Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Saúde urbana foi tema de debate no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O mais recente encontro do ciclo "Quartas no IAB" tratou de saúde urbana. A mesa de discussão, ocorrida em 06 de novembro, teve apoio do curso de bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS e contou com a participação dos debatedores Julio Vargas, Luix Costa e Carlos Alberto Sant'Ana.
O IAB-RS acolheu um largo público de arquitetos e sanitaristas em formação, que pôde acompanhar a apresentação de professor da UFRGS Julio Vargas a respeito da disposição das cidades e sua implicações na saúde da população. O urbanista avaliou que o discurso da sustentabilidade urbano aliada ao transporte público é ainda incipiente. Apesar desta reflexão ter chegado a determinados setores da sociedade como a classe média esclarecida, ela “ainda não chegou às esferas decisórias que combinam o poder o poder governamental com com o poder econômico, onde os princípios de desenvolvimento econômico e territorial de meados do século XX ainda parecem imperar”.

Vargas pontuou que, apesar das cidades européias serem mais “caminháveis” do que as norte-americanas, mesmo os centros urbanos do Estados Unido dispõem de uma lógica de planejamento, coisa que não acontece na maioria das metrópoles brasileiras. Nossos simulacros de cidades de primeiro mundo têm problemas como vazios de urbanos à espera de valorização e  pereferias desassistidas de recursos de saúde e educação. “Porto Alegre demonstra problemas como obesidade populacional, pragas urbana e altos índices de tuberculose e AIDS: são sintomas de uma cidade que está 'apodrecendo'”, sentenciou ele.
Por sua vez, o militante Luix Castro compartilhou com os presentes sua experiência com movimentos sociais engajados em resistir ao modelo vigente de cidade. Ele citou que a luta pela preservação da Vila Chocolatão, próximo ao Centro, levava em conta o papel social de seus moradores, que limpavam a zona central da cidade. Mesmo que os moradores da localidade tenham se mudado para habitações materialmente melhores, muitos tiveram e abandora o novo espaço devido a diversas contingências.
Castro também frisou que a sociedade “tem gasto uma riqueza imensa por conta dos automóveis”, sendo a indústria automobilística uma da maiores beneficias nesse processo. O militante contou como o Bloco de Lutas tem pautado estas discussões e lembrou que, sem mobilização da sociedade, conquista feitas neste sentido podem ser perdidas.
O arquiteto Carlos Alberto Sant'Ana tratou da organização e desenho das cidades. O ex-presidente do IAB-RS lembrou que, até os anos 1950, havia planos mais claros sobre o modo como Porto Alegre deveria se desenvolver. No entanto, o sistema de gestão atual é “dominado por interesses corporativos, partidos políticos e outras organizações”.
A saúde de uma cidade poderia ser observada de vários modos, sendo que criminalidade e pixações denotam que há uma cidade doente. O convidado  ainda disse que o patrimônio cultural e histórico são altamente relevantes para estabelecer elos entre o passado e o cotidiano da população. O debate ainda contou com colocações e perguntas dos estudantes presentes.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Preparem suas equipes! Em breve será lançado o Concurso para Requalificar Entorno do Lago Joaquina Rita Bier em Gramado/RS

A Prefeitura de Gramado (RS) anunciou que realizará um concurso público de arquitetura e urbanismo com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O edital e as demais bases do concurso, organizadas pelo IAB RS, já estão em elaboração e devem ser publicadas em breve, sendo prevista ampla divulgação nas redes sociais do IAB RS e da Prefeitura de Gramado, além das publicações oficiais.

Leia Mais →

Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebe denúncia de entidades sobre leis que envolvem planejamento urbano

O Ministério Público de Contas de Porto Alegre recebeu uma denúncia de entidades da sociedade civil relacionada a três leis municipais: Lei do Centro (930/2021), Lei do Arado (935/2022) e Lei de Regeneração do 4º Distrito (960/2022). De acordo com o documento, existe falta de conformidade com princípios legais, ausência de estudos econômicos e de medidas que possam preservar áreas históricas e culturais, bem como concessão de benefícios sem especificar os critérios adotados.

Leia Mais →

Lago Joaquina Rita Bier será requalificado em concurso de arquitetura

Importante espaço histórico do município, o Lago Joaquina Rita Bier será requalificado por meio de um concurso público nacional de arquitetura que está sendo promovido pela Prefeitura de Gramado com organização do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB/RS). A iniciativa conta com atuação das secretarias de Planejamento, do Meio Ambiente e da Cultura. A coletiva de imprensa de apresentação do certame ocorreu nesta sexta-feira (15), no próprio Lago.

Leia Mais →

Outras Notícias

Gramado anuncia Concurso de Projeto de Arquitetura para requalificar entorno do Lago Joaquina Rita Bier

Atenção arquitetos de todo o Brasil, preparem suas equipes, pois a Prefeitura de Gramado (RS) realizará na próxima sexta-feira (15/09), coletiva de imprensa para o anúncio oficial do concurso público de arquitetura e urbanismo, com o objetivo de selecionar as melhores propostas para a requalificação do entorno do Lago Joaquina Rita Bier. O certame terá abrangência nacional e ocorrerá em parceria com o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS).

Leia Mais →

Núcleo Hortênsias do IAB/RS participa de encontro com o governador para falar sobre o Parque do Palácio

O tradicional Parque do Palácio, em Canela, na Serra Gaúcha, vem sendo tema de debates entre a prefeitura e entidades ligadas ao urbanismo e ao meio ambiente. A discussão retoma uma pauta antiga, que trata sobre a construção de um centro de eventos dentro do local, afetando importantes biomas que compõem a região. O núcleo Hortênsias do Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento Rio Grande do Sul (IAB/RS), comunidade e autoridades participaram de uma audiência com o governador do Estado, Eduardo Leite, para solicitar maior atenção para o debate e apresentar um estudo ambiental.

Leia Mais →

Nota Pública: Prédio de 98,4m no Centro Histórico revela uma cidade sem rumo e sem respeito ao patrimônio cultural

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB-RS) se soma ao debate dos últimos dias acerca do lançamento do empreendimento das empresas Melnick e Zaffari, no Bairro Centro Histórico, da capital gaúcha. O edifício de 98,4m no nível da Rua Duque de Caxias será o mais alto no skyline da região.  Ainda que tenha 8m a menos que o Edifício Santa Cruz, o nível da Rua Duque de Caxias se localiza 30m acima do nível da Rua da Praia, local do prédio mais alto da cidade.

Leia Mais →