Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Rafael Passos assume a presidência do IAB RS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Discursos emocionados e aguerridos marcaram a posse das novas diretorias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e do Sindicato dos Arquitetos no Estado do Rio Grande do Sul (SAERGS) no sábado, dia 17 de dezembro. Rafael Passos e Maria Teresa Peres de Souza foram empossados como novos presidentes do IAB RS e SAERGS, respectivamente. A data também deu início à exposição “MEMÓRIA – Arquiteto, registro e obra” do Memorial do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS) na sede do Instituto. Essa foi a primeira vez que as entidades realizaram a cerimônia de posse das novas diretorias juntas, fato comemorado por todos.

O presidente do IAB RS, Rafael Passos, destacou que momento se inicia um novo ciclo de trabalho para a entidade, com novos colegas se agregando àqueles que já vêm atuando. "Outros trocam de funções. Tomam posse não só os Conselhos Diretor, Superior e Estadual, mas novos núcleos, instâncias locais do IAB no interior do Estado, hoje ampliados para doze, o que representa um importante crescimento. A eles, nosso agradecimento e votos de uma atuação firme no âmbito local, e participativa junto ao Departamento. Contem conosco". Passos também enfatizou em seu discurso: "Somos projetistas do espaço, construtores da forma de viver na cidade, e seguimos no caminho de propor uma cadeia produtiva limpa, justa e ética”. LEIA MAIS
 

“É mais do que necessário aprofundar as parcerias entre as entidades, ainda mais neste momento em que um sistema ancestral busca recuperar seu protagonismo a partir da aliança dos setores mais conservadores do país. A conjuntura é gravíssima após alguns anos de crescimento e prosperidade na nossa profissão”, destacou Tiago Holzmann da Silva, ex-presidente do IAB RS.
 

 
Andréa dos Santos, ex-presidente do SAERGS, também discursou em defesa das entidades. “O momento é de união, de mostrar que juntos podemos mais e somos mais fortes. Que isso tudo nos fortaleça em defesa da sociedade para quem nós estamos a serviço”. Andréa também saudou Roberto Py Gomes da Silveira, primeiro presidente do CAU/RS, pelo trabalho junto ao Conselho. “Py sempre será lembrado. Ele nos representa e representou muito para a categoria”, disse em tom emocionado.
 

Joaquim Haas, novo presidente do CAU/RS, também lembrou o esforço de Py. “Este momento é muito importante para os arquitetos e urbanistas. A posse das novas diretorias acontece junto com merecidas homenagens a Roberto Py, nosso representante máximo desde a criação do Conselho, fato considerado por ele próprio o coroamento de uma vida inteira em atividade e um reconhecimento por todos os anos dedicados ao desenvolvimento da Arquitetura e Urbanismo no estado”, destacou.
 

O IAB RS homenageou Roberto Py (in memoriam) e Cesar Dorfman, com o título de “Arquiteto Benemérito”. Os proprietários, durante décadas, da Livraria do Arquiteto, Ignácio Benites e Cristina Cordovero Moreno, receberam a homenagem de “Arquiteto Honorário”. O SAERGS, por sua vez, realizou a entrega do Prêmio Arquiteto e Urbanista do Ano, que completou 20 anos e premiou profissionais em cinco categorias nesta edição.
 


Maria Teresa Peres de Souza, presidente eleita do SAERGS, reforçou a importância das entidades no atual cenário político e social. “Somos arquitetos e urbanistas trabalhando em defesa de arquitetos e urbanistas”. 
 

Outro momento especial da cerimônia foi a homenagem  do IAB RS para a funcionária Madalena Gusen, que completou 20 anos de atividades. "Fui pega de surpresa. Estou muito emocionada e posso dizer que amo todos vocês. Muito obrigada por esse aprendizado", agradeceu.
 

CONFIRA MAIS REGISTROS DO EVENTO:


 

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →