Receba Newsletter

Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Saúde urbana foi tema de debate no IAB-RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

O mais recente encontro do ciclo "Quartas no IAB" tratou de saúde urbana. A mesa de discussão, ocorrida em 06 de novembro, teve apoio do curso de bacharelado em Saúde Coletiva da UFRGS e contou com a participação dos debatedores Julio Vargas, Luix Costa e Carlos Alberto Sant'Ana.
O IAB-RS acolheu um largo público de arquitetos e sanitaristas em formação, que pôde acompanhar a apresentação de professor da UFRGS Julio Vargas a respeito da disposição das cidades e sua implicações na saúde da população. O urbanista avaliou que o discurso da sustentabilidade urbano aliada ao transporte público é ainda incipiente. Apesar desta reflexão ter chegado a determinados setores da sociedade como a classe média esclarecida, ela “ainda não chegou às esferas decisórias que combinam o poder o poder governamental com com o poder econômico, onde os princípios de desenvolvimento econômico e territorial de meados do século XX ainda parecem imperar”.

Vargas pontuou que, apesar das cidades européias serem mais “caminháveis” do que as norte-americanas, mesmo os centros urbanos do Estados Unido dispõem de uma lógica de planejamento, coisa que não acontece na maioria das metrópoles brasileiras. Nossos simulacros de cidades de primeiro mundo têm problemas como vazios de urbanos à espera de valorização e  pereferias desassistidas de recursos de saúde e educação. “Porto Alegre demonstra problemas como obesidade populacional, pragas urbana e altos índices de tuberculose e AIDS: são sintomas de uma cidade que está 'apodrecendo'”, sentenciou ele.
Por sua vez, o militante Luix Castro compartilhou com os presentes sua experiência com movimentos sociais engajados em resistir ao modelo vigente de cidade. Ele citou que a luta pela preservação da Vila Chocolatão, próximo ao Centro, levava em conta o papel social de seus moradores, que limpavam a zona central da cidade. Mesmo que os moradores da localidade tenham se mudado para habitações materialmente melhores, muitos tiveram e abandora o novo espaço devido a diversas contingências.
Castro também frisou que a sociedade “tem gasto uma riqueza imensa por conta dos automóveis”, sendo a indústria automobilística uma da maiores beneficias nesse processo. O militante contou como o Bloco de Lutas tem pautado estas discussões e lembrou que, sem mobilização da sociedade, conquista feitas neste sentido podem ser perdidas.
O arquiteto Carlos Alberto Sant'Ana tratou da organização e desenho das cidades. O ex-presidente do IAB-RS lembrou que, até os anos 1950, havia planos mais claros sobre o modo como Porto Alegre deveria se desenvolver. No entanto, o sistema de gestão atual é “dominado por interesses corporativos, partidos políticos e outras organizações”.
A saúde de uma cidade poderia ser observada de vários modos, sendo que criminalidade e pixações denotam que há uma cidade doente. O convidado  ainda disse que o patrimônio cultural e histórico são altamente relevantes para estabelecer elos entre o passado e o cotidiano da população. O debate ainda contou com colocações e perguntas dos estudantes presentes.

Por: Diretoria Instituto de Arquitetos do Brasil - IAB

Outras Notícias

Começa a Conferência de Avaliação do Plano Diretor

Diretoria do IAB RS marcará presença no evento ocorre nesta terça, quarta e quinta-feira, 7, 8 e 9 de março, no Salão de Atos da PUCRS. Promovida pela Diretoria de Planejamento Urbano da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Urbanismo e Sustentabilidade (Smamus), a conferência vai analisar os pontos positivos e negativos do atual Plano Diretor, instituído pela Lei Complementar 434/1999 e atualizado pela Lei Complementar 646/2010.

Leia Mais →

NOTA DE PESAR: Vera Fabrício Carvalho

O Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) informa com imenso pesar o falecimento da arquiteta e urbanista Vera Fabricio Carvalho, uma das profissionais que permaneceu em atividade por mais tempo no Estado. Ela era o registro de nº 12 do CAU em todo o Brasil.

Leia Mais →

Entidades se reúnem para tratar do Plano Diretor de Porto Alegre

Representantes da Ernst & Young, consultoria que trabalha com a prefeitura na revisão do Plano Diretor de Porto Alegre, estiveram reunidos nesta semana com três entidades de arquitetura e urbanismo com atuação local – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (AsBEA-RS), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS) e Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/RS).

Leia Mais →

Outras Notícias

IAB RS assina manifesto em apoio à tribo Gah Té

Na defesa por mais justiça social, solidariedade e respeito aos povos indígenas brasileiro, o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) assinou com mais 30 entidades um manifesto em apoio a Retomada Gãh Ré e em defesa da Cacica Gah Té.

Leia Mais →

IAB apresenta proposta de Revisão do Plano Diretor de Xangri-lá

Na última sexta-feira (13/01) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) apresentou ao Ministério Público e a Associação de Moradores do município de Xangri-lá, no litoral gaúcho, um Relatório Técnico com objetivo de analisar a proposta de revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental do Município (PDDUA).

Leia Mais →

Repúdio aos atos terroristas em Brasília

O Instituto de Arquitetos do Brasil manifesta seu veemente repúdio aos atos terroristas ocorridos hoje, dia 08 de janeiro de 2023, em Brasília.

Inaceitável que as autoridades responsáveis pela manutenção da ordem não atuem firmemente contra os atos de desrespeito ao resultado legítimo das eleições, a invasão e a depredação do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do tribunal Superior Federal.

Leia Mais →

Nova diretoria do IAB RS toma posse para a gestão 2023-2025

No último sábado (17/12) o Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento do Rio Grande do Sul (IAB RS) realizou a cerimônia de posse da nova diretoria da entidade para o triênio 2023-2025. Mais de 100 pessoas estiveram no Solar da entidade para prestigiar o evento que oficializou o mandato da chapa “IAB Cidade, Cultura e Sociedade” em formato de presidência coletiva, composta por membros da gestão anterior em conjunto com novos integrantes.

Leia Mais →