavimentos ou 45m de altura.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB-RS realiza evento sobre a dimensão territorial e cultural da presença negra na Capital

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) promoveu, dentro de sua programação cultural, o evento “Dimensão territorial e cultural da presença negra em Porto Alegre”, para celebrar e refletir sobre o novembro negro. O objetivo foi discutir e realizar trocas sobre as questões raciais que atravessam os territórios da cidade e as manifestações culturais, que traduzem os saberes e vivências da população negra.

Leia Mais →

NOTA DE DEFESA PELO INVENTARIAMENTO DO PRÉDIO DA SMOV

O IAB RS acompanha, com atenção, o processo de leilão promovido pela Prefeitura Municipal de Porto Alegre do antigo prédio da Secretaria Municipal de Obras e Viação (SMOV), previsto para o próximo dia 27 do mês vigente.  O prédio, localizado na av. Borges de Medeiros, próximo à avenida Ipiranga, faz parte de uma lista, com outros 100 imóveis do município, que poderão ser vendidos pelo poder municipal.

Leia Mais →

Governo Federal retoma atividades do ConCidades, desativado desde 2017

A co-presidenta do IAB-RS, Clarice Misoczky de Oliveira, que passa a ocupar uma cadeira no Conselho que representa também o IAB nacional, comemora a retomada do Conselho. “Com a presença de secretarias que tratam de questões como habitação e saneamento, por exemplo, teremos participação social de diferentes segmentos. O IAB tem cadeira no grupo de entidades profissionais, acadêmicos e de pesquisa, e cada representante pode escolher a comissão técnica que vai trabalhar”, explica.

Leia Mais →

Inscrições para Prêmio IAB encerram dia 10/11

O Departamento do Rio Grande do Sul do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB/RS) realizará a Premiação IAB 2023, com o objetivo de divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul.A participação é aberta a todos os profissionais associados do IAB em qualquer um dos seus Departamentos Estaduais e Distrital, e a inscrição é gratuita.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS participa de 176ª edição do COSU em Brasília

Ocorreu em Brasília, Distrito Federal, nos dias 21 e 22 de outubro, a 176a Reunião do Conselho Superior do Instituto dos Arquitetos do Brasil (COSU). O encontro foi sediado no Auditório Darcy Ribeiro na Universidade de Brasília (UnB). A proposta do COSU é reforçar o compromisso do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) com a arquitetura e o urbanismo, por meio da discussão de questões que envolvem a profissão. Na ocasião, foi realizada, também, a eleição da nova diretoria nacional da entidade.

Leia Mais →

IAB-RS promoveu mesa sobre o Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro

A edição mais recente das Quartas no IAB promoveu a mesa “Patrimônio e resistência” para homenagear os quatro anos da fundação do Fórum de Entidades em Defesa do Patrimônio Cultural Brasileiro (FEDPCB). Fundado durante o 21° Congresso Nacional de Arquitetos, em Porto Alegre, em outubro de 2019, o Fórum reúne entidades e coletivos da sociedade civil para fomentar a mobilização contra ataques promovidos contra o Instituto do Património Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e o Patrimônio Cultural Brasileiro.

Leia Mais →

Gramado lança edital do Concurso de Arquitetura para requalificar entorno do lago Joaquina Rita Bier

A Prefeitura de Gramado (RS) lançou nesta terça-feira (10/10) o Edital do concurso público de arquitetura e urbanismo que tem como objetivo selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. As bases do concurso estão disponíveis no site www.conscursolagooaquina.org.br. Os interessados poderão realizar suas inscrições entre os dias 13.10.2023 e 22.11.2023 e o Período de entrega das propostas é de 20.11.2023  a 04.12.2023.

Leia Mais →