Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Regulamento Prêmio IAB-RS – 5ª Edição – formandos 2003/2 e 2004/1

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

R E G U L A M E N T O Apresentação O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) traz ao público acadêmico a 5ª edição do Prêmio IAB-RS. Nosso Instituto mantém a sua tradição histórica de incentivo à cultura, desenvolvendo um contínuo trabalho de integração com a sociedade rio-grandense, e investindo em atividades voltadas para a valorização e o aprimoramento profissional. O sucesso colhido nas quatro edições anteriores do Prêmio IAB-RS estimula o seu Conselho Diretor a realizar novas edições, oportunizando a mostra da produção de trabalhos de relevância técnica, artística, social e cultural, revelando idéias inovadoras e de alta qualidade. 1. Objetivo O Prêmio IAB-RS tem por objetivo reconhecer os melhores Trabalhos Finais de Graduação – TFG – dos cursos de Arquitetura e Urbanismo do Estado, a cada ano. O destaque é concedido pela ampla divulgação dos trabalhos e de seus autores ao meio acadêmico, ao meio profissional e à sociedade em geral. 2. Justificativa A premiação visa contribuir para a realização de objetivos históricos e permanentes do IAB-RS, quais sejam, aprimorar o ensino de Arquitetura e Urbanismo nas faculdades, centros universitários e universidades do Rio Grande do Sul, bem como estimular a discussão e chamar a atenção da comunidade para a qualidade da Arquitetura e do Urbanismo, a qual é demonstrada em trabalhos exemplares. A premiação tem um alcance que extrapola o círculo estrito dos profissionais da Arquitetura e do Urbanismo e a participação na premiação proporciona estímulo aos formandos e contribui para a arrancada de sua atuação profissional. 3. Participação A cada semestre, o IAB-RS solicita à direção de cada uma das escolas de Arquitetura e Urbanismo do Estado a indicação de um trabalho, dentre todos os apresentados por ocasião da conclusão do curso, que tenha características de excelência. A 5a. edição do Prêmio, contempla os trabalhos desenvolvidos ao longo do 2o. semestre de 2003 e do 1o. semestre de 2004. 4. Seleção e julgamento O IAB-RS fez-se presente à cerimônia de formatura das faculdades, em cuja ocasião entregou ao autor de cada trabalho indicado uma menção honrosa. Os trabalhos indicados deverão ser encaminhados ao IAB-RS e serão examinados por uma comissão julgadora, escolhida dentre Arquitetos e Urbanistas de competência comprovada por sua atuação no Estado. A comissão julgadora premiará três trabalhos, atribuindo-lhes o primeiro, o segundo e o terceiro lugar. 5. Divulgação
A divulgação do resultado será feita por ocasião da realização de um evento em Porto Alegre, para o qual serão convidados os autores dos trabalhos concorrentes, seus orientadores e diretores das escolas de Arquitetura e Urbanismo, bem como personalidades ligadas à profissão.
6. Exposição
Os trabalhos premiados são expostos em local de fácil acesso ao público em geral, em Porto Alegre, seguindo-se de exposição itinerante, ao longo do ano, de todos os trabalhos em todas as escolas de Arquitetura e Urbanismo do Estado que demonstrarem interesse em recebê-los.
7. Apresentação dos trabalhos
Os trabalhos devem ser apresentados em duas pranchas de tamanho A1 (84cm de largura por 59,4cm de altura) com o lado maior na horizontal. Todos os desenhos, textos, memoriais, explicações ou especificações deverão constar obrigatoriamente apenas das pranchas, não podendo ser entregue material avulso para fins de avaliação. As pranchas deverão estar identificadas com: nome completo do autor, universidade, curso ou escola, título do trabalho, semestre de realização do TFG e numeração (1/2 e 2/2) em uma faixa de 5cm de altura ao longo dos 84cm de largura da borda inferior de cada prancha. Os trabalhos deverão ser apresentados em pranchas sem dobrar ou enrolar. Para dar maior rigidez à embalagem e proteger o trabalho, sugere-se a utilização de folha de papelão, isopor ou outro material leve e não espesso. Deverá ser entregue também uma cópia fiel das pranchas A1, reduzidas em tamanho A3 (42cm de largura por 29,7cm de altura). As pranchas deverão ser entregues em embalagem apropriada com a identificação completa do autor (nome, endereço, telefone e e-mail para contato).
6. Cronograma
As atividades do Prêmio IAB-RS serão realizadas conforme o cronograma:
22 de fevereiro de 2005: envio do regulamento e de informações para os concorrentes ao Prêmio IAB-RS e faculdades de arquitetura e urbanismo e divulgação no site do IAB-RS;
14 de março de 2005: prazo limite para recebimento dos trabalhos no IAB-RS até as 18:00horas, inclusive para trabalhos enviados por correio;
15 e 16 de março de 2005: julgamento dos trabalhos no IAB-RS;
18 de março de 2005: cerimônia de premiação, na data do aniversário do IAB-RS, em jantar alusivo (informações sobre local e horário serão enviadas por e-mail e divulgadas no site do IAB-RS);
abril de 2005: montagem e abertura da exposição dos trabalhos premiados (informações sobre o local da exposição serão enviadas por e-mail e divulgadas no site do IAB-RS).
7. Consultor
Qualquer esclarecimento sobre o Prêmio IAB-RS deverá ser encaminhado por e-mail, fax ou carta até 11 de março de 2005, nos seguintes endereços:
Instituto dos Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul
Prêmio IAB-RS – 5a. edição – iab-rs@iab-rs.org.b (mailto:iab-rs@iab-rs.org.b) – www.iab-rs.org.br (file:///C:/Documents%20and%20Settings/admin/Desktop/conteudo%20iab%20atual/iab/www.iab-rs.org.br/index.html)
Rua General Canabarro, 363 – Centro CEP 90010-160 – Porto Alegre/ RS
Telefones (51) 32122552 – (51) 32129042 – Fax (51) 321124070
Para o esclarecimento de dúvidas, o IAB-RS contará com os Arquitetos Cleandro Krause e Cristiana Bersano, que enviarão as respostas no prazo de dois dias úteis após o recebimento das consultas.
Porto Alegre, 21 de março de 2005.
Arq. Cleandro Krause
Arq. Cristiana Brodt Bersano
Comissão de Organização
Prêmio IAB-RS – 5a. edição

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Outras Notícias