Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Santa Maria recebe Caravana da Arquitetura

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Nos dias 07 e 08 de outubro o município de Santa Maria irá receber o evento Caravana da Arquitetura promovido pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB RS) e patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio Grande do Sul (CAU/RS).

Na sexta-feira, dia 07/10, a partir das 19 horas, no auditório da Prefeitura Municipal (Rua Venâncio Aires nº 2277) ocorrerá a palestra “Projeto de Requalificação do Centro Histórico e Comercial de Erechim”, ministrada por Alexandre Nichetti, arquiteto e urbanista do Núcleo do IAB em Erechim.

Ele irá apresentar irá apresentar as soluções propostas de mobilidade urbana, a criação de novas áreas de lazer e convivência, o novo design para o mobiliário urbano, o aumento da segurança do pedestre, bem como a valorização do patrimônio edificado e a diminuição da poluição visual.

Na mesma noite, ocorre a palestra internacional com o arquiteto sérvio Nikola Carevic, que irá falar sobre “O Patrimônio se constrói hoje”.

No sábado, dia 08/10, a partir das 10h30min, na Praça Saldanha Marinho, no centro da cidade, ocorerá a Caminhada da ArquiteturaSanta Maria 2016, com ampla programação cultural.

COLOQUE NA AGENDA
O que: Caravana da Arquitetura em Santa Maria
Quando: Dias 07 e 08 de outubro (sexta e sábado)
Onde: Dia 07/10 – Auditório da Prefeitura Municipal (Rua Venâncio Aires nº 2277). Dia 09/10 – Praça Saldanha Marinho (Centro)
Quanto: Entrada Franca
Informações: www.iabrs.org.br ou pelo fone (51) 3212.2552


Saiba o palestrante internacional Nikola Carevic:
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de Novi Sad. Faculdade das ciências tecnológicas. Departamento de Arquitetura (2005) e doutorado no Programa de Projetos arquitetônicos – Universitat Politècnica de Catalunya (2012) com a tese titulada: "A arquitetura como Globalização específica. O processo arquitetônico da reterritorialização urbana das cidades no novo milênio". Atualmente é professor convidado do curso de Pós-graduação "Arquitetura da cidade" da Faculdade de arquitetura e urbanismo (FAU) na Pontifícia Universidade Católica (PUC/RS) do Rio Grande do Sul Desde o ano 2005 está relacionado com os membros do grupo "GIRAS" – (Grupo de investigação de arquitetura: Projetos, Territórios e Sociedade) na Universidade Politécnica de Catalunya (UPC), Escola Técnica Superior de Arquitetura de Barcelona (ETSAB). Criando pesquisas sobre a conexão entre três dimensões principais: desenhar, construir e habitar. Em paralelo às atividades acadêmicas trabalhou em Barcelona no escritório do Toyo Ito como arquiteto projetista (Nov. 2006 – fev. 2010) nos projetos de ampliação da "Nova feira de Barcelona" (FIRA 2000). Desde 2012 está trabalhando em Porto Alegre como sócio diretor no escritório "Estúdio ORIGEM / Arquitetura e Urbanismo"; Escritório especializado na área de arquitetura hospitalar executando várias obras em Rondônia (Porto Velho), São Paulo (São José do Rio Preto) e Rio Grande do Norte (Mossoró e Natal).
IAB - RS

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Na mídia: IAB RS participa de reportagem da Folha de São Paulo sobre reconstrução do RS

A copresidente do IAB RS, Clarice Misoczky de Oliveira, concedeu entrevista para reportagem da Folha de São Paulo. O ponto central foi a reconstrução do RS. “A questão habitacional é mais dramática. Há municípios no Vale do Taquari, como Muçum e Roca Sales, que se desenvolveram em áreas de encostas. Cidades como Santa Tereza em que parte das casas estão em áreas de inundações. Precisamos construir com segurança”, disse.

Leia Mais →

MANIFESTO IAB RS PARA A RECONSTRUÇÃO DO RS

Considerando a enorme tragédia causada pelos efeitos da crise climática e pelo descaso do poder público com o planejamento urbano e regional sustentável na promoção de cidades justas, igualitárias e ecologicamente  equilibradas, a Comissão Cidades/IAB RS, por meio deste, manifesta a necessidade de atenção às questões referentes às diferentes escalas de planejamento, arquitetura e urbanismo para reconstrução das cidades do Rio Grande do Sul, aqui agrupadas em dois grandes grupos: (A) Planejamento Urbano e Regional e (B) Moradia Digna.

Leia Mais →

Outras Notícias

COMUNICADO DO IAB RS SOBRE O ESTADO DE CALAMIDADE CLIMÁTICA

O momento é grave e compreendemos que enquanto Instituto temos um trabalho de articulação de impacto a médio prazo, sendo provocadas e estruturadas redes que auxiliem nas questões habitacionais e de reestruturação das cidades, com projetos que considerem os riscos e impactos que os eventos climáticos tem gerado em nossas cidades, de modo mais frequente e de maior intensidade. Compreendendo a sensibilidade das questões ambientais, com a natureza impondo seus limites, frente às ocupações urbanas.

Leia Mais →

Nota pública em apoio às familias atingidas pelas enchentes no RS

O IAB-RS manifesta solidariedade às famílias atingidas pelas inundações e enchentes no Rio Grande do Sul. Os eventos de chuvas extremas estão se mostrando uma realidade com recorrência no nosso estado. O momento pede a soma de esforços de todos os setores da sociedade para ajudar aqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Leia Mais →