Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Rafael Passos participa de debate sobre Planejamento Urbano da Capital

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
O presidente do IAB RS, Rafael Passos, participou na última terça-feira (18/04) de um debate sobre o planejamento urbano de Porto Alegre, tendo como foco o Plano Diretor do município. O evento "Menu POA" ocorreu no Palácio do Comércio no centro da Capital Gaúcha, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).

O debate contou com a participação de Patricia da Silva Tschoepke – Supervisora de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Porto Alegre; e Antônio Carlos Zago – Membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental. A mediação foi do jornalista Guilherme Kolling – Secretário de Redação do Jornal do Comércio.

O presidente IAB RS, Rafael Passos, projetou que o debate deve se estender até 2019, já que, além das reuniões organizadas pela prefeitura, a matéria ainda precisa ser enviada à Câmara Municipal para ser votada pelos vereadores.

"Seria uma grande revisão, como prevê o Estatuto da Cidade, 10 anos depois da revisão passada", projetou, citando ainda que o processo ocorre 20 anos depois da instituição do atual Plano Diretor, de 1999 – os Planos anteriores da Capital são de 1979 e 1959. Passos também criticou o excesso de flexibilização, caracterizado na grande quantidade de projetos especiais na cidade. 

“O Plano Diretor não é só para definir uso e regulação do solo urbano, mas também o desenvolvimento econômico e ambiental da cidade. Para isso, precisamos colocar os conflitos na mesa e construir um consenso”,  destacou o presidente do IAB RS.

Para Patrícia, o PDDUA está bem estruturado nos princípios e estratégias e no Plano Regulador, mas houve um excesso de regulação no espaço privado e há falta de planejamento adequado no espaço público, da paisagem urbana. “Não há critérios de integração da estrutura urbana, nem harmonia entre as áreas naturais e estruturadas”, afirmou. Segundo ela, o foco da prefeitura é implementar as políticas públicas definidas no Plano Diretor. “Não queremos impor, mas incentivar as comunidades a participar dos debates. O pactuado será o que a sociedade definir.”

A cidade passa a existir a partir da aplicação do Plano Diretor, com a criação de normas que causem o bem para a sociedade”, define Antônio Carlos Zago. “O grande objetivo é atingir a urbanidade. Nosso Plano Diretor é um dos mais modernos que existe. Agora, devemos analisar os novos caminhos entre o real e o ideal, uma cidade com mais liberdade, mas com responsabilidade.”  Ele entende como natural a avaliação periódica do Plano Diretor. “É um processo constante como dinâmica é a cidade. O seu arcabouço jurídico passa a ser algo gerador de desenvolvimento.”

IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos

No dia 25 de abril Portugal relembra os 50 anos da Revolução Portuguesa. Nesta data, em 1974, ocorreu o evento conhecido como Revolução dos Cravos, marcando o fim da ditadura salazarista. Para relembrar a data, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS) e a ADUFRGS Sindical, com apoio do Consulado Português, inauguram a exposição “Portugal, 50 anos da Revolução dos Cravos”, a partir de uma coleção de cartazes da época colecionados pela arquiteta e pesquisadora Daniela Fialho. A abertura ocorrerá no dia 25 de abril, às 18h45, no Solar do IAB (Rua General Canabarro 363, Centro Histórico, em Porto Alegre). A entrada é franca.

Leia Mais →

Documentário “Vozes da arquitetura Porto Alegrense” encerra programação de aniversário do IAB RS

O último dia da programação especial que comemorou os 76 anos do IAB RS foi marcado pela exibição do documentário “Vozes da Arquitetura Porto Alegrense”. O filme, produzido pela entidade com apoio institucional do CAU/RS, reuniu depoimentos de 19 profissionais, que falaram sobre a profissão e suas percepções envolvendo aspectos como criatividade, coletividade e outros significados. Além da exibição, foram anunciados dois editais de cultura. 

Leia Mais →

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA

As entidades Associação dos Técnicos de Nível Superior de Porto Alegre (Astec), Instituto de Arquitetos do Brasil – Depto Rio Grande do Sul (IAB RS), Instituto Brasileiro de Direito Urbanístico (IBDU), ONG Acesso Cidadania e Direitos Humanos e Sociedade de Economia do Rio Grande do Sul (SOCECON) entraram com ação ordinária a fim de denunciar irregularidades identificadas no edital e processo eleitoral do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental – Biênio 2024/2025. 

Leia Mais →

Desafios do planejamento urbano e gestão em Porto Alegre foram temas de debate no IAB RS

A relação envolvendo o setor imobiliário e a administração pública na Capital, bem como os desdobramentos da revisão do Plano Diretor e as eleições para o Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA), foram alguns dos tópicos abordados no debate “Planejamento Urbano e Gestão: desafios atuais e perspectivas futuras para Porto Alegre”, que ocorreu no dia 28 de março na sede do IAB RS, em Porto Alegre.

Leia Mais →

Arquiteta Enilda Ribeiro é homenageada em evento do IAB RS

Para comemorar os 76 anos do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB RS), a entidade planejou uma série com três eventos especiais para debater a profissão, relembrar a história e preservar memórias. Na primeira atividade, a palestra “Acervos em arquitetura e urbanismo – homenagem a Enilda Ribeiro” promoveu o encontro entre o professor da FAUUSP e coordenador da biblioteca da FAUUSP, Eduardo Costa; o membro do conselho consultivo do Centro de Memória CAU/RS, José Daniel Simões; e a copresidente do IAB RS e responsável pelo projeto documental, Bruna Tavares. 

Leia Mais →

IAB RS participa do painel RS Seguro COMunidade no South Summit

A copresidente Clarice Oliveira falou sobre a importância dos Concursos Públicos de Projeto e dos processos participativos que o IAB RS vem implantando junto ao governo do Estado. Durante sua fala, destacou que “o IAB RS desenvolve concursos de projeto urbanístico integrai que tem como um pilar muito importante a participação da comunidade no processo inicial de elaboração do programa de necessidades, que vai constituir as bases do concurso público de projetos”.

Leia Mais →