Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Santa Catarina terá a primeira feira do setor do vidro e do alumínio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Será realizada em Joinville (SC), nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a II Feira Nacional do Vidro e Alumínio (Fenavid). Cerca de 100 expositores estarão apresentando lançamentos e novidades em vidro e alumínio, voltados para todo o setor da construção civil. A expectativa dos organizadores é receber 10 mil visitantes, entre vidraceiros, decoradores, designers, arquitetos, engenheiros e especificadores em geral. O evento, que acontecerá no Parque da Expoville, contará com palestras ministradas por instrutores da Escola do Vidraceiro, de São Paulo, direcionadas ao público visitante. Entre os apoiadores estão o Crea-SC, o IAB–SC, o Sebrae-SC, a Afeal (Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio), a Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras), entre outras entidades. O apoio das instituições vale pela proposta da Fenavid de levar tecnologias e novos produtos a todas as regiões do país. Para o engenheiro Celso Ramos Fonseca, presidente do Crea-SC, a realização do evento será um grande estímulo às empresas e aos profissionais da região, principalmente para aqueles que atuam na parte técnica, uma área que sofre constante transformação. “Atualmente, o vidro é peça integrante e fundamental do projeto arquitetônico. Tem forte influência no conforto, na economia e segurança de qualquer edifício. A Fenavid, como grande exposição de novas tecnologias e produtos, dará aos profissionais mais opções para futuramente escolherem os materiais mais adequados”, afirma. Assim como Fonseca, o presidente do IAB-SC, Emerson da Silva, acredita que a feira será um ponto de encontro dos profissionais de um mesmo segmento, contribuindo para a realização de novos projetos e parcerias em Santa Catarina e nas localidades próximas. “A troca de informações e o contato com as novidades do mercado proporcionam ao arquiteto novas alternativas em seus projetos. Neste cenário, a feira surge como o espaço apropriado para a realização de encontros com esta finalidade”, diz o arquiteto. Apontando as novas possibilidades dos produtos aos profissionais da construção civil, a feira vai alavancar o consumo de vidro e alumínio na região, uma necessidade que se torna ainda maior com a inauguração da nova linha de produção de vidro da Cebrace, em Barra Velha (SC), produzindo 200 mil toneladas ao ano. Cláudio Cruz, presidente da Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras), aponta uma situação um tanto preocupante no ramo: “Baseado nos investimentos do setor e na quantidade de fornos existente no Estado, caso o consumo não aumente pelo menos de 20 a 30 %, estaremos com máquinas ociosas, comprometendo os investimentos e a saúde financeira das empresas, com margens reduzidas pelo excesso de concorrência”, diz.
Com um quadro semelhante ao do vidro, o setor do alumínio também busca maneiras de aumentar a demanda, considerada reprimida pelo desconhecimento dos produtos e as suas corretas aplicações. Mas, para o presidente da Afeal (Associação dos Fabricantes de Esquadrias de alumínio), Antonio Molina, ao ser realizada numa região economicamente forte, a feira vai ser um bom canal para difundir essas informações. “A Fenavid – Joinville será, sem dúvida, um momento marcante para o mercado de esquadrias e vidros. Acreditamos que despertará o interesse das construtoras, arquitetos, fabricantes de esquadrias e empresas ligadas ao vidro, que poderão conhecer as novidades e o desenvolvimento tecnológico dos produtos específicos do setor. “ diz Molina.
Mais informações sobre a Fenavid, acesse o site http://www.fenavid.com/ (http://www.fenavid.com/)
Assessoria de Imprensa
Mariana Queiroz/Cristina Gonzalez

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →

Concessão do Parque Marinha foi tema de debate no IAB-RS

O modelo de concessão do Parque Marinha do Brasil para a iniciativa privada foi tema de um debate promovido pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), como parte da programação do IAB nas Quartas. Participaram do evento o mestre em planejamento urbano pela UFRGS, Rogério Malinsky, o ex-diretor da FAUPUCRS e ex-presidente do IAB-RS, Ivan Mizoguchi, e o arquiteto, ex-presidente da Agapan e especialista em análise de impactos ambientais pela UFAM, Francisco Milanez. A mediação foi realizada pela arquiteta e urbanista e co-presidente do IAB/RS, Nathalia Danezi. O evento foi uma promoção conjunta do IAB/RS, ATUAPOA e Agapan.

Leia Mais →

IAB-RS inaugura fachada do Solar em comemoração com a cidade

Após um longo período de restauro, o público pôde conferir de perto no último sábado (19/08) a imponência da construção do Solar Conde de Porto Alegre, atual sede do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB-RS). A obra que iniciou nos anos 2000 passou por diversas gestões. Depois de muitos anos coberto por tapumes, o prédio voltou a fazer parte da paisagem do Centro Histórico, na semana de comemorações do dia do patrimônio cultural. O evento contou com a participação dos componentes da direção da casa, de autoridades municipais e estaduais, e do público, que prestigiou, ainda, diversas atrações culturais.

Leia Mais →