Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Santa Catarina terá a primeira feira do setor do vidro e do alumínio

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Será realizada em Joinville (SC), nos dias 28, 29 e 30 de outubro, a II Feira Nacional do Vidro e Alumínio (Fenavid). Cerca de 100 expositores estarão apresentando lançamentos e novidades em vidro e alumínio, voltados para todo o setor da construção civil. A expectativa dos organizadores é receber 10 mil visitantes, entre vidraceiros, decoradores, designers, arquitetos, engenheiros e especificadores em geral. O evento, que acontecerá no Parque da Expoville, contará com palestras ministradas por instrutores da Escola do Vidraceiro, de São Paulo, direcionadas ao público visitante. Entre os apoiadores estão o Crea-SC, o IAB–SC, o Sebrae-SC, a Afeal (Associação dos Fabricantes de Esquadrias de Alumínio), a Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras), entre outras entidades. O apoio das instituições vale pela proposta da Fenavid de levar tecnologias e novos produtos a todas as regiões do país. Para o engenheiro Celso Ramos Fonseca, presidente do Crea-SC, a realização do evento será um grande estímulo às empresas e aos profissionais da região, principalmente para aqueles que atuam na parte técnica, uma área que sofre constante transformação. “Atualmente, o vidro é peça integrante e fundamental do projeto arquitetônico. Tem forte influência no conforto, na economia e segurança de qualquer edifício. A Fenavid, como grande exposição de novas tecnologias e produtos, dará aos profissionais mais opções para futuramente escolherem os materiais mais adequados”, afirma. Assim como Fonseca, o presidente do IAB-SC, Emerson da Silva, acredita que a feira será um ponto de encontro dos profissionais de um mesmo segmento, contribuindo para a realização de novos projetos e parcerias em Santa Catarina e nas localidades próximas. “A troca de informações e o contato com as novidades do mercado proporcionam ao arquiteto novas alternativas em seus projetos. Neste cenário, a feira surge como o espaço apropriado para a realização de encontros com esta finalidade”, diz o arquiteto. Apontando as novas possibilidades dos produtos aos profissionais da construção civil, a feira vai alavancar o consumo de vidro e alumínio na região, uma necessidade que se torna ainda maior com a inauguração da nova linha de produção de vidro da Cebrace, em Barra Velha (SC), produzindo 200 mil toneladas ao ano. Cláudio Cruz, presidente da Ascevi (Associação Catarinense das Empresas Vidreiras), aponta uma situação um tanto preocupante no ramo: “Baseado nos investimentos do setor e na quantidade de fornos existente no Estado, caso o consumo não aumente pelo menos de 20 a 30 %, estaremos com máquinas ociosas, comprometendo os investimentos e a saúde financeira das empresas, com margens reduzidas pelo excesso de concorrência”, diz.
Com um quadro semelhante ao do vidro, o setor do alumínio também busca maneiras de aumentar a demanda, considerada reprimida pelo desconhecimento dos produtos e as suas corretas aplicações. Mas, para o presidente da Afeal (Associação dos Fabricantes de Esquadrias de alumínio), Antonio Molina, ao ser realizada numa região economicamente forte, a feira vai ser um bom canal para difundir essas informações. “A Fenavid – Joinville será, sem dúvida, um momento marcante para o mercado de esquadrias e vidros. Acreditamos que despertará o interesse das construtoras, arquitetos, fabricantes de esquadrias e empresas ligadas ao vidro, que poderão conhecer as novidades e o desenvolvimento tecnológico dos produtos específicos do setor. “ diz Molina.
Mais informações sobre a Fenavid, acesse o site http://www.fenavid.com/ (http://www.fenavid.com/)
Assessoria de Imprensa
Mariana Queiroz/Cristina Gonzalez

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Solar do IAB-RS ganha restauro da fachada

Quem por muitos anos cruzou pela esquina da Rua Riachuelo com a Rua General Canabarro, no Centro Histórico de Porto Alegre, notava parte do antigo casarão escondido em seus tapumes. Pois o cenário desse cruzamento está prestes a mudar. O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) começou esta semana o restauro tão esperado da fachada de seu Solar, que já foi residência do Conde de Porto Alegre entre 1855 e 1875.

Leia Mais →

IAB RS elege nova direção para o triênio 2023/2025

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) elegeu no último sábado (26/11) a nova direção da entidade para o triênio 2023-2025. Foi eleita a chapa única denominada “IAB Cidade, Cultura e Sociedade”, encabeçada pela nova presidente do IAB RS,  Clarice Mizocsky de Oliveira. A arquiteta e urbanista divide a presidência com mais três lideranças femininas que integram a gestão compartilhada: Paula Silva Motta dos Santos, Nathalia Pereira Danezzi e Bruna Bergamaschi Tavares.

Leia Mais →

Eleição virtual no IAB RS será neste sábado (26/11)

A Assembleia Geral Ordinária de Eleições para o triênio 2023/2025, que vai definir a nova diretoria do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS), ocorrerá de forma virtual, no sábado dia 26 de novembro, das 9h às 21h. Vale lembrar que apenas associados arquitetos e urbanistas, em dia com a entidade, poderão participar do processo eleitoral. Também informamos que os núcleos do IAB RS no interior do Estado terão acesso somente a sua plataforma local.

Leia Mais →

Outras Notícias

Aos 96 anos, o arquiteto Emil Bered lança seu primeiro livro

Autor de várias edificações icônicas da paisagem urbana de Porto Alegre e do interior do Rio Grande do Sul, o arquiteto ex-presidente do IAB RS Emil Bered, de 96 anos, lança seu primeiro livro que apresenta a trajetória profissional e acadêmica, além de oferecer relatos, imagens e emoções de sua vida pessoal, associados a depoimentos de familiares e colegas de profissão. Será na quarta-feira (23/11), às 18h30min, no saguão da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da UFRGS.

Leia Mais →