Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Renato Saboya palestrou sobre Vitalidade e Segurança Urbana no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
O Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) recebeu o arquiteto Renato Saboya na Quarta do IAB ao vivo, realizada no dia 19 de novembro. O pesquisador palestrou sobre os "Efeitos da Arquitetura: influência dos tipos arquitetônicos sobre a vitalidade e a segurança urbana".
Saboya explicou que juntou três pesquisas que lidam com os elementos da vitalidade e segurança urbana. “Se a gente não entender a cidade de uma maneira metódica, estamos sujeitos a tirar conclusões erradas. Temos que analisar diversos aspectos ao mesmo tempo”, justificou.
Para ele, as edificações podem ser entendidas como “alimentadoras” dos espaços públicos: quanto mais gente mora em uma determinada área, mais gente tende a sair e chegar em casa todos os dias para ir e voltar do trabalho, da escola e das compras e demais atividades diárias, o que por si só representaria um primeiro esboço de vitalidade urbana. De acordo com o arquiteto, para que os espaços tenham vitalidade as pessoas precisam se sentir seguras. “Por outro lado a vitalidade também é um componente da segurança. São dois conceitos ligados que se influenciam mutuamente”, destacou.
Para Saboya, as edificações e os espaços privados, seus afastamentos e a quantidade de aberturas nas fachadas dos edifícios também geram impactos no espaço público, podendo interferir na apropriação do local e na sua vitalidade através das conexões visuais, que são elementos que possibilitam aos usuários das edificações um maior contato visual com o espaço pública. Ele informou que existem vários estudos que defendem que as conexões visuais, como as portas e janelas, ao se comunicarem com a rua podem controlar situações de perigo e comportamentos de usuários, através dos eixos de visibilidade existentes.
“A presença da vigilância natural através das conexões visuais das edificações destaca-se na segurança das edificações e dos espaços públicos como um fator que pode favorecer a redução dos crimes. Locais aparentemente mais seguros também incentivariam seu uso, o que por sua vez reforça a vigilância natural, em um círculo virtuoso”, observou Saboya. 
Ele também falou sobre os condomínios fechados. Para Saboya, outra discussão que deve ser realizada à luz dessas constatações diz respeito aos condomínios fechados, cuja principal justificativa é justamente a necessidade de segurança. “Até que ponto é desejável, ou justo, que a suposta segurança procurada pelos moradores desse tipo de assentamento seja alcançada às custas de maior insegurança nos espaços do entorno, que via de regra ficam sujeitos a longos e cegos muros divisores?”, questionou.
“Os edifícios de uma rua preparada para receber estranhos e garantir a segurança tanto deles quanto dos moradores devem estar voltados para a rua”, complementou
Para ele, a hipótese de que a maior conexão visual das edificações com a área pública inibe a ocorrência de crimes; e que locais com baixo potencial de movimento, baixa visibilidade e conexão visual limitada a outros espaços são alvos dos criminosos. 
“Cada vez temos mais edifícios cegos, separados do lote, e com muitos muros. A tipologia arquitetônica precisa ser pensada de maneira mais refinada pelos Planos Diretores. Precisamos refinar mais esses debates, e se tivermos mais evidências empíricas a gente pode ter mais argumentações”, concluiu.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →