Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Revelados os vencedores do Prêmio IAB-RS etapa estadual

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

– Cerimônia de entrega foi realizada durante o evento Noite da Arquitetura, no dia 18 de dezembro, no Salão Nobre da Catedral Metropolitana de Porto Alegre.

 – Na ocasião, foi empossada a nova gestão do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), para o triênio 2024-2026.

 

Durante a Noite da Arquitetura, evento promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), foram revelados os vencedores do Prêmio IAB 2023, que tem como objetivo  divulgar e premiar a produção intelectual e profissional de arquitetos, arquitetas e urbanistas do estado do Rio Grande do Sul. A premiação acontece em duas etapas: estadual e nacional. As propostas premiadas na Etapa Estadual serão encaminhadas automaticamente para a Etapa Nacional.

Foram entregues, também, os troféus do Prêmio IAB-RS José Albano Volkmer para as turmas de 2022. Receberam a distinção os melhores tccs de cada semestre letivo, de todos os cursos de arquitetura e urbanismo do Estado, com a entrega de um diploma de menção honrosa para os autores dos trabalhos durante a cerimônia de colação de grau em sua faculdade de origem. Além de reconhecer os projetos apresentados como trabalho de conclusão de curso, a premiação reforça sua relevância como instrumento de qualificação das cidades e do habitat através do reconhecimento dos jovens talentos locais.

Os troféus foram entregues pelas co-presidentas do IAB-RS, Clarice Oliveira e Paula Motta, e pela diretora de comunicação da entidade, Jéssica Neves. Os tccs premiados podem ser conferidos aqui.  Confira abaixo os contemplados no Prêmio IAB-RS 2023:

 

Categoria Interiores e Design

Alexandre Rögelin Prass

Cidade: Porto Alegre

Título: Abrigo de ônibus

 

Yuri Endo Kokubun

Cidade: Porto Alegre

Título: Poltrona Buba

Elisa Martins

Cidade: Porto Alegre

Título: Pavilhão (Destaque Patrimônio Cultural)

 

Categoria Edificações e projetos

Rodrigo Troyano

Cidade: General Câmara

Título: Casa JM

 

Luiz Sakata

Cidade: Santa Maria

Título: Túnel do Tempo

Luciano de Topin Ribeiro

Cidade: Gravataí

Título: Casagranda

 

Categoria Cultura Arquitetônica

Ricardo de Souza Rocha

Cidade: Cachoeira do Sul

Título: Arquitetura Brasileira do Século XX: ensaios para uma história outra

 

Posse dos conselheiros

O evento começou com a posse da gestão eleita para o triênio 2024-2026 e encerrou com a premiação das entidades que compõem o Colegiado das Entidades Estaduais de Arquitetos e Urbanistas (CEAU-CAU/RS). “É uma alegria muito grande poder reunir amigos e colegas em um local tão especial”, iniciou o presidente do CAU/RS, Tiago Holzmann da Silva, ao declarar aberta a 30ª Reunião Plenária Extraordinária, momento que marcou a assinatura dos termos de posse dos conselheiros eleitos para a gestão 2024-206.

Conselheiros tomaram posse para o triênio 2024-2026.

Em sua fala, Tiago parabenizou o quadro de funcionários do Conselho, agradecendo os gerentes e suas equipes pelo trabalho realizado no período em que presidiu o CAU/RS, respectivamente a 3ª e 4ª gestão. Relembrou algumas realizações dos últimos seis anos, sobretudo ações em nome da valorização da profissão. “A luta pela formação do CAU data de 1950, mas ainda que sejamos um conselho jovem – temos apenas 13 anos – somos um dos poucos que realmente pode pugnar pela profissão”, destacou. “Atuar em defesa da qualidade da Arquitetura e Urbanismo é algo feito todos os dias, sinto muito orgulho do que fizemos nos últimos seis anos e sei que o Conselho realizará muito mais”, finalizou Tiago.

O evento também revelou o grande vencedor do Prêmio Destaque Iran Fernando da Rosa, eleito por votação aberta ao público entre os dias 05 e 15 de dezembro. O agraciado foi o vice-prefeito de Santa Maria, Rodrigo Décimo, vencedor na categoria Poder Público (Pessoa Física), pelo projeto “Distrito Criativo Centro – Gare“. Ele é coordenador da iniciativa que está transformando o Centro Histórico da cidade em um lugar de convivência e desenvolvimento sustentável, a partir do fomento de iniciativas relacionadas à economia criativa. A missão do projeto é aproximar e potencializar atores de diferentes esferas, para atuar coletivamente na geração de valor para o território, garantindo coesão e continuidade nas ações para o Distrito Criativo. Os vencedores podem ser conferidos neste link.

Outro momento de destaque foi a entrega do prêmio aos vencedores da 2ª Edição do Concurso de Fotografia CAU/RS. Foram mais de 350 inscrições, com registros feitos em diferentes municípios gaúchos. Sob o tema “Patrimônio Cultural Edificado do Rio Grande do Sul em Art Déco”, os 12 vencedores terão suas fotos incluídas no Calendário Oficial de 2024. O encerramento da noite foi realizado com a entrega dos prêmios da AAI Brasil-RS (Prêmio AAInteriores) e do SAERGS (Prêmio Arquiteto do Ano).

Com informações do CAU/RS.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

NOTA PÚBLICA SOBRE OS PROCESSOS DE IMPUGNAÇÃO NAS ELEIÇÕS PARA O CMDUA.

O IAB-RS expressa preocupação em relação à ausência de registro dos pedidos de impugnação apresentados pelo instituto no âmbito do processo eleitoral das entidades de classe ligadas ao planejamento urbano no Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano e Ambiental (CMDUA). Conforme o cronograma estabelecido no edital 006/2023, utilizando os critérios estipulados no item 2.11 do referido edital, foi emitido um documento elencando 23 entidades que não demonstram caráter de atividades relacionadas ao planejamento urbano. Isso ocorreu após análise apropriada e indicação da regularidade dessas entidades para participação nas eleições do CMDUA.

Leia Mais →

Arquitetos vencedores do concurso de requalificação do Lago Joaquina apresentam projeto

Na tarde desta quarta-feira (10), os arquitetos e urbanistas do escritório OCRE, vencedores do Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier, receberam a premiação de R$50 mil, assinaram o contrato de realização do projeto executivo e apresentaram a proposta vencedora para membros da Administração Municipal e comunidade.

Leia Mais →

IAB-RS assina acordo para consultoria no programa RS Seguro COMunidade

O Governador do Estado, Eduardo Leite, lançou, na manhã do dia 15 de dezembro, o programa RS Seguro COMunidade, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. Desenvolvido no âmbito do RS Seguro, a iniciativa integra o eixo voltado para políticas sociais preventivas e transversais, cujo foco de atuação são os territórios em situação de vulnerabilidade socioeconômica e com indicadores elevados de crimes violentos letais e intencionais, consumados ou tentados. O o IAB-RS realizará três concursos nacionais, em que serão selecionados projetos urbanísticos integrados para três localidades: Umbu, Rubem Berta e Santa Tereza.

Leia Mais →

Outras Notícias

ARQUITETOS DE PORTO ALEGRE VENCEM CONCURSO QUE IRÁ REQUALIFICAR LAGO JOAQUINA RITA BIER EM GRAMADO

Na noite desta quarta-feira (13/12) foi realizada em Porto Alegre a cerimônia de divulgação dos vencedores do “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”, promovido pela Prefeitura Municipal de Gramado (RS) com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) e apoio da Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas (ABAP) e do IAB-RS Núcleo Hortênsias. Os grandes vencedores da noite foram os arquitetos e urbanistas Thiago Yuuki Kajiwara, Ananda Maciel Oliveira e Diego Flamia, do escritório OCRE Arquitetura, de Porto Alegre.

Leia Mais →

Prêmio IAB-RS recebe inscrições até o dia 13 de dezembro

Arquitetos e urbanistas das turmas de 2022 têm até as 23h59 do dia 13 de dezembro para inscrever o seu trabalho de conclusão de curso (TCC) no prêmio IAB-RS José Albano Volkmer, edição 2023. A iniciativa, concebida em parceria com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS), premiará as ideias mais inovadoras e seus projetos inspiradores.

Leia Mais →

Resultado do Julgamento do Concurso de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier será divulgado no dia 13/12

A Prefeitura de Gramado (RS) e o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS) promovem na quarta-feira (13/12) a cerimônia de divulgação do resultado do julgamento das propostas para o “Concurso Público Nacional de Arquitetura da Paisagem para Requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado, RS”. Haverá transmissão ao vivo pelo canal do IAB RS no YouTube, diretamente da sede do IAB RS, em Porto Alegre, a partir das 19 horas, com a participação de membros do Executivo Municipal de Gramado.

Leia Mais →

Prefeitura de Santa Maria lança edital para construção de memorial da Boate Kiss

O projeto premiado no Concurso Público Nacional de Arquitetura para o Memorial às Vítimas da Kiss, iniciativa da prefeitura municipal de Santa Maria, do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS) e da Associação dos familiares das vítimas e sobreviventes (AVTSM), lançado no ano de 2018, sairá do papel. O edital de licitação para construção foi lançado, e o orçamento estimado é de R$5,5 milhões.

Leia Mais →