Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Resultados do Fórum Urbanismo Contra o Corona são apresentados em live do IAB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
De três amplos encontros online com representantes comunitários e movimentos sociais, o Fórum Urbanismo Contra o Corona elaborou uma carta aberta aos candidatos nas eleições 2020 e um relatório com os desafios e perspectivas das populações em condições de vulnerabilidade social. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira, dia 28 de outubro, na live “fórum urbanismo contra o corona nas comunidades e movimentos do RS”, promovida pelo IAB RS e que integrou a programação do Circuito Urbano do ONU-Habitat.

Participaram do evento o professor e geógrafo Paulo Soares; a arquiteta e urbanista Manuela Dalla Rosa; o vice-presidente do IAB RS Natan Arend; as estudantes de arquitetura e urbanismo Mariana Silveira Castilhos e Mariana Giordani; com mediação de Bruna Tavares, diretora de comunicação do IAB RS.

Natan, um dos articuladores da rede e do fórum, apresentou o histórico da Rede Urbanismo Contra o Corona, que surgiu no Rio de Janeiro e chegou ao Rio Grande do Sul em março, logo com os primeiros casos de Covid-19 registrados no Estado. No início, a atuação teve como foco ações emergenciais de atendimento às comunidades, com demandas especialmente de segurança alimentar, já tendo no horizonte o debate de políticas de médio e longo prazo.

Também articuladora da rede e do fórum, Manuela explicou a metodologia adotada para a realização dos três encontros, que teve como preocupação as possibilidades de acesso dos participantes. Na sequência, Mariana Castilhos e Mariana Giordani falaram da dinâmica das reuniões e o processo de elaboração do relatório.

Uma leitura geral do relatório aponta que “a pandemia veio para intensificar problemas que já existiam e muitos se faziam presente por conta do abandono da gestão pública”, conforme destacou Castilhos. Giornani finalizou lembrando que as comunidades “estão lá e precisam de voz”.

Paulo avaliou que uma leitura unânime dentre os participantes do fórum foi que o poder público, em todas as esferas, “pouco fez e pouco está fazendo pelas comunidades e periferias” e que “isso levou ao chamado da necessidade de unidade e auto-organização das comunidades”.

Natan e Manuela concluíram a apresentação contando do processo de elaboração da carta, que segue aberta para receber assinaturas de apoio no link https://www.change.org/cartapopular. “Queríamos quea carta representasse desde o início, que mantivesse estrutura que pessoas das comunidades e dos movimentos criaram nas primeiras respostas. Consideramos que ali estava a estrutura da carta”, ponderou Manuela.

O fórum foi promovido pela Rede Urbanismo Contra o Corona RS, IAB RS e CAU RS e com co-promotoria do Comitê Popular em Defesa do Povo e contra o Coronavírus, BR Cidades – núcleo Porto Alegre e Observatório das Metrópoles – núcleo Porto Alegre. 

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →