Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Projeto de Valorização da Paisagem de Santa Tereza prioriza o campanário

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O campanário foi a diretriz que norteou o projeto da Grandó Arquitetura, que venceu o Concurso Público Nacional para a Valorização da Paisagem Urbana de Santa Tereza, promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil-RS (IAB-RS). Ícone da cidade, foi construído entre 1988 e 1902 na parte mais alta da cidade, localizada a 30km de Bento Gonçalves, tendo a partir da implantação da proposta, intervenções que se direcionam para ele. “Trata-se de uma idéia sutil de arquitetura contemporânea, que não tenta se sobrepor à cidade existente, por ter valor de patrimônio histórico”, diz Gabriel Cruz Grandó, que quer usar materiais e mão-de-obra locais. O profissional é graduado somente há nove meses pela Unisinos e já venceu dois concursos de Arquitetura, sendo o primeiro, para o pórtico de acesso ao município de Carazinho. O traçado geométrico da cidade foi mantido, considerando sua morfologia urbana, com topografia acidentada, no Vale dos Vinhedos. Na praça, as pré-existências ganharam um tratamento para entrar em harmonia com o resto do projeto, através do recurso de caixas de madeira. No local havia uma igreja com valor histórico, que foi demolida e construída outra, em estilo moderno, que agredia a cidade. O contrato será assinado em junho e as obras terão início até o final do ano, segundo previsão do prefeito, Luis Carlos Riboldi. “O concurso é uma novidade para os municípios e vamos deixar um planejamento para o futuro, de onde se quer ir. Acho que cidades deste tamanho são muitas, mas o diferencial é este patrimônio histórico e é em cima disto que a gente quer crescer”. Antes da divulgação do resultado do concurso, ocorrido no último domingo, com a presença de aproximadamente 300 pessoas, no Clube de Santa Tereza, Riboldi convidou os estudantes para opinarem sobre o melhor projeto. O concurso informal envolveu a Secretaria da Educação do Município, abrangendo os alunos do ensino fundamental, que “demonstraram interesse e vibraram”, acrescenta. Ele planeja fazer uma exposição dos 33 trabalhos que concorreram no Concurso de Santa Tereza na Assembléia Legislativa do Estado; na Expobento e nas faculdades de Arquitetura do Rio Grande do Sul. +info>> RESULTADO CONCURSO STA. TEREZA (file:///C:/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/artigo/index8a63.html?art=358)

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →

Outras Notícias

Skate, estruturas e ATHIS são destaque no segundo dia da Trienal

O segundo dia da Trienal de Arquitetura e Urbanismo deu início às atividades no Multipalco do Theatro São Pedro. Na rua, os termômetros marcavam 30º, mas a sede do público era apenas por conhecimento. Os temas principais da quinta-feira rodearam os universos do ensino, das estruturas arquitetônicas, da inovação, e claro, da Assistência Técnica para Habitação de Interesse Social (ATHIS).

Leia Mais →

Solar do IAB RS recebe programação da Trienal de Arquitetura e Urbanismo

Porto Alegre acordou ensolarada para a abertura da Trienal de Arquitetura e Urbanismo, uma realização do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS). Entre os dias 16 e 19 de novembro, a capital gaúcha sediará um grande evento – gratuito – não apenas para profissionais e estudantes de Arquitetura e Urbanismo, mas para todos os que amam e vivem a cidade, a cultura e a arte.

Leia Mais →