Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto de revitalização da Ilha da Casa da Pólvora é vencedor do prêmio IAB RS – José Albano Volkmer

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Neste sábado (8), a sessão gaúcha do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) realizou a entrega do Prêmio José Albano Volkmer, ao qual concorreram arquitetos gaúchos recém-formados que receberam em suas faculdades a Menção Honrosa pelo melhor trabalho de conclusão de curso em 2017.

Foram mais de 30 projetos participantes da etapa estadual do Prêmio, que teve como vencedor o trabalho “Memória e paisagem: revitalização da Ilha da Casa da Pólvora”, do arquiteto Pedro Paulo Leggerini Luzardo Oliveira, orientado pelo professor José Carlos Marques, da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
 


A cerimônia de premiação ocorreu na sede do IAB-RS, a partir das 17h30, onde foi anunciado o vencedor e o trabalho Destaque, concedido a “Paisagem Multifuncional em Campinas: plano de infraestrutura verde-azul”, de Paulo Carvalho, orientado pela professora Daniele Tubino, da Unisinos. Após a cerimônia, os trabalhos concorrentes e premiados puderam ser conferidos em uma mostra e, em seguida, ocorreu a performance “Felipa: imagem, som e movimento” com Clarissa Ferreira, Paula Pinheiro e Paula Finn, e o show da Banda Encruzilhada do Samba.
 

O presidente do IAB-RS, Rafael Passos, destacou a história do prêmio, nomeado em homenagem a José Albano Volkmer, que foi presidente do IAB RS em três ocasiões e docente de diversas faculdades de arquitetura. Passos anunciou, ainda, que a partir do próximo ano as escolas poderão indicar até três trabalhos para concorrer ao prêmio, ao invés de apenas um. “As bancas de graduação de cada curso indica os trabalhos. E a partir da próxima premiação, com essa possibilidade de três trabalhos indicados por escola, isso aumenta a diversidade. Às vezes há bons trabalhos no mesmo nível e a escola precisa escolher apenas um”, explicou.

TRABALHO VENCEDOR

O projeto vencedor é uma intervenção na lha da Casa da Pólvora, uma das trinta ilhas espalhadas pelo lago Guaíba, situada a pouco mais de 1 km do cais de Porto Alegre e da Usina do Gasômetro. A estrutura do local é composta por três edificações, o Paiol da Pólvora, a Casa da Guarda e a Casa da Chácara, construídas em 1852. O arquiteto Pedro Paulo relata que a Ilha recebeu melhorias pelo programa Pró-Guaíba, mas elas acabaram não sendo levadas adiante e atualmente o local se encontra abandonado e fechado para o público.

“O projeto surgiu porque eu tinha muita vontade de trabalhar com algum equipamento do Guaíba e comecei a pesquisar a respeito. Daí eu me deparei com o Pró-Guaíba, que foi um programa de revitalização e despoluição do Guaíba e que incluía uma revitalização sócio-econômica da região”, relata. As construções da Ilha, que faz parte do Parque Estadual Delta do Jacuí (PEJD), foram restauradas, mas a administração das Unidades de Conservação da Região Metropolitana foi transferida da Fundação Zoobotânica para a Secretaria de Meio Ambiente (Sema), ainda nos anos 2000.
 

Presidente do IAB-RS, Rafael Passos, com Pedro Paulo, vencedor do Pêmio José Albano Volkmer | Foto: Giovana Fleck/Sul21

“Então fecharam o acesso público à ilha. A ideia era que se reformassem essas construções para que fossem feitos museus que retratassem o ecossistema. Mas isso foi interrompido, nunca chegou a funcionar, os terrários ficaram vazios”, conta o arquiteto. Em seu projeto, ele estudou o plano de manejo do parque, que continha dois principais polos de atividades: situado ao sul e vinculado ao Paiol da Pólvora e à Casa da Guarda, estabelece-se o Museu do PEDJ, voltado ao turismo ecológico e cultural e ao lazer; e situado ao norte e vinculado à Casa da Chácara se estabelece o Centro de Pesquisa PEDJ.

Já existia, no plano feito a partir do Pró-Guaíba, a intenção de fazer uma trilha conectando o norte ao sul da ilha. Isso, segundo Pedro Paulo, serviu de base para o projeto. “Eu pensei em dar uma escala maior para isso, dei uma ampliada na escala do projeto, mas o uso inicial, proposto pelo plano de manejo, se manteve, assim como o desenho da trilha”, afirma.

Ele lamenta que as reformas que ficaram prontas até 2000 já estão se deteriorando, como as trilhas de madeira e o trapiche de acesso. “Dizem que é cheio de pulgas o Paiol da Pólvora, que é onde seria o museu. Tem dois caseiros, mas está bem largado. O projeto chegou a ser concluído, mas na hora de botar os espécimes, foi interrompido, a Sema barrou”, conta.

Em seu parecer, o júri que escolheu o trabalho como vencedor apontou que o projeto “revela sensibilidade no desenho e na inserção dos elementos construídos na paisagem” e “considera de forma coerente a escala dos elementos naturais e construídos pré-existentes como condicionante de sua arquitetura”. A comissão julgadora considerou que a espacialidade e acessibilidade propiciadas pelo sistema de passarelas elevadas são destaques na proposta.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. O evento foi marcado, também, pela posse do conselho do CAU/RS para o triênio 2024-2026.

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →