Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Rafael Passos participa de debate sobre Planejamento Urbano da Capital

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O presidente do IAB RS, Rafael Passos, participou na última terça-feira (18/04) de um debate sobre o planejamento urbano de Porto Alegre, tendo como foco o Plano Diretor do município. O evento "Menu POA" ocorreu no Palácio do Comércio no centro da Capital Gaúcha, promovido pela Associação Comercial de Porto Alegre (ACPA).

O debate contou com a participação de Patricia da Silva Tschoepke – Supervisora de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura de Porto Alegre; e Antônio Carlos Zago – Membro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano Ambiental. A mediação foi do jornalista Guilherme Kolling – Secretário de Redação do Jornal do Comércio.

O presidente IAB RS, Rafael Passos, projetou que o debate deve se estender até 2019, já que, além das reuniões organizadas pela prefeitura, a matéria ainda precisa ser enviada à Câmara Municipal para ser votada pelos vereadores.

"Seria uma grande revisão, como prevê o Estatuto da Cidade, 10 anos depois da revisão passada", projetou, citando ainda que o processo ocorre 20 anos depois da instituição do atual Plano Diretor, de 1999 – os Planos anteriores da Capital são de 1979 e 1959. Passos também criticou o excesso de flexibilização, caracterizado na grande quantidade de projetos especiais na cidade. 

“O Plano Diretor não é só para definir uso e regulação do solo urbano, mas também o desenvolvimento econômico e ambiental da cidade. Para isso, precisamos colocar os conflitos na mesa e construir um consenso”,  destacou o presidente do IAB RS.

Para Patrícia, o PDDUA está bem estruturado nos princípios e estratégias e no Plano Regulador, mas houve um excesso de regulação no espaço privado e há falta de planejamento adequado no espaço público, da paisagem urbana. “Não há critérios de integração da estrutura urbana, nem harmonia entre as áreas naturais e estruturadas”, afirmou. Segundo ela, o foco da prefeitura é implementar as políticas públicas definidas no Plano Diretor. “Não queremos impor, mas incentivar as comunidades a participar dos debates. O pactuado será o que a sociedade definir.”

A cidade passa a existir a partir da aplicação do Plano Diretor, com a criação de normas que causem o bem para a sociedade”, define Antônio Carlos Zago. “O grande objetivo é atingir a urbanidade. Nosso Plano Diretor é um dos mais modernos que existe. Agora, devemos analisar os novos caminhos entre o real e o ideal, uma cidade com mais liberdade, mas com responsabilidade.”  Ele entende como natural a avaliação periódica do Plano Diretor. “É um processo constante como dinâmica é a cidade. O seu arcabouço jurídico passa a ser algo gerador de desenvolvimento.”

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Outras Notícias

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →