Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Saldo positivo de 2015 projeta um ano novo próspero e cheio de novidades no IAB RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
"2015 foi um ano produtivo, de consolidação das atividades da entidade e de discussões relevantes que contaram com grande participação e atenção da sociedade e da mídia”, destaca o presidente Tiago Holzmann da Silva. O IAB RS promoveu mais de 50 eventos públicos no Ponto de Cultura Solar do IAB, sempre com a casa cheia, com estimativa de mais de 3 mil pessoas presentes além de mais de 120 convidados como palestrantes, debatedores e mediadores das atividades.
O IAB RS organizou dois importantes concursos públicos de arquitetura em Porto Alegre; promoveu uma série de cursos de qualificação profissional; reeditou pelo 6º ano consecutivo o Edital das Artes Visuais com mais 4 exposições no Solar; organizou o Prêmio IAB RS José Albano Volkmer premiando o melhor trabalho de diplomação entre todas as faculdades do estado; conquistamos representação no Conselho Nacional de Cultura ampliando a participação dos arquitetos; realizou as Caravanas da Arquitetura no interior do estado; ampliou sua representação no interior com mais 3 novos núcleos em formação e intensificação das atividades dos 8 núcleos existentes; e promoveu inúmeras discussões sobre os problemas das cidades e da arquitetura e urbanismo, com destaque para as irregularidades jurídicas e inconsistências urbanísticas do projeto para o Cais Mauá.
A presença na mídia também foi destaque com cerca de 20 participações em televisões e rádios, diversos artigos de opinião publicados, além de mais de 150 notícias da entidade publicadas em jornais e internet.
Também registramos o esforço na área administrativa da entidade com a discussão e aprovação do novo Estatuto, com diversos avanços e atualizações; ações de defesa do IAB e dos associados nas áreas jurídica e fiscal; conclusão do sistema de gestão dos associados e o início dos novos módulos de gestão on line; e a qualificação contínua dos funcionários e das assessorias contratadas, com destaque para a Tecnologia da Informação.
Em 2016, o IAB RS está concluindo a programação cultural da entidade, com novidades nos eventos das “Quartas no IAB”; reedição do edital de artes e novo edital de música; nova agenda para as Caravanas e atividades dos núcleos; reforço no trabalho das Comissões e Representações; campanha de associação e divulgação da ampla oferta de benefícios e convênios para os associados da entidade; entre outras tantas ações.
Contamos com a contribuição e participação dos colegas. Feliz ano novo, que 2016 traga prosperidade para todos com muita saúde e alegrias.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →